
O Senador Flávio Torres, físico, formado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e que foi professor de Física das Universidades de Brasília e do Ceará, além de membro da Sociedade Brasileira de Física, apresentou alguns questionamentos sobre o Programa Nuclear Brasileiro. Ele defende que a transferência de tecnologia precisa ser prioridade em contratos/projetos deste porte. Não podendo o Brasil ser ”..apenas um apertador de botões...”.
Em relação à Segurança o senador demonstra sua preocupação com a destinação dos rejeitos, "As maravilhas do mundo antigo têm cerca de 2000, 3000 anos, e a humanidade já perdeu a memória de onde se encontravam algumas delas, como o Colosso de Rhodes, por exemplo. Como se pode garantir que o lixo atômico, que fica ativo por cerca de 150 mil anos, será bem armazenado? Como garantir a segurança das pessoas, levando em conta uma escala tão grande de tempo?”
A visita culminou por decidir pela convocação de uma Audiência Pública para debater o Programa Nuclear Brasileiro. Que deverá ser convocada pelas Comissões de Infra Estrutura do Senado e da Câmara para meados de Outubro.
pdtangra12@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário