domingo, 11 de outubro de 2009

PROFISSÕES NA ÁREA DE PETRÓLEO E GÁS.


fonte TN Petróleo
Para trabalhar na área de extração, processamento e refino do petróleo, é preciso se formar em algum curso de engenharia tais como engenharia química, naval, mecânica, metalúrgica ou de minas, ou ainda cursar Geologia. Depois de formado, o novo profissional pode fazer cursos de pós-graduação ligados à área ou prestar concurso para a Petrobras e fazer o curso de especialização exigido pela empresa, com duração de 1 a 2 anos. No Brasil, apenas duas universidades oferecem cursos de graduação em exploração: a UENF e a UFRJ.

O engenheiro de petróleo estuda e analisa dados de Geologia, Geofísica e engenharia para delimitar reservas, prever a máxima recuperação de óleo e gás, projetar e planejar a produção. Tanto pode trabalhar em um escritório como em campo. São funções típicas deste profissional a chefia de produção, de projeto e a gerência, entre outras. é um profissional habilitado a realizar a localização de depósitos de petróleo, avaliar técnica e economicamente a viabilidade de sua extração, além de comandar as operações de perfuração e produção de petróleo.

Também supervisiona as operações de perfuração e produção em campos petrolíferos, que hoje são encontrados desde em locais inóspitos, como regiões polares ou selvas, até a exploração offshore, milhares de metros abaixo do fundo do mar. Cuida da logística (alocação e métodos de transporte e estocagem) bem como das avaliações técnicas e econômicas.

Além dos engenheiros, os geólogos também são profissionais de grande importância para a indústria petrolífera, já que sua missão é achar petróleo e encontrar leitos de água subterrâneos. Como sua função básica é observar o solo, eles detém conhecimentos capazes de encontrar e analisar riquezas minerais nos mais variados locais. A busca por fontes de energia como petróleo, urânio e carvão mineral é uma das maiores ocupações dos geólogos atualmente.


A nível técnico, também atuam na indústria do petróleo os operadores de equipamentos de produção e refino de petróleo e gás. De um modo geral, realizam operações voltadas para processos de produção, refino de petróleo e gás e suas interfaces de controle, tais como Sistemas Digitais de Controle Distribuído (SDCD), painéis e instrumentos. Essas operações atendem normas de segurança, respeito ao meio ambiente e saúde ocupacional. O tipo de máquinas que operam é utilizado para remover obstruções de bombas ou perfuradoras, remover areia e outros materiais que obstruem o fluxo de petróleo, assim como bloquear bombas obstruídas ou desviar o fluxo de petróleo ou gás. São esses operadores que avaliam causas de disfunções no fluxo de gás e petróleo, além de requisitar manutenções em equipamentos, elaborar relatórios de ocorrência e participar de reuniões técnicas.

Nenhum comentário: