terça-feira, 20 de outubro de 2009

ANGRA I e II NA CCT E NA CMA.


As Comissões de Ciência e Tecnologia (CCT) e Meio Ambiente (CMA) do Senado se reuniram hoje (terça-feira, 20) a partir de 11:30hs para debater a experiência brasileira na utilização de energia nuclear nas Usinas de Angra I e Angra II. Na audiência pública falarão Othon Pinheiro da Silva, presidente da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobrás responsável pelo setor de energia nuclear; Altino Ventura Filho, Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia; e um representante do Ministério do Meio Ambiente.

A audiência pública foi proposta pelo presidente da CCT, senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), e pelos senadores Flávio Torres (PDT-CE), Augusto Botelho (PT-RR), e João Pedro (PT-AM). Flávio Torres integrou uma comitiva de senadores que visitaram, em agosto passado, as Usinas Nucleares de Angra dos Reis.

 Físico com doutorado em Oxford, na Inglaterra, e professor aposentado da Universidade de Brasília (UnB) e da Universidade Federal do Ceará (UFC), Torres chegou a Angra com uma série de questionamentos que envolviam risco de vazamento de radiação em uma área que fica entre dois centros urbanos da dimensão de Rio de Janeiro e São Paulo; possibilidade de vazamento de radiação para o oceano, uma vez que as usinas utilizam água do mar para seu resfriamento; e dificuldades de armazenar o lixo atômico gerado pelas usinas. “As maravilhas do mundo antigo têm cerca de 2000, 3000 anos, e a humanidade já perdeu a memória de onde se encontravam algumas delas, como o Colosso de Rodes, por exemplo. Como se pode garantir que o lixo atômico que fica ativo por cerca de 150 mil anos será bem armazenado?”, questionava Torres.

pdtangra12@hotmail.com

Nenhum comentário: