quarta-feira, 8 de julho de 2009

VOTO DO CRIOULO DOIDO !


A discussão sobre o voto impresso já se arrasta por longo período, se considerado que uma eleição tem a ela atrelada a posse dos eleitos por quatro anos.

Só para recordarmos um pouquinho, as denúncias de que poderiam estar ocorrendo fraudes nas eleições brasileiras, devidas a utilização do controle eletrônico; desconsidere daí compra de votos, distribuição de cestas básicas e outras artimanhas; não é de hoje. Brizola teve sérios problemas com a PROCONSULT. E foi o primeiro a denunciar a fragilidade do sistema.

Nossas urnas eletrônicas sem a possibilidade de recontagem dos votos, ou melhor, da certeza do mesmo, foi reprovada até pelo Paraguai, imaginem isto. Recentemente a Alemanha também se absteve de utilizar o sistema, a exemplo de outros países da Europa, que o fazem já por força de lei.

De acordo com as últimas notícias, o voto impresso deverá passar a valer nas eleições de 2014. A decisão deverá ser mantida pelo Senado. É verdade que há grande resistência do TSE, que acredita ser um retrocesso, no entanto, que retrocesso poderia ser maior para nossa frágil democracia que a fraude nas urnas eletrônicas?

De acordo com a proposta o sistema funcionaria assim:

- O eleitor verá um resumo dos candidatos escolhidos na tela e no papel. Caso tenha digitado errado, terá a oportunidade de voltar atrás e votar no político preferido. Se tudo estiver certo, o voto impresso vai direto para uma urna manual.

Discutido em duas audiências públicas ocorridas no ano passado, o tema não é novo entre os parlamentares, que querem mais segurança de que o resultado divulgado é o real.

Ainda dentro desta linha de se buscar maior segurança à votação, o Deputado Federal Vieira da Cunha (PDT-RS), apresentou proposta para que 2% das urnas sejam auditadas a partir de 2014.

Até lá continua valendo o ''VOTO DO CRIOULO DOIDO'' !

Um comentário:

Fraude Urnas Eletrônicas disse...

Olá,
Venha conhecer o site Fraude Urnas Eletrônicas e fique por dentro do sistema eletrônico de votação atualmente adotado no Brasil.
O direito ao voto é constitucional e não podemos jamais ter dúvidas quanto ao seu destino.
Participe!