quarta-feira, 12 de agosto de 2009

UMA CIDADE PRECISA SE VER POR INTEIRO. A QUANTAS ANDAM NOSSOS ÍNDIOS?

O PDT é um partido que em seu estatuto reserva espaço para as diversas etnias de nosso país. Esta semana num bate papo informal, surgiu a questão dos indígenas de Angra dos Reis. Verdadeiramente nos faltou argumento para podermos proceder uma avaliação sobre as reais condições das aldeias de nossa região.

O que temos visto é que algumas famílias veem à cidade e tentam a subexistência através da venda de artezanatos. O que deve, ou pelo menos deveria ser entendido como uma forma digna de se buscar a sobrevivência.

No Mercado Municipal, aos sábados é comum vermos por alí algumas outras famílias ofertando seus trabalhos. Quais seriam as ações de Políticas Públicas implementadas em favor da saúde e da educação de nossos índios? Pois, por outro lado, vemos suas crianças em constante perambular pelas ruas do centro pedindo alguma ajuda financeira.

Se ainda não estão, deveriam, estarem inseridos em um planejamento que pudesse preservar a sua cultura e, principalmente permitir-lhes melhores condições de participação no mundo dos "brancos".

Para quem não se lembra o PDT elegeu Mário Juruna Deputado Federal. O que sem dúvida propiciou um grande avanço na concepção das discussões políticas por parte dos indígenas.


Nenhum comentário: