quarta-feira, 15 de julho de 2009

NOSSOS JOVENS E A PROPALADA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.


No blog do comunicador Adelson Pimenta, temos visto alguns posts sobre a qualificação necessária da mão de obra da região diretamente envolvida na exploração do Pré Sal, da bacia de Santos. Pois bem, a diferença é gritante entre Angra e as cidades do litoral norte do estado de São Paulo. Por lá, além das escolas técnicas já em funcionamemnto outras mais estão vindo. É óbvio e ululante que não podemos comparar o estado do Rio de Janeiro ao de São Paulo. A diferença poderíamos dizer, mais que gritante, seria berrante. No entanto este não é o caminho.

Precisamos avançar nas políticas públicas principalmente na parte da educação, foco desta postagem. Assim sendo não entraremos no mérito das FATEC'S e nem das ETEC'S, mas sim na possibilidade de estarmos propiciando a nossos jovens, através de iniciativas municipais, condições de se desenvolverem e adquirirem condições mínimas, inicialmente, para uma disputa de vagas no próximo e promissor mercado que se vislumbra para a região.

É fato e notório o alto grau de desconhecimento de nossos jovens em relação à matérias técnicas elementares à industria, seja ela qual for. Falta-nos de imediato a INICIAÇÃO PROFISSIONAL. Despertar o interesses destes jovens para a busca da melhoria de suas capacidades profissionais, não são todos é claro, mas a maioria, precisa ser premente. Não estamos aqui diminuindo a importância do Senai, tampouco do Cefet, pelo contrário o valor destas instituições é de alta relevância, no entanto os cursos que esperamos sejam ministrados na cidade e, em breve, além de serem de duração prolongada (2 a 3 anos), exigem conhecimentos aprimorados para a seleção e aprovação nos mesmos. Não nos iludamos que as vagas selecionadas para alunos de escola pública serão ocupadas apenas pela reserva das mesmas. As instituições em pauta, de excelência, digassse de passagem, não irão aceitar padrão ''meia boca''.

Em busca de estar colaborando para o desenvolvimento educacional em nossa cidade, buscando ofertar conhecimento e dignidade a nossos jovens, tirando-os da ociosidade e percalços das ruas, claro que em consonante com o poder público constituido, estará sendo postada amanhã à tarde, uma sugestão para nossos governantes, que acreditamos será bem vinda e estimulada.

Nenhum comentário: