domingo, 31 de janeiro de 2010

EDIALEDA NASCIMENTO NOS DEIXOU.

por Oswaldo Maneschi secompdt
Edialeda Nascimento, do Movimento Negro do PDT, morre no Rio

A presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT, Edialeda Salgado do Nascimento, de 69 anos, faleceu na manhã deste sábado (30/1) no Rio de Janeiro, vítima de um infarto. O sepultamento de Edialeda será neste domingo, às 16h30m, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, no Rio de Janeiro. O velório será feito em dois locais: no sábado, até às 12 horas de domingo, no Memorial do Carmo, no Caju, na capela E; e no cemitério Jardim da Saudade, na capela 08, a partir das 13h, até a hora do sepultamento. Nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, em Brasília, Edialeda presidiu seminário nacional do Movimento Negro do PDT.

A médica Edialeda Salgado do Nascimento, Secretária Nacional do Movimento Negro do PDT, fundou o partido junto com Leonel Brizola depois de ter feito parte do Gabinete Civil do Presidente João Goulart, antes do golpe de 1964. No 1º governo Brizola no Rio, em 1982, foi Secretária de Estado de Promoção Social, além de presidir a Fundação Leão XIII.

Em 2002, quando Brizola disputou o Senado pelo Rio de Janeiro, ocupou a primeira suplência na chapa. Nas eleições de 2006 disputou a vaga de Senadora pelo PDT. Como forma de fortalecer o PDT, Edialeda disputaria as eleições deste ano como candidata a deputada federal.

Muito ativa, nos últimos meses vinha participando da campanha em defesa da indicação do ex-Senador Abdias do Nascimento para Prêmio Nobel da Paz, além de ter presidido - semana passada em Brasília, de 15 a 17 de janeiro, um seminário nacional do Movimento Negro do PDT para o avanço das políticas públicas voltadas para os afro-descendentes.

Fluente em francês, italiano, espanhol e inglês, Edialeda Nascimento representou o PDT em diversas reuniões e congressos no exterior, inclusive da Internacional Socialista, além de ter sido organizadora e conferencista do I Congresso de Mulheres Negras das Américas, realizado em 1984 no Equador. Ela também participou como conferencista de dezenas de congressos realizados na América Latina, Estados Unidos e Europa sobre a questão do negro e da mulher.

Edialeda sofreu infarto na manhã deste sábado, foi internada às pressas, mas faleceu. Ela deixa dois filhos, Antonio Augusto e André, e netos. O Sepultamento será neste domingo (31/01) no Cemitério do Jardim Sulacap, às 16h30m horas. O velório será em dois locais: Memorial do Carmo, a partir deste sábado até o meio-dia de domingo, na capela E; quando será transferido para a Capela 8, do Cemitério Jardim da Saudade, na Sulacap, até a hora do sepultamento às 16h30m.

Nenhum comentário: