quarta-feira, 24 de junho de 2009

INTERESSE PÚBLICO

O LUXO DE NOSSO LIXO


Nesta tarde de quarta feira o ambientalista Ivan Neves do ISAB, esteve na TVCOM, sendo entrevistado por Robson de Moraes. Dentre diversos temas, o ambientalista abordou a questão do lixo, mais especificamente o transbordo dos resíduos sólidos urbanos de cidades vizinhas, Mangaratiba, Paraty e Rio Claro para Angra dos Reis. O que mais chama a atenção, no descrito pelo secretário, diz respeito ao fato de a PMAR estar em fase adiantada de negociação sobre a cidade vir a receber este transbordo, sem ter as condições adequadas para tal e, tampouco ter buscado uma interlocução com a sociedade organizada sobre o tema. Conforme já abordamos aqui, o atual aterro sanitário não opera com sua melhor capacidade, estando na verdade beirando seu limite de trabalho. Desta feita resolvemos perguntar ao ambientalista, sua opinião sobre a USINAVERDE, pauta também de uma postagem nossa anteriormente, AQUI.

O ambientalista explicou um pouco sobre esta nova tecnologia para se tratar os resíduos sólidos urbanos, elencando seus benefícios e retornos, disse ser uma tecnologia usada em países de primeiro mundo, e esta especificamente produzida com tecnologia nacional, para quem ainda não conhece vale a pena conferir nos links acima.Portanto transbordo de lixo sem as devidas condições de operá-lo, não nos parece a melhor maneira de se proceder, assim sendo, faz-se mister que este assunto seja melhor discutido com a sociedade e com pessoal técnico antes de se assinar os convênios. Cabe aqui a ressalva que não estamos nos opondo, a princípio, sobre o transbordo mas, buscando entender e , indicando uma forma moderna e eficaz de se fazê-lo.A última coisa que deveria acontecer à nossa cidade seria se transformar no lixão da Costa Verde.

Em relação ao custo deste empreendimento, entende o ambientalista, Ivan Neves, ser caro, girando em torno de 25 milhões de reais. No entanto, além da gereção de energia que será vendida para a Concessionária local, a obtenção de créditos de carbono, a serem repassados às grandes indústrias, este projeto poderá ser financiado pelo BNDS, inclusive poderia vir a receber investimento de instituições internacionais pelo seu grande potencial de preservação do planeta. Acreditamos que seja bastante válida a discussão do tema.
00:14h

Nenhum comentário: