segunda-feira, 29 de junho de 2009

AI-5 DIGITAL


Pegando uma carona no blog da Região, do comunicador Adelson Pimenta, que sempre traz à tona temas relevantes, chamamos a atenção para esta questão dos crimes cibernéticos,mais que isto: para o projeto com o qual se pretende combatê-los.

O senador Eduardo Azeredo apresentou texto substitutivo ao projeto de lei, que foi aprovado em 9 de julho de 2008, criando a partir daí uma guerra virtual entre duas correntes legítimas: de um lado, a liberdade de expressão, de outro, a necessidade de combater crimes cibernéticos.

O tema é bastante importante para o futuro do Brasil pois, o advento da internet muda por completo as relações em diversas esferas da sociedade. Enquanto em Portugal por exemplo, todas as escolas públicas já oferecem um computador por aluno, inclusive com laptops que podem ser levados paraa casa, no Brasil ainda estamos longe disto.Municípios que poderiam estar se utilizando desta tecnologia,o fazem timidamente.

A quantidade de informações e a troca de idéias no mundo virtual é algo simplesmente fantástico, ainda que se utilizada apenas na lingua pátria.A maioria absoluta de nossos jovens não a utilizam em inglês, alemão, francês...enfim, um universo em expansão.Tudo isto está baseado na liberdade de utilização.Por outro lado em nome de se combater os crimes cibernéticos, buscasse apresentar normas que ferem este direito, como poderiam os servidores estarem salvando todas as conversas, mensagens e arquivos que transitam pela rede?seria mais ou menos os Correios terem xerox de tudo que por lá passou. Um AI-5 DIGITAL. O tema é amplo e de interesse para a sociedade, aqui, lê-se um pouco mais.