Um povo sem educação de qualidade e qualificação profissional não avançará em nada por melhores que sejam as oportunidades. E elas estão presentes, e temos potencial para usá-las. Por que não?
Danielle Rabello - Niterói terá ainda este ano o Programa Nacional de Inclusão de Jovem Trabalhador (ProJovem Trabalhador).
O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira em uma reunião entre o ministro do Trabalho, Carlos Lupi e o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, ambos do PDT.
Durante o encontro no gabinete do prefeito foi assinada a adesão ao programa e a renovação do Programa de Intermediação de Mão de Obra do Ministério do Trabalho, que terá investimento de R$338 milhões para o segundo semestre deste ano. Segundo Lupi, o programa deve oferecer cursos nas áreas naval e de serviços, de acordo com a vocação de Niterói, para cerca de 3 a 4 mil jovens.
O objetivo do projeto é descentralizar o serviço. Já a renovação do contrato do Programa de Intermediação de Mão de Obra, irá garantir, além do encaminhamento para o mercado de trabalho, serviços como a emissão de carteiras de trabalho, acesso ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), oferta de emprego e qualificação profissional, com levantamento de onde falta empregado e que tipo de qualificação.
O prefeito Jorge Roberto Silveira destacou a importância dos dois convênios para a cidade quanto à qualificação da mão de obra local, tendo em vista a chegada do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).
O prefeito Jorge Roberto Silveira destacou a importância dos dois convênios para a cidade quanto à qualificação da mão de obra local, tendo em vista a chegada do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).
Jorge ainda comentou sobre a queda de 41% na arrecadação dos Royalties (compensação recebida pela exploração do petróleo) recebidos pela cidade em comparação ao ano passado. Ele lamentou o dado, mas disse que a cidade não vive exclusivamente da arrecadação dos royalties.
Lupi ressaltou que outros convênios como o Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq) e o de qualificação para beneficiários do Bolsa Família também estão contribuindo para a qualificação profissional dos jovens em Niterói.
Nenhum comentário:
Postar um comentário