terça-feira, 1 de setembro de 2009

PRECISAMOS ESTRUTURAR A BASE !!!! ANGRA E O PRÉ SAL.


No blog Monsuaba em Ação, o amigo Rogério Vilela argumenta sobre os reais  benefícios do Pré Sal para nossa região, pois bem, já abordamos aqui este tema. Em nosso parco entendimento sobre exploração em águas ultra profundas, e em rasas também,  o Pré Sal está apenas engatinhando. Engatinhando em sua estrutura para a exploração comercial destes poços. Agora mesmo, a exploração no campo de Tupi está paralizada por problemas técnicos em uma válvula de fundo, ou seja, até que estejamos explorando com continuidade e total controle sobre as adversidades desta obra, um bom tempo irá passar. A própria discussão sobre o modelo de exploração, concessão ou partilha, irá propiciar debates acirrados no Congresso Nacional. Particularmente, entendo até que esta discussão, ou melhor, estas decisões, deveriam se dar após as eleições do próximo ano.
Mas voltemos à freguesia, o que precisamos estar discutindo são as pretensões ou, as intenções da Petrobrás em relação a nosso município, pois, de posse destas previsões da estatal, aí sim poderemos estar planejando as ações que deverão ser implementadas em nossa cidade, no sentido de estarmos nos preparando para aproveitarmos este investimento. A qualificação profissional que precisa ser ofertada a nossos jovens, dívida de longos anos e de diversos governos( leia-se do PT até ontem), é o que poderá estar permitindo a inserção dos mesmos neste cenário. Sabedores dos planos de investimentos da estatal, o comércio poderá estar se preparando, bem como a rede hoteleiro municipal. Precisamos evitar que a cidade sofra um impacto urbano, maior ainda do que já temos, com perspectivas de empregabilidade tanto em Angra 3, como na questão Pré Sal, através de planejamento e acompanhamento migratório. Ferramenta para isto temos: geoprocessamento.
Portanto se não investirmos pesado em qualificação e preparação de nossos gestores para o enfrentamento deste salutar quadro que se avizinha, poderemos estar vivenciando nosso novo pesadelo urbano e de caos social.
Nesta semana encaminhamos ao Ministro do Trabalho Carlos Lupi, solicitação para que o mesmo possa estar promovendo a inserção de nosso município nas ferramentas de seu ministério, leia-se PNQ( Plano Nacional de Qualificação), mas ressaltamos que esta iniciativa deveria já ter sido feita por nossos gestores, não compete a este simples blog, mas enfim ......
Concluindo, ao pé que vai a coisa se a sociedade organizada de nossa cidade, sindicatos, associações diversas, partidos políticos, vereadores, executivo, não se juntarem em um esforço verdadeiro em busca de melhorias para nossa cidade neste novo cenário. com certeza perderemos o bonde da história. E ficar na estação com todo este volume de investimentos que estarão sendo aplicados...será triste em demasia.
Cadê o braço do CEFET que estaria sendo iniciado em agosto no Cederj? Pára!!!
pdtangra12@hotmail.com

Nenhum comentário: