sexta-feira, 19 de junho de 2009

LÁ SE VÃO CINCO ANOS

HOMENAGEM PÓSTUMAS DO PDT DE ANGRA A SEU GRANDE LÍDER!
No próximo dia 21, ter-se-ão passados cinco anos da eterna despedida de Leonel Brizola.Nascido no vilarejo de Cruzinha, hoje interior de Carazinho, pertencente ao município de Passo Fundo aos 22 dias do mês de Janeiro de 1922, era filho de camponeses migrados de Sorocaba.Foi batizado como ITAGIBA DE MOURA BRIZOLA, logo cedo adotou o nome de um lider maragato da revolução de 1923, LEONEL ROCHA, surge então LEONEL DE MOURA BRIZOLA.Lançado na vida pública por Getúlio Vargas, foi o único político eleito pelo povo para governar dois estados diferentes: Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro em toda história do Brasil.

Foi prefeito de Porto Alegre, deputado estadual, federal e governador do Rio Grande do Sul, deputado federal pelo extinto estado da Guanabara eduas vezes governador do Estado do Rio de Janeiro.

Ocasião em que trouxe para Angra dos Reis 04 CIEP's.

Por quase cinquenta anos exerceu influência na vida política do Brasil, inclusive durante seu exílio, após o Golpe Militar de 1964.

Foi duas vezes candidato a presidente do Brasil pelo PDT, PARTIDO QUE FUNDOU EM 1980, não logrando êxito.

Morreu aos 82 anos de idade, vitimado por problemas cardíacos na cidade do Rio de Janeiro.Mas não sem antes deixar um legado de lutas e amor ao Brasil.Cunhou durante sua trajetória política inúmeros amigos e uns tantos desafetos.Mestre no pronunciamento para as massas , deixou diversas frases onde refletivia suas idéias, postamos uma a seguir:

"Todas as crianças deveriam ter direito à escola, mas para aprender devem estar bem nutridas. Sem a preparação do ser humano, não há desenvolvimento. A violência é fruto da falta de educação."
13:37h