terça-feira, 2 de março de 2010

SÉRIE ARTIGOS.

FLASHS DE LUCIDEZ OU VERDADEIRA CONSCIENTIZAÇÃO.

As falas dos vereadores Dr.Ilson, Parente e Lia a respeito da internet(aqui não tratamos de partidos ou de pessoas, pontuamos homens públicos), demonstraram uma posição consciente a respeito do momento que vivemos em relação às novas tecnologias. Torçamos para que não seja um flash.

Como em toda mudança ocorrida com a humanidade, o primeiro momento é de erros e acertos. A onda dos blogs, esta ferramenta democrática de comunicação, invadiu o meio político e não poderia ser diferente em um país onde todos os dias o povo tem entalado na garganta um grito de protesto, de cobrança, de indignação. Um grito por mais liberdade de expressão, mais respeito para com a coisa pública. Um grito por um local onde possa se expressar pelo que almejou nas urnas e não vê sendo realidade.

Cabe à classe política entender que este anseio é válido, justo e coerente. As críticas, exarcerbadas ou não, são frutos das ações, posturas e posicionamentos de seus governantes. Estando funcionando a contento, com certeza o espaço estaria ocupado por elogios e sugestões.

Já pudemos observar em ocasiões de um passado recente que a manifestação popular junto ao plenário da Câmara Municipal se dá com muita dificuldade, havendo a necessidade de certos protocolos que afastam o indivíduo comum, não pertencente ao meio,  de se expressar com tranquilidade. Até os delegados da Polícia Federal foram impedidos. E não entramos aqui no cerne da questão, apenas exemplificamos a barreira existente.

Com o advento de novas tecnologias, tudo isto pode passar a ser coisa do passado. Com a receita disponibilizada para o legislativo angrense, seria possível transformar nossa Câmara numa das mais modernas e democráticas da nação. Não só as sessões seriam transmitidas ao vivo pela TV Câmara mas, as reuniões das Comissões também deveriam ser e, claro, pela internet, ao vivo. A isto poderíamos chamar de transparência legislativa. Um canal interativo poderia ser criado para que, cidadãos cadastrados, pudessem apresentar dúvidas e sugestões nos assuntos que fossem para a pauta do dia.Poderia ser através do MSN, por que não?

As despesas desta Casa deveriam também , estarem publicadas online. Bastaria acessar ao site da Câmara, clicar em despesas e lá estaria quanto se pagou por uma resma de papel, por uma caneta, por um carro alugado, pelo aluguel do prédio, pela água e assim por diante. O quanto foi gasto no mês com viagens estadias e diárias, por quem e para que. Desde que não fosse simplesmente para "assuntos de interesse do município".

Poderiam nossos legisladores, de alguma forma, através de palestras ou de folders, incentivarem os jovens, fazendo este contato diretamente nas escolas, a participarem da vida política do município. Atentando às suas opiniões. sugestões e, principalmente suas críticas pois, um líder que não tem a percepção de ouvir ao contraditório, tem grande chance de errar bastante.

Se os vereadores, citados no início deste, pelo fato de estarem demonstrando esta conscientização, souberem aproveitar este novo canal de interatividade, com certeza sairão na frente. E, em médio ou quem sabe curto prazo, se destacarão perante aos demais e, mais importante que isto, estarão criando uma nova mentalidade política em nossa cidade. Fazendo nascer cidadãos mais críticos, opinativos e cônscios de suas responsabilidades perante à sociedade. Fico por aqui. Como exemplo do que disse, acessem ao site da Câmara Federal em seu novo espaço digital. a CÂMARAWEB. Click aqui.

Claúdio Erick, apenas um cidadão.

Um comentário:

Léo disse...

Os blogs são realmente uma realidade em Angra do Reis,cada vez mais as pessoas tomam conhecimento, a propaganda boca a boca é a melhor que existe.Qualquer governo que entre deverá conviver com a presença dos blogs, e se for um governo comprometido com o bem comum, poderá viver de forma harmônica com os mesmos, caso contrário sofrerá as consequências.Os blogs fazem bem a democracia!