segunda-feira, 23 de novembro de 2009

PRESIDENTE IRANIANO NO BRASIL.



A visita do presidente iraniano ao Brasil, é fato importante tanto na esfera política internacional, bem como para alavancar negócios entre os dois países. Acoimpanhado por uma comitiva de 280 pessoas entre políticos e empresários. Mahmoud Ahmadinejad irá discursar no Institudo de Educação Superior de Brasília por volta das 18h, onde vai responder perguntas de estudantes e jornalistas. Segundo a assessoria do Iesb, Ahmadinejad quer debater suas idéias com a população de Brasília e estará aberto a perguntas de temas que vêm provocando polêmica na comunidade internacional como a inexistência do holocausto, o domínio da tecnologia nuclear e a perseguição religiosa.

Deverão ser tratados assuntos de cooperação em diversas áreas, cultura, tecnologia, energia, mercado financeiro e agricultura. Na questão financeira, Brasil e Irã devem firmar acordo entre a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a bolsa de valores iraniana.




Temer e Sarney trambém deverão se encontrar com o presidente iraniano.

Quanto aos protestos de entidades de Direitos Humanos e de setores políticos que não veem com bons olhos esta visita, o embaixador iraniano, Shaterzadeh, disse: "a maioria da população brasileira estava "contente" com a visita de Ahmadinejad. Na avaliação dele, o Irã é o país mais democrático do Oriente Médio. "Observamos que a maioria da população brasileira está contente com a visita. Certamente o presidente da Câmara e o presidente do Senado conhecem a realidade do Irã. O Irã é um país cem por cento democrático, é o país mais democrático do Oriente Médio. Todas as bases de governança são baseadas no voto popular".

Menos, embaixador, menos.

Nenhum comentário: