segunda-feira, 12 de outubro de 2009

"OLÁ TURISTA". 80 MIL VAGAS SERÃO DISTRIBUÍDAS PARA CURSOS ONLINE. É O QUE CHAMAMOS EDUCAÇÃO DIGITAL. ANGRA ESTÁ NESSA.



Atenção associações, entidades organizadas, sindicatos,taxistas, artezãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros e guias, entre outros profissionais ligados ao turismo, curso de línguas online em programa do Governo Federal para o setor.

fonte Ministério do Turismo

Motivados pela realização da Copa do Mundo 2014 no Brasil, o Ministério do Turismo e a Fundação Roberto Marinho firmaram parceria para o desenvolvimento do projeto Olá! Turista. O objetivo é oferecer cursos de inglês e espanhol à profissionais de todas as áreas do turismo para que haja um atendimento de qualidade aos turistas estrangeiros que virão ao país durante os jogos.


Acessibilidade
As 80 mil vagas gratuitas serão distribuídas em 13 cidades brasileiras. O projeto-piloto, em execução, já contempla profissionais da capital baiana e da capital carioca. A segunda etapa será a implementação completa do curso em janeiro de 2010 no Rio de Janeiro, nas cidades de Paraty, Búzios, Angra dos Reis, Petrópolis e Rio de Janeiro; na Bahia, em Salvador, Maraú, Porto Seguro, Mata de São João e Lençóis; e no Amazonas, nos municípios de Manaus, Barcelos e Parintins.

Com base em aulas semipresenciais, ou seja, Educação Digital Online, serão oferecidas salas de conexão em pontos estratégicos dessas cidades para os participantes com dificuldades no acesso à internet. Orientadores de Aprendizagem foram capacitados para ajudar os participantes a usar a tecnologia e as ferramentas da web. O curso é composto pelos módulos básico, profissional e regional, e os alunos que cumprirem a grade curricular obrigatória no período de um ano receberão certificado.

Haverá também a participação do Canal Futura, com o objetivo de estimular a adesão dos alunos através de chamadas e programas audiovisuais, que poderão ser vistos por todo o país na programação do canal e no portal. Poderão participar do curso, taxistas, artesãos, recepcionistas, telefonistas, barraqueiros e guias, entre outros profissionais do setor de turismo ligados a associações, cooperativas, estabelecimentos comerciais e sindicatos, pré-cadastrados no projeto.

Ministério do Turismo
O projeto Olá! Turista também recebeu o selo de referência do turismo. Todos os empreendimentos e instituições que aderirem a essa capacitação em línguas estrangeiras receberão a marca do Ministério do Turismo como forma de identificar quais estabelecimentos formam a rede capacitada pelo programa, visando a melhoria do atendimento aos turistas, tanto para facilitar a participação dos seus funcionários, quanto pelo apoio para viabilizá-las.

COMO SE INSCREVER
Até 1º de Novembro de 2009, as associaçções, sindicatos e organizações poderão solicitar vagas para os cursos por meio de um cadastro online disponível no endereço www.olaturista.org.br . Cada entidade deverá informar o número de associados e solicitar a quantidade necessária de vagas para distribuir entre eles.pdtangra12@hotmail.com



As associações serão responsáveis também pelo acompanhamento dos relatórios mensais de desempenho de quem freqüentar as aulas. As vagas serão controladas por um código de acesso, que é a chave de entrada do participante. Cada código é único e monitorado pela Fundação Roberto Marinho.

Nenhum comentário: