segunda-feira, 5 de outubro de 2009

ÍNDIOS SE ORGANIZAM E OCUPARÃO MAIS ESPAÇOS POLÍTICOS A PARTIR DE 2010.

Índios tentarão vitória inédita em 2010. Vale lembrar que o PDT, através de seu líder Leonel Brizola, foi o partido que lançou e elegeu Juruna, aquele do gravador, se lembram?



Brasília - Divididos em 220 etnias, falando 180 línguas, os índios brasileiros estão se organizando para aumentar a representação politica nas eleições de 2010. Eles somam mais de 700 mil, dos quais 150 mil eleitores, e querem mais protagonismo nas decisões do país para defender as suas bandeiras sem depender unicamente da tutela da Fundação Nacional do Índio (Funai) ou das bênçãos de igrejas. A ideia é eleger ao menos cinco deputados federais no país e uma bancada forte nas assembléias legislativas de 19 estados onde estão mais organizados. Na última eleição municipal, os índios já deram uma primeira mostra do seu potencial nas urnas, elegendo seis prefeitos e mais de noventa vereadores em várias partes do país.


PUXADORES DE VOTOS - As tribos e seus caciques estão recrutando em suas regiões os principais puxadores de votos, reconhecidos pela articulação e eloquência, que serão lançados para a Câmara Federal. Já estão definidos os nomes de Almir Suruí, em Rondônia; Sandro Tuxa, na Bahia; e Júlio Macuxi, em Roraima. Os três devem sair pelo PV... Filiado ao PT do Distrito Federal, onde vive há oito anos como servidor da Funai, Álvaro Tukano, líder de uma etnia que habita nas margens do alto Rio Negro, no Amazonas, deve buscar a confirmação do seu nome entre os candidatos da legenda... O quinto puxador de voto deve sair das hostes do PDT, partido da preferência dos xavantes desde os tempos em que o deputado e cacique Mário Juruna, já falecido, cumpriu mandato parlamentar (1983-1987), como primeiro e único indígena eleito para o Congresso. Ele foi cooptado na época pelo líder trabalhista Leonel Brizola, falecido em 21/06/2004. Desde esse fato, o PDT tem por praxe oferecer vagas para índios na legenda.
pdtangra12@hotmail.com

Nenhum comentário: