sábado, 17 de outubro de 2009

PÃO E CIRCO.

RIO DE JANEIRO EM CHAMAS.

credito fotos blog do lobo

Toda a sorte de violência acontecendo no Rio de Janeiro. Com derrubada de helicóptero da PM, policiais mortos, moradores acuados em suas residências, escola e oito ônibus incendiados e a imprensa foi impedida de noticiar. Os jornalistas tiveram que ligar para suas respectivas redações para se informarem do que podiam noticiar. A quase ex toda poderosa Rede Globo, passou o dia mostrando ao vivo os treinos da Fórmula I.

Em pleno ano de 2009, século 21, o cerceamento à liberdade de informação imperou no Rio de Janeiro.

Claro que fazer apologia à violência não é o que queremos e, com certeza também não o quer o povo brasileiro, no entanto, daí ao cerceamento ao trabalho jornalístico e ao direito das pessoas serem informadas do fato, há uma grande distância.


Como se não bastasse que em alguns grotões deste Brasilzão a imprensa está carcomida e "privatizada", vemos agora esta ocorrência se dando em plena cidade maravilhosa. Futura sede da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos de 2016.

O número de pessoas que morreram nos confrontos deste sábado, ainda está um pouco incerto. Secretário Beltrame afirmou que inteligência da Polícia sabia da invasão. Por motivo de segurança de civis e policiais, o que é bastante justo, a polícia evitou entrar no morro de madrugada. Além das numerosas possibilidades de acesso à região, um confronto noturno contra duas facções com certeza não seria de bom tom para os policiais. Profissionais que se esforçam no cumprimento de seus deveres, em troca de um salário bastante defasado.



A política do confronto, do enfrentamento a qualquer custo, já se mostrou, baseada no tempo em que se encontra em vigência, ineficaz no combate à violência urbana , não só no Brasil mas, no Rio de Janeiro e no mundo. Os jovens que são aliciados pelo tráfico de drogas todos os dias em nosso país são, em sua maioria, desprovidos de uma estrutura familiar adequada, sem estudos, sem perspectivas de um futuro digno e sustentável. Não podemos crêr que sem estas condições mínimas para a formação de um cidadão, possamos livrá-los dos malefícios da vida criminosa.

Em nossa querida Angra dos Reis, podemos vivenciar toda semana, estampada nas capas dos semanários locais, jovens mortos, presos, desaparecidos, enfim...o crack, uma das mais maléficas drogas à disposição dos mesmos, que destroe vidas nas grandes capitais brasileiras, já é uma constante nas apreensões policiais em cidades pequenas e pasmem, até no campo está sendo utilizada pelos trabalhadores braçais, e como não poderia ser diferente já é uma triste realidade por aqui. Cremos que somente a Educação poderá livrar a sociedade deste mal. Senão pelo menos minimizar seus efeitos trágicos. 

Para tanto reforçamos aos nossos governantes: "Dêem educação aos nossos jovens. Permitam que eles possam estar em condições de igualdade no mercado de trabalho. Enquanto não temos escolas técnicas bastante, o Cefet não irá de início suprir a demanda, que se faça a Educação Digital, pois, senão, corremos o risco de em um próximo combate, as fotos serem de Angra."

Voltando à questão do cerceamento da liberdade de expressão e retroagindo alguns séculos no tempo:
"Como na Roma antiga, pão e circo para o povo!"

Nenhum comentário: