segunda-feira, 17 de agosto de 2009

PDT ANGRA COM ECO NO JORNAL A CIDADE.

No editorial desta semana, o jornal A CIDADE entre outros temas, destaca a Educação e a Segurança Pública. O alto índice de violência registrado em nossa cidade é deverasmente preocupante e, somente ações midiáticas e pirotécnicas não serão o bastante para solucioná-lo.

É preciso que se entenda com clareza que o combustível para a alimentação desta máquina são vários. A violência é uma máquina total flex. A falta de emprego, de saúde pública, de valores familiares, de se sentir respeitado pelo poder público, de educação, de perspectivas de melhores condições de vida, somadas ao mal exemplo dos políticos, entre outros fatores, desencadeiam uma roda viva de ilicitudes das mais diversas. Vão desde os pequenos furtos, passando pela violência familiar, a agressividade nas escolas, as guerras de gangues, o tráfico de drogas e etc, etc....


Portanto várias são as vertentes para que possamos combater estes males que assolam grande parte da sociedade brasileira.


Com certeza não será com a instalação de um CADEIÃO em nossa cidade que estaremos enfrentando de forma contunde este problema. Nossa geografia nem colabora para tal fato. No entanto, não podemos negar que as condições dos detentos em nossa delegacia precisam ser melhoradas. Neste aspecto entendemos que grande parte deste problema pode estar centrado na morosidade da justiça, impedindo a transferência dos condenados para presídios, conforme determina a lei.


Quanto a questão da Educação, entendemos ser uma das mais eficazes ferramentas na busca da igualdade social e desenvolvimento do cidadão. E esta ferramenta não vemos ser buscada com afinco e determinação por parte do Poder Público. Se analisar-mos diversos países do mundo que se desenvolveram e alcançaram IDHs invejáveis, veremos que as ações foram calcadas na formação intelectual de seus cidadãos.


Apresentamos AQUI(UM FUTURO PARA OS JOVENS DO PRESENTE) , uma proposta ao Governo Municipal, de Educação Digital Online, não para o completo equacionamento da questão, mas com certeza para um "start" , onde nossos jovens poderiam estar usufruindo de cursos de qualidade, disponibilizados pelo Senai, Sebrae, CIEE, entre outras instituições de renome e reconhecimento no país. Centenas de milhares de jovens por todo o Brasil estão se utilizando desta ferramenta, agregando conhecimento e valores éticos e morais. Que com certeza estarão lhes propiciando um futuro melhor. É necessario tão somente vontade política e um pouco de humildade e respeito para com os munícipes. Estes cursos não se aplicariam somente aos jovens. Os adultos que estão empregados, ou não, os que já tenham uma profissão, ou seja, a gama de pessoas que estariam sendo benficiadas é ampla.


Para tal o que sugerimos ao Executivo Municipal é que fossem disponibilizadas a estrutura necessária, hoje existente no Projeto Teclar, a nosso ver sub-utilizada e, praticamente sem nenhuma alteração, pudéssemos, com as quase cem máquinas existentes, virmos a ofertar Iniciação, Capacitação e Qualificação Profissionais a milhares de jovens por ano em Angra dos Reis.


Pior que um: " Não nos interessa a idéia", é a omissão da resposta! Será que o prefeito Tuca Jordão tem ciência desta singela proposta que poderá mudar em pouco tempo a triste realidade de tantos jovens mortos estampados nas capas de nossos jornais?


O número do Protocolo do GP é: 00004942, datado de 23/07/2009, às 13:45h.


Nenhum comentário: