quinta-feira, 5 de novembro de 2009

FIM DA ZOMBARIA. PDT EMPOSSA MAIS UM SENADOR.


Deu-se por encerrada nesta tarde de quinta feira a zombaria que a mesa do Senado se propunha com a justiça brasileira. Contrariando determinação do STF, a mesa do Senado postergava a posse , imediata, de acordo com decisão do judiciário, do segundo colocado nas eleições de Rondônia Acyr Gurgacs, do PDT. Expedito Junior, do PSDB de Rondônia, cassado por compra de votos nas eleições de 2006, havia dito hoje que desistiria do recurso. Antes disso, o senador Demóstenes Torres, que prometia seu parecer em uma semana, como que em uma zombaria para com a justiça, decidiu por acatar a decisão e empossar o mais novo senador do PDT. O partido conta agora com uma bancada de seis senadores. O senador Cristovan Buarque fez duras críticas ao postergamento da decisão e chegou, inclusive, ainda reconhecendo que a medida não se concretizaria, a sugerir o pedido de prisão dos membros da mesa.

Acyr Gugacs assumiu dizendo ser favorável ao impedimento de que os fichas sujas se candidatem.

Logo após ao cumprimento da decisão, o presidente José Sarney foi pessoalmente ao Supremo informar o acatamento da determinação.

"Desde o princípio minha posição sempre foi a de que decisão do STF deve ser cumprida e a harmonia entre os poderes não pode ser quebrada. Quis vir pessoalmente entregar nossa decisão para mostrar, simbolicamente, o respeito que temos para com o Supremo Tribunal Federal", afirmou o parlamentar.



Claro que a mesa do Senado, composta por experientes políticos profissionais, estava consciente dos riscos que corria e, no qual arriscavam a estabilidade da nação. O que deixa a possibilidade de que o ato era apenas uma zombaria para com a justiça. Uma hora a casa cai. Agora que se resolva nos grotões.
pdtangra12@hotmail.com

Nenhum comentário: