domingo, 28 de junho de 2009

CAPACITAÇÃO E O PRÉ-SAL!!

Mais uma Audiência Pública se dará em Angra sobre o tema Pré-Sal. Será na noite desta segunda feira, às 18:00h, no Plenário da Câmara.

Muitas dúvidas ainda pairam sobre como se dará a exploração destas reservas, a mudança que deverá ocorrrer quanto ao marco regulatório é das mais importantes. Afinal, como podemos licitar e fazer parcerias sobre um volume de petróleo que sequer sabemos exatamente a quantas monta?

No entanto a discussão mais importante neste momento em termos regionais, é como será inserida neste contexto a cidade de Angra dos Reis.Com um pouco de pesquisa sobre o tema, rapidamente nos interamos das movimentações que estão ocorrendo em cidades do litoral norte paulista, por exemplo, no intuito de estarem se preparando para a atuação neste novo nicho de desenvolvimento.Alguns municípios já se associaram para conversações em parceria, novas escolas técnicas estão sendo instaladas nas cidades, empresários já pesquisam sobre implantação de suas empresas, preocupados principalmente com o capital intelectual. Sobre isto postamos anteriormente: GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Em Angra ainda engatinhamos na questão, a futura instalação do CEFET no Perequê, e o provavel início das aulas desta conceituada e renomada escola técnica no pólo de Jacuecanga, ainda não caiu nas graças dos jovens angrenses, falta de maior divulgação ou preocupação de que não ocorrerá? Gostaríamos de poder estarmos percebendo maior dinâmica por parte da equipe responsável do poder público.Não resta dúvida de que o funcionamento de uma escola técnica trará benefícios para a cidade. No entanto somos sabedores de que o número de alunos agraciados não será muito grande e, dentro desta ótica, considerando que já perdemos tempo em demasia neste quesito, estamos elaborando a apresentação de um projeto ao governo municipal, que permitirá, somado ao CEFET e ao SENAI; que conforme publicado no Boletim Oficial, deverá estar se instalando também na cidade; alcançar-mos um grande número de jovens , capacitando--os profissionalmente.
É muito claro, quando conversamos com estes jovens, e não poderia ser diferente, que os mesmos se encontram sem o mínimo conhecimento para dissertarem sobre temas básicos , que deve saber um trabalhador da indústria, tais como: segurança do trabalho, logística, meio ambiente, trabalho em grupo, formação de equipes, enfim, uma gama de informações primárias que precisam serem passadas aos mesmos.

Cremos que o poder público municipal olhará com carinho para estas propostas, não deveria ser diferente.

Temos recebido diversos e-mail's dos jovens com os quais conversamos e, dentro destas colocações estamos identificando diversos aspectos que estão servindo de base para a elaboração deste projeto.

Nesta semana o mesmo deverá estar completo e, com grande satisfação o PDT estará colocando-o à apreciação de nossos representantes políticos.

No mais desejar a todos que possamos caminhar com grandes avanços nesta Audiência Pública de amanhã e, que consigamos tornar mais clara a posição ou as perspectivas para o nosso município neste cenário.
18:28h

Nenhum comentário: