quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PORTO DE ANGRA FORA DAS PREVISÕES DE INVESTIMENTOS DO PRÉ SAL?


O site Porto Gente, trás, datada de 22 do corrente, uma entrevista com o Eng. Fernando Siqueira, presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet). O engenheiro já esteve em Angra quando da Audiência Pública sobre o Pré-sal.

O tema principal da entrevista foca no desenvolvimento que o Brasil precisa dar à exploração destas jazidas de forma a proporcionar ao país um crescimento sustentável, sem que caiamos nas armadilhas engedradas pelo capital. Leiam na íntegra.

No tocante à parte portuária, o que chamou a atenção e divido com os amigos internautas, foram suas afirmações:

PortoGente – Como o pré-sal pode mudar a logística dos portos nacionais?
Fernando Siqueira – Eu acredito que o setor portuário vai ter de ser reforçado, porque haverá exportação de petróleo certamente, porque não tem como esse volume, que é sete vezes a reserva atual, ficar só restrito ao uso do Brasil.


PortoGente – Então os portos...

Fernando Siqueira – Os portos vão ter de ser aumentados, estrutural e infraestruturalmente revistos para exportação. Mas exporta muito via petroleiro, que pode ser abastecido no mar. Então o porto é afetado certamente, porque você vai ter navios fazendo filas para levar petróleo.

PortoGente – Quais os portos que terão de fazer essa revisão?
Fernando Siqueira – O Porto de São Sebastião (SP) é um deles que vai se movimentar. Tem o Porto de Paranaguá (PR), de Santos (SP), de Vitória (ES), todos esses devem ser fortalecidos. Nós já temos uma infraestrutura portuária bastante razoável, ela precisa ser remodelada, ampliada e preparada para essa exportação.

Não se fala no porto de Angra ou é impressão nossa?

Quem quizer saber um pouco mais sobre pré sal, em 10 perguntas,  click aqui.
pdtangra12@hotmail.com



Nenhum comentário: