De acordo com o blog Direto ao Assunto, através do Requerimento de número 610, aprovado em última votação na quinta feira passada, a Câmara de Angra dos Reis deverá estar criando o Portal da Transparência. O requerimento de autoria do vereador Parente fica agora no depender da presidência para sua consolidação.
No entanto o importante no momento é mostrar-mos que muitas das Casas Legislativa por esse "Brasilzão" afora já se utilizam desta ferramenta em respeito aos cidadãos e fornecedores de insumos, que podem avaliar a utilização dos recursos públicos gastos para a manutenção das mesmas.
Inclusive são disponibilizados quiosques digitais em suas entradas para um acesso in loco, conforme na foto.
Em algumas delas podemos checar o quanto se paga por um cartucho de tinta, uma resma de papel ou, até mesmo por uma caixa de canetas. As peças utilizadas na manutenção de um automóvel da frota oficial, com sua justificativa enfim, todos os atos geradores de despesas estão comtemplados em seus sites.
Em Angra temos observado um esforço hercúleo para que esta dinâmica não se consolide pois, é muito simples sua implantação, mas não ocorre. Agora com a aprovação deste requerimento esperamos que a transparência surja como algo comum e uma clara demonstração de respeito para com todos nós contribuintes. Sem entrarmos no mérito de que esta já era uma determinação legal. Antes tarde do que nunca.
A título de exemplificação a nossos internautas, linkamos AQUI e AQUI , duas Câmaras que disponibilizam suas despesas com transparência e seriedade. Estaremos torcendo para que este expediente seja verdadeiramente implantado em Angra dos Reis. Obs: o segundo link no momento da postagem não abriu, pode ser dificuldades técnicas do próprio site, mas vale conferir.
pdtangra12@hotmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário