Mostrando postagens com marcador qualificação técnica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador qualificação técnica. Mostrar todas as postagens

sábado, 5 de junho de 2010

O APAGÃO PROFISSIONAL E O FUTURO DO PAÍS.

04/06/2010 - Jorge Cunha *

Falta gente qualificada para ocupar as vagas que, em virtude do forte crescimento econômico, começam a sobrar no País. A informação está presente em estudo feito pela Fundação Dom Cabral com as 76 maiores companhias do Brasil, divulgado pela imprensa no último final de semana.

De acordo com o levantamento, os setores mais afetados são os de construção civil, indústria naval, automobilístico, ferroviário, moveleiro, de transportes e serviços, siderúrgico e metalúrgico. Sessenta e sete por cento das empresas consultadas pelos pesquisadores disseram ser "muito difícil" contratar funcionários.

Por um lado, o Brasil ainda amarga um índice de 8 milhões de desempregados; de outro, sobram vagas. O que existe, portanto, é um descompasso entre "aquilo que sobra" - uma grande massa de pessoas sem qualificação e, não raro, analfabetas funcionais - e "aquilo que falta": gente bem preparada. E não se trata apenas de encontrar candidatos com o certificado de conclusão de um curso superior. Para o profissional moderno ter alguma chance de sucesso no competitivo cenário globalizado, ele deve se mostrar apto a lidar com os novos apelos do mercado, com as novas tecnologias e com a necessidade constante de rever métodos e conceitos.

A falta de mão de obra capaz de atender essa ampla gama de exigências pode sufocar os planos brasileiros de crescer mais de 5% ao ano. Ao lado da infraestrutura deficitária, do sistema tributário paquidérmico, da burocracia exagerada e da legislação trabalhista draconiana, o fenômeno que está sendo chamado de "apagão profissional" representa um gargalo importante. É muito mais caro para uma empresa se instalar num país onde, por pressuposto, ela terá de captar funcionários no exterior, bancando salários atraentes e benefícios que motivem uma pessoa qualificada a empreender uma mudança tão grande.

Vale lembrar que, ao contrário do que ocorria algumas décadas atrás, não são somente os profissionais em cargos de comando que devem dispor de atributos como visão estratégica e capacidade de gerenciamento. Hoje, as pirâmides organizacionais não são tão rígidas. A cúpula ficou pequena demais para processar o enorme volume de informações e a abrangência dos conhecimentos requeridos em um cenário cada vez mais complexo. Dessa forma, surgiram novas posições, paralelas às de gerência e direção, em geral ocupadas por técnicos e especialistas que traçam diretrizes e coordenam projetos específicos.

Dentro desse espírito florescem e se disseminam, com êxito, os conceitos de descentralização, autonomia, iniciativa, proatividade, senso crítico, criatividade e pensamento sistêmico. Incentivar a formação de pessoas com perfil adequado a essa gama de desafios deve ser, desde já, uma das prioridades brasileiras. Na verdade, estamos atrasados nessa jornada: o "apagão da mão-de-obra" vem sendo debatido, há tempos, por estudiosos, pesquisadores, políticos, empresários e executivos. Não fizemos quase nada a respeito, e agora urge correr atrás do prejuízo.
* Jorge Cunha é o CFO (Chief Financial Officer) da BDO, quinta maior empresa do mundo em auditoria, tributos e advisory services.

pdtangra12@hotmail.com

sábado, 17 de abril de 2010

UM ALENTO...CRESCE O NÚMERO DE EMPREGOS NO SETOR NAVAL. UMA TRISTEZA....CONTINUAMOS SEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

No link abaixo pode ser assistido a um vídeo sobre o desenvolvimento do setor naval, onde aponta para o crescimento das oportunidades profissionais.

http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=21374

Sugerimos a sessão.

A industria naval tem alavancado postos de trabalho em um entrelace com o pré-sal. Não pairam dúvidas quaisquer de que estes postos de trabalho exigem, a rigor, qualificação profissional, portanto, ou nossa cidade acorda para este detalhe fundamental ou, continuaremos a reboque  da maré. Inserindo nossos jovens que desejam e precisam trabalhar, nos postos subalternos. Como exemplo próximo, citamos a questão do litoral norte paulista, onde, escolas técnicas estão sendo implantadas e os jovens preparados para este novo mercado, mais moderno, mais tecnológico, de ponta.

Do que jeito que estamos, como sociedade, só nos restarão os andaimes e a faxina.

Quando faremos tanto?
Trololô...Trololô...Trololô...

pdtangra12@hotmail.com

terça-feira, 9 de março de 2010

A PREFEITURA E A QUALIFICAÇÃO DE SEUS QUADROS.EDUCAÇÃO DIGITAL.

Pretende a prefeitura de Angra, conforme informação na rede, qualificar seus quadros através de cursos em administração pública; (leia aqui). Para isto seria criada uma "Escola de Governo". A iniciativa é bastante interessante, pois, dentro desta ótica, a formação e qualificação do servidor, temos um leque de opções bastante amplo. Tais como: excelência na comunicação interpessoal, resiliência, técnicas de negociação, atendimento eficiente e eficaz, administração e planejamento estratégico, gestão por competências, enfim, uma gama de possibilidades. Diversos órgãos governamentais já se utilizam desta qualificação, seja a nível federal, de governos estaduais bem como municipais.

A prefeitura de São Carlos(SP), por exemplo, já estabeleceu este programa e ele é abrangente o bastante, alcançando desde as merendeiras até aqueles que desempenham funções de nível superior.

 O desafio desse trabalho seria o de fazer com que cada servidor público possa colaborar para a implementação de uma gestão pública ética, participativa, transparente, com controle social e orientada para o cidadão.

No entanto, o que gostaríamos de destacar, é que este programa, se assim podemos chamar, deveria ser pensado de forma a que venha a ser utilizada a Educação Digital. A maioria dos servidores administrativos com certeza são possuidores de PC e poderiam estar fazendo seus cursos em local e momento mais propício e adequado, bem como poderiam estar utilizando as salas do Teclar. Que de passagem, precisam estar ampliadas em seu quantitativo.

 Torçamos para que seja implantado com custos reduzidos e enxutos.

Em relação à qualificação de nossos jovens por este moderno e eficiente meio de propagação do conhecimento, EDUCAÇÃO DIGITAL ONLINE, cremos que não interessou ao governo. Protocolos não faltaram.

Quem sabe não seja este o momento para que o governo municipal possa estar constatando a importância deste método. De prima, identificamos a economia que se faria evitando a construção de prédio para este fim, recurso este que, com certeza seria o bastante, com sobras, para construção e a implantação desta plataforma de estudos.

É o PDTAngra mais uma vez sendo propositivo à condução dos interesses de nossa cidade.

domingo, 13 de setembro de 2009

TÉCNICO BRASILEIRO É OURO NO CANADÁ.

do G1.com
Torneio que avalia a educação profissional é o principal do mundo.
No total, Brasil ficou com quatro ouros, quatro pratas e dois bronzes.

Quem acha que só com o curso técnico de nível médio não vai muito longe na vida se engana. Mackson Elias dos Santos, de 21 anos, foi. E voltou com uma medalha de ouro no peito. Considerado uma das promessas na sua área, o técnico formado em mecânica de refrigeração obteve o primeiro lugar na sua modalidade na principal competição que avalia a educação profissional no mundo, a World Skills.

“Tive que fazer tudo, só havia o gabinete. Precisei desde colocar todos os componentes mecânicos e elétricos até fazer o comissionamento”, conta, usando o jargão que define a parte do processo em que são feitos os testes e ajustes de precisão do equipamento. “Fui o único que conseguiu fazer com que uma câmara atingisse -1ºC e a outra, -21ºC, exigências do torneio”, gaba-se.

Já de volta a Natal, os planos de Santos de curtir a mulher Ana Paula, 18 anos, e o filho, Bruno Kauã, de 1, talvez fiquem um pouco prejudicados, mas por um bom motivo. Nesta segunda-feira (14), ele irá até o Senai para ouvir da direção uma proposta de trabalhar como instrutor.

Feliz da vida, Santos, filho de um militar aposentado e de uma dona de casa, ainda planeja, para o ano que vem, prestar vestibular para engenharia mecânica ou elétrica. “Nunca imaginei que poderia ir tão longe. Agora que sei que sou capaz, vou correr atrás dos meus sonhos.”

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PRECISAMOS ESTRUTURAR A BASE !!!! ANGRA E O PRÉ SAL.


No blog Monsuaba em Ação, o amigo Rogério Vilela argumenta sobre os reais  benefícios do Pré Sal para nossa região, pois bem, já abordamos aqui este tema. Em nosso parco entendimento sobre exploração em águas ultra profundas, e em rasas também,  o Pré Sal está apenas engatinhando. Engatinhando em sua estrutura para a exploração comercial destes poços. Agora mesmo, a exploração no campo de Tupi está paralizada por problemas técnicos em uma válvula de fundo, ou seja, até que estejamos explorando com continuidade e total controle sobre as adversidades desta obra, um bom tempo irá passar. A própria discussão sobre o modelo de exploração, concessão ou partilha, irá propiciar debates acirrados no Congresso Nacional. Particularmente, entendo até que esta discussão, ou melhor, estas decisões, deveriam se dar após as eleições do próximo ano.
Mas voltemos à freguesia, o que precisamos estar discutindo são as pretensões ou, as intenções da Petrobrás em relação a nosso município, pois, de posse destas previsões da estatal, aí sim poderemos estar planejando as ações que deverão ser implementadas em nossa cidade, no sentido de estarmos nos preparando para aproveitarmos este investimento. A qualificação profissional que precisa ser ofertada a nossos jovens, dívida de longos anos e de diversos governos( leia-se do PT até ontem), é o que poderá estar permitindo a inserção dos mesmos neste cenário. Sabedores dos planos de investimentos da estatal, o comércio poderá estar se preparando, bem como a rede hoteleiro municipal. Precisamos evitar que a cidade sofra um impacto urbano, maior ainda do que já temos, com perspectivas de empregabilidade tanto em Angra 3, como na questão Pré Sal, através de planejamento e acompanhamento migratório. Ferramenta para isto temos: geoprocessamento.
Portanto se não investirmos pesado em qualificação e preparação de nossos gestores para o enfrentamento deste salutar quadro que se avizinha, poderemos estar vivenciando nosso novo pesadelo urbano e de caos social.
Nesta semana encaminhamos ao Ministro do Trabalho Carlos Lupi, solicitação para que o mesmo possa estar promovendo a inserção de nosso município nas ferramentas de seu ministério, leia-se PNQ( Plano Nacional de Qualificação), mas ressaltamos que esta iniciativa deveria já ter sido feita por nossos gestores, não compete a este simples blog, mas enfim ......
Concluindo, ao pé que vai a coisa se a sociedade organizada de nossa cidade, sindicatos, associações diversas, partidos políticos, vereadores, executivo, não se juntarem em um esforço verdadeiro em busca de melhorias para nossa cidade neste novo cenário. com certeza perderemos o bonde da história. E ficar na estação com todo este volume de investimentos que estarão sendo aplicados...será triste em demasia.
Cadê o braço do CEFET que estaria sendo iniciado em agosto no Cederj? Pára!!!
pdtangra12@hotmail.com

sábado, 29 de agosto de 2009

É PRECISO PROJETOS E DETERMINAÇÃO POLÍTICA.

BRASÍLIA -
 Paranaguá terá mais 1.000 vagas, ainda este ano, no programa Pró-Jovem (Programa Juventude Cidadã), foi o que garantiu o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), em reunião com o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT), nesta quarta-feira, em Brasília. O ministro Lupi garantiu ainda, que, no dia 18 de setembro, será realizada em Paranaguá uma audiência pública para elaborar propostas para o Plano Setorial de Qualificação dos Trabalhadores Portuários, do Ministério do Trabalho.
pdtangra12@hotmail.com

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

PROGRAMA NACIONAL DE INCLUSÃO DE JOVEM TRABALHADOR AINDA ESTE ANO !!

Um povo sem educação de qualidade e qualificação profissional não avançará em nada por melhores que sejam as oportunidades. E elas estão presentes, e temos potencial para usá-las. Por que não?

Danielle Rabello - Niterói terá ainda este ano o Programa Nacional de Inclusão de Jovem Trabalhador (ProJovem Trabalhador).

O anúncio foi feito na tarde desta segunda-feira em uma reunião entre o ministro do Trabalho, Carlos Lupi e o prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, ambos do PDT.

Durante o encontro no gabinete do prefeito foi assinada a adesão ao programa e a renovação do Programa de Intermediação de Mão de Obra do Ministério do Trabalho, que terá investimento de R$338 milhões para o segundo semestre deste ano. Segundo Lupi, o programa deve oferecer cursos nas áreas naval e de serviços, de acordo com a vocação de Niterói, para cerca de 3 a 4 mil jovens.

O objetivo do projeto é descentralizar o serviço. Já a renovação do contrato do Programa de Intermediação de Mão de Obra, irá garantir, além do encaminhamento para o mercado de trabalho, serviços como a emissão de carteiras de trabalho, acesso ao Sistema Nacional de Emprego (Sine), oferta de emprego e qualificação profissional, com levantamento de onde falta empregado e que tipo de qualificação.

O prefeito Jorge Roberto Silveira destacou a importância dos dois convênios para a cidade quanto à qualificação da mão de obra local, tendo em vista a chegada do Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj).

Jorge ainda comentou sobre a queda de 41% na arrecadação dos Royalties (compensação recebida pela exploração do petróleo) recebidos pela cidade em comparação ao ano passado. Ele lamentou o dado, mas disse que a cidade não vive exclusivamente da arrecadação dos royalties.

Lupi ressaltou que outros convênios como o Plano Setorial de Qualificação (PlanSeq) e o de qualificação para beneficiários do Bolsa Família também estão contribuindo para a qualificação profissional dos jovens em Niterói.

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

FILME: "O PETRÓLEO TEM QUE SER NOSSO."


Pegando carona em um blog parceiro, estamos aguardando a disponibilização do filme de Peter Cordenonsi, "O Petróleo Tem Que Ser Nosso", para então divulgarmos o link. Este filme foi apresentado no Espaço Odeon no Rio e faz parte de uma campanha de esclarecimento ao povo brasileiro sobre as reais condições de nossas jazidas de "Ouro Negro". É possível que venha liberado para download, tomara.

Enquanto isto, vamos aguardando ações concretas no sentido de qualificação e preparação de nossos jovens para a inserção neste promissor cenário para a região da Costa Verde e Litoral Norte de São Paulo que, digasse de passagem, está articulando e trabalhando muito neste sentido(o Litoral Norte).