sábado, 1 de agosto de 2009

TUTUCA É O CARA !! EDUCAÇÃO DIGITAL: 6,2 MIL MÁQUINAS !!


TUTUCA:
“Estamos vivendo um momento importante para a educação de Piraí, do Estado do Rio e do Brasil. Ele é fruto de uma política que cumpriu seu dever de casa ao priorizar a educação e a saúde, áreas em que a prefeitura aplica quase 60% do seu orçamento. O resultado está aí, à vista de todos. Temos a segunda melhor saúde do estado e estamos fazendo história na educação. Por isso, é também um momento de orgulho para todos nós, piraienses”, ressalta o Secretário de Governo de Piraí, Gustavo Tutuca, coordenador geral do Projeto Piraí Digital.

A cidade de Piraí, no Médio Paraíba, recebeu nesta semana os 5,5 mil computadores portáteis dentro do Projeto Piraí Digital, da Prefeitura da cidade. O evento contou com a presença de Lula, que a nosso ver, está corretíssimo em trabalhar para a informatização das redes de ensino, por todo este país.

O município se tornou o 1º a distribuir notebooks a todos os alunos e professores da rede municipal.

Esta será a segunda etapa do programa, que é a vertente educacional do Projeto Piraí Digital. A experiência teve início em 2007, quando Piraí foi um dos quatro escolhidos pelo governo federal para implantar o piloto do projeto Um computador por aluno (UCA), que recebeu vários prêmios internacionais. Os outros escolhidos foram São Paulo, Palmas e Porto Alegre.

Foram adquiridos e serão distribuidos 5,5 mil notebooks modelo Classmate PC, da Intel/Positivo, a esse lote se juntaria um outro de 700 máquinas que foram herdadas do projeto Um Computador por Aluno, perfazendo assim um total de 6.200 máquinas (a população total de Piraí é pouco mais de 25.000 habitantes).

O que representa 24,8 % da população.

Mais que o número, muito significativo; vale o pioneirismo. Com acerteza de que em breve espaço de tempo, as diferenças poderão ser notadas no desenvolvimento dos jovens naquele município, em todos as áreas.

Piraí teve sucesso na experiência e os números apresentados pelo colégio escolhido – o Ciep Municipalizado Professora Rosa da Conceição Guedes - dão conta que na unidade a evasão escolar, depois do início do projeto, caiu para menos de 1%. A média nacional é de 26%. O Ideb, que mede a qualidade de ensino, subiu de 2,4 para 4,8. A matrícula na escola cresceu de 87 alunos em 2005 para cerca de 600 hoje.”
Leia mais AQUI

Nenhum comentário: