quinta-feira, 11 de junho de 2009


03/06/2009
Brizola Neto quer que Brasil faça inventário do pré-sal
Ascom Lid. PDT


Para líder do PDT, descobertas exigem mudança na lei do petróleo, mas antes o Brasil precisa dimensionar as reservas – tarefa para a Petrobrás. Brasília, 3 de junho de 2009 - O líder do PDT na Câmara dos Deputados, Brizola Neto (RJ), defendeu nesta quarta-feira (3/6) no seminário da Comissão de Minas e Energia da Câmara que o governo brasileiro, através da Petrobrás, faça um inventário completo das reservas de petróleo existentes na camada de pré-sal antes de definir o novo marco regulatório para o setor.

Brizola Neto argumentou que as descobertas das megajazidas de Tupi e Iara, na bacia de Santos, que dobraram as reservas brasileiras, justificam a medida porque não faz sentido as multinacionais – que visam apenas lucros - comecem a explorar o pré-sal imediatamente, e de forma predatória, sem levar em conta os interesses nacionais do Brasil.
Durante o seminário promovido pela Comissão de Minas e Energia e pelo Conselho de Altos Estudos da Câmara, Brizola Neto defendeu a participação da Petrobras no levantamento completo das reservas l. "Não se pode definir a maneira de produzir, não se pode definir para quem se vai entregar essa riqueza - sem antes dimensionar o tamanho da riqueza do pré-sal brasileiro que constitucionalmente é da União e, portanto, do povo brasileiro. Esse trabalho precisa ser feito pela Petrobrás", salientou.