sábado, 28 de agosto de 2010

USINA VERDE. FALAMOS BASTANTE SOBRE O TEMA.

Interessante que o secretário Marco Aurélio esteja disposto a apresentar ao prefeito Tuca, e consequentemente à sociedade angrense, a possibilidade de se construir uma Usina de Lixo(CLICK AQUI E SAIBA MAIS SOBRE O TEMA) no município. A discussão precisa se dar, afinal, as idéias inovadoras, sempre enfrentaram resistências quando de suas apresentações.

Não creio sinceramente que o prefeito do município deva dizer sim ou não, ou que somente a ele caiba a decisão,  a questão deve ser debatida, equacionada e, principalmente, as experiências ocorridas com estes empreendimentos em outras partes devam vir à tona, afinal, no mundo de hoje, restam poucas ações que possamos chamar de pioneiras.

No caso em pauta, com uma boa apresentação e detalhamento de custos e financiamentos, inclusive governamentais através do BNDS por exemplo, o que hoje pode assustar aos menos interados do assunto, amanhã poderá vir a ser uma solução interessante. O que não dá para entender é a situação que ocorre hoje no aterro sanitário do Zungú.

Até para um leigo no assunto, que é o meu caso, é possível perceber que aquela situação não se encontra em conformidade com os interesses ambientais do município e nem tampouco do planeta, principalmente em um momento em que tanto se fala de proteção ao meio ambiente. A quem interessar, sugiro uma visista ao local. A estrada está ótima e o passeio não deixa de ser agradável. Mas fica a impressão de que todo aquele chorume está, inevitavelmente poluindo os pequenos rios das região, principalmente a nova área que está sendo preparada, através de um empreendimento privado, onde, claramente observa-se ser sobre um terreno alagado. 

O debate deve se dar. Fora isso é jogar para a galera.

Nenhum comentário: