quarta-feira, 17 de junho de 2009

CRACK, NEM PENSAR !

Bastante oportuna a Audiência Pública solicitada pelo vereador Dr. Ilson Peixoto sobre o uso abusivo de Álcool e outras Drogas.

Buscando contribuir para a questão, e demonstrando estarmos acima de siglas partidárias quando o tema é o bem comum, postamos este texto e linkamos ao final para o site do grupo RBS, onde nossos internautas poderão obter maiores informações sobre a campanha.

''Dezesseis deputados e três senadores participaram do lançamento da campanha ''Crack, Nem Pensar'' em Brasília.
A bancada gaúcha no Congresso se comprometeu hoje (16/06) em propor formas de auxiliar no combate à epidemia de crack no Estado. Dezesseis deputados e três senadores participaram em Brasília do lançamento da campanha institucional do Grupo RBS, Crack, Nem Pensar.

Em reunião liderada pelo coordenador da bancada, deputado Vieira da Cunha (PDT), por cerca de duas horas os parlamentares conheceram as peças publicitárias da campanha e tiveram acesso a informações sobre a dimensão do consumo da droga. Estatísticas apresentadas pelo diretor-geral da RBS em Brasília, Paulo Tonet Camargo, e pela diretora de marketing da empresa, Lúcia Bastos, chocaram os parlamentares. Atualmente, há cinco usuários de crack para cada grupo de 1 mil gaúchos — um mercado da morte que movimenta R$ 500 milhões anuais. Previsões apontam que em dois anos a droga alcance cerca de 300 mil usuários no Estado. — Se vocês forem porta-vozes desse flagelo, teremos um batalhão de seguidores na campanha — conclamou Lúcia Bastos.
Líder do governo na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT) anunciou a intenção de buscar apoio junto aos ministérios da Saúde, da Educação e da Justiça. Fontana considera fundamental desenvolver ações contínuas de repressão ao tráfico, prevenção ao uso de crack e assistência médica aos dependentes.
Presente ao encontro, o senador paulista Eduardo Suplicy (PT) elogiou a contundência da campanha e demonstrou vontade de estendê-la a São Paulo. Revezando-se ao microfone, os congressistas enumeraram medidas a serem discutidas pela bancada na próxima reunião. Germano Bonow (DEM) propôs a inclusão de uma emenda coletiva no orçamento da União, destinando recursos para centros de tratamento de dependentes.
Presidente da Associação do Ministério Público do Estado, Marcelo Dornelles lembrou que o crack está provocando uma mudança no perfil da violência urbana. A urgência de consumo provocado pelo vício, sustenta o promotor, faz com que os usuários apelem à criminalidade. — Eles assaltam não em busca do nosso patrimônio, mas atrás de qualquer coisa que possa satisfazer a necessidade da pedra — comenta Dornelles.''

18:00h