sexta-feira, 7 de agosto de 2009

PREFEITURA COMPRA COLÉGIO E IMPLANTA CURSO DE PETRÓLEO E GÁS.


A Prefeitura de Santos adquiriu o Colégio Marista (antigo Santista) que a partir de 2010 estará integrado à rede municipal de ensino, oferecendo aulas em período integral e ainda cursos técnicos na área de petróleo e gás. Instalado na rua Sete de Setembro,34, o Marista é um dos mais tradicionais colégios de Santos. Nos últimos anos, no entanto vinha perdendo alunos - de 1.800 chegou a pouco mais de 400, o que provocou uma crise financeira grave.

A Associação Brasileira de Ensino e Cultura, mantenedora do Colégio, então buscou alternativas para não fechar a escola, como explica seu presidente, Dario Bortolini: "Não queríamos vender um patrimônio construído desde 1904 apenas para solucionar questões financeiras. Para nós o espaço da educação é sagrado e sei que dessa forma permanecerá com a mesma missão de transmitir e produzir conhecimento. Encontramos na Prefeitura de Santos a sensibilidade necessária para nos dar esta segurança".

O promotor da Vara da Infância e da Juventude, Carlos Alberto Carmello Júnior, que participou na Prefeitura da cerimônia de aquisição do imóvel, ao lado do juiz da mesma Vara, Evandro Renato Pereira, também se manifestou: "Geralmente o Poder Judiciário não costuma participar de cerimônias como esta, mas quando se democratiza um espaço num ato de grandeza, em benefício de uma população tantas vezes renegada, é preciso aplaudir".

O imóvel, que ocupa uma área de 14.559 m², dos quais 11.800 m2 de área construída, foi adquirido pelo valor de R$ 21 milhões que serão pagos em três anos. O prefeito João Paulo Tavares Papa afirma que "o significativo trabalho educacional desenvolvido pelos maristas em Santos vai continuar só que em área que se incorpora aos bens da população santista". Segundo o prefeito, "a cidade nada perde, ao contrário, seus filhos ganham uma escola completa, moderna, conservada e cuja finalidade maior está assegurada: a de educar, especialmente aqueles que mais necessitam".

Nenhum comentário: