Mostrando postagens com marcador educação técnica. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador educação técnica. Mostrar todas as postagens

terça-feira, 1 de dezembro de 2009

O ANO SE FINDA. E A QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL ...


Entramos no último mês do ano e os esforços que envidamos para que nossas autoridades entendessem a necessidade da promoção de qualificação para nossos jovens parece ter sido em vão, até o momento. Afinal, verdadeiramente não é esta a preocupação deste governo. Talvez por falta de conhecimento ou, quem sabe, um salto(de sapato) muito alto. As fronteiras precisam se estender além de Garatucaia ou Perequê.

Dadas as conversações, cremos que poderá, no ano vindouro, surgir um filho de Deus que, imbuído de boa vontade política, venha a defender a idéia. Quem sabe? Até lá, resta contarmos os cadáveres dos jovens sem expectativas e semi-analfabetos, estampados nas capas dos semanários locais.

Será diferente na próxima sexta? Quantos mortos? Façam suas apostas.
pdtangra12@hotmail.com

terça-feira, 1 de setembro de 2009

PRECISAMOS ESTRUTURAR A BASE !!!! ANGRA E O PRÉ SAL.


No blog Monsuaba em Ação, o amigo Rogério Vilela argumenta sobre os reais  benefícios do Pré Sal para nossa região, pois bem, já abordamos aqui este tema. Em nosso parco entendimento sobre exploração em águas ultra profundas, e em rasas também,  o Pré Sal está apenas engatinhando. Engatinhando em sua estrutura para a exploração comercial destes poços. Agora mesmo, a exploração no campo de Tupi está paralizada por problemas técnicos em uma válvula de fundo, ou seja, até que estejamos explorando com continuidade e total controle sobre as adversidades desta obra, um bom tempo irá passar. A própria discussão sobre o modelo de exploração, concessão ou partilha, irá propiciar debates acirrados no Congresso Nacional. Particularmente, entendo até que esta discussão, ou melhor, estas decisões, deveriam se dar após as eleições do próximo ano.
Mas voltemos à freguesia, o que precisamos estar discutindo são as pretensões ou, as intenções da Petrobrás em relação a nosso município, pois, de posse destas previsões da estatal, aí sim poderemos estar planejando as ações que deverão ser implementadas em nossa cidade, no sentido de estarmos nos preparando para aproveitarmos este investimento. A qualificação profissional que precisa ser ofertada a nossos jovens, dívida de longos anos e de diversos governos( leia-se do PT até ontem), é o que poderá estar permitindo a inserção dos mesmos neste cenário. Sabedores dos planos de investimentos da estatal, o comércio poderá estar se preparando, bem como a rede hoteleiro municipal. Precisamos evitar que a cidade sofra um impacto urbano, maior ainda do que já temos, com perspectivas de empregabilidade tanto em Angra 3, como na questão Pré Sal, através de planejamento e acompanhamento migratório. Ferramenta para isto temos: geoprocessamento.
Portanto se não investirmos pesado em qualificação e preparação de nossos gestores para o enfrentamento deste salutar quadro que se avizinha, poderemos estar vivenciando nosso novo pesadelo urbano e de caos social.
Nesta semana encaminhamos ao Ministro do Trabalho Carlos Lupi, solicitação para que o mesmo possa estar promovendo a inserção de nosso município nas ferramentas de seu ministério, leia-se PNQ( Plano Nacional de Qualificação), mas ressaltamos que esta iniciativa deveria já ter sido feita por nossos gestores, não compete a este simples blog, mas enfim ......
Concluindo, ao pé que vai a coisa se a sociedade organizada de nossa cidade, sindicatos, associações diversas, partidos políticos, vereadores, executivo, não se juntarem em um esforço verdadeiro em busca de melhorias para nossa cidade neste novo cenário. com certeza perderemos o bonde da história. E ficar na estação com todo este volume de investimentos que estarão sendo aplicados...será triste em demasia.
Cadê o braço do CEFET que estaria sendo iniciado em agosto no Cederj? Pára!!!
pdtangra12@hotmail.com

sábado, 22 de agosto de 2009

AMPLIAÇÃO DA REDE TECLAR.


Dando um enfoque na solicitação de ampliação da Rede Teclar, por parte do vereador Leandro Silva, ao invés de se alugar imóveis para atendimento de tal pleito, gostaríamos de fazer uma sugestão.
De aspecto mais amplo e de maior retorno para o município como um todo: poderiam ser criadas em todas as Escolas Municipais de Educação Básica, bibliotecas comunitárias, que atenderiam a todos os alunos, professores e cidadãos.
Com acervos de livros, revistas, jornais e, computadores com acesso à internet que supririam as solicitações do Teclar e também o acesso livre para toda a comunidade. Funcionariam inclusive aos sábados.

Aproveitamos o ensejo e mais uma vez lembramos a nossos governantes: por que não se buscar a Educação Digital Online? Quantos dos jovens que se inscreveram na fila do cadastramento para Angra 3 não apresentam sequer um curso de Iniciação Profissional? Que sequer teem noções de Segurança do Trabalho? Que podem entender a importância da TI para o desenvolvimento das empresas? Por que não?

Água mole em pedra dura, tanto bate até que alguém escute!