quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

OS OUTROS LADOS DAS CATÁSTROFES.



Desta vez, parece que não mais está sendo possível debitar na conta de São Pedro as tragédias ocorridas.
foto do cond. Varandas em Ubatuba
As autoridades parecem reconhecer que a falta de políticas públicas voltadas à habitação, unidas à falta de fiscalizações dos poderes responsáveis, que tem permitido a ocupação de forma irregular em áreas de risco, com o agravante de que na maioria dos casos estas invasões foram , de certa forma, "bancadas" por políticos inescrupulosos, é que formaram este imenso barril de pólvora que vai explodindo, hora aqui, hora ali.


Pelos noticiários, televisivos ou não, começam a aparecer a precariedade das ações de prevenções a estas calamidades. Recursos disponibilizados foram usados em até 35% do montante. O restante não foi liberado por falta de projetos sérios e consistentes a serem apresentados pelos municípios. Há de se frisar que estes projetos tem custo, normalmente elevados, preferindo os municípios, ao que mostra a realidade, tentarem a sorte contra a mãe natureza. Infelizmente a reconstrução é bem mais onerosa, mas talvez, mais lucrativa. As vidas perdidas...parece não ser o mais importante.


Aqui em nossa Angra dos Reis, um ano após a tragédia do reveillon, o município claramente ainda não se recuperou do baque. Ainda assim, ousamos apresentar uma idéia a nosso alcaide: promova em nossa cidade um dos mais ousados e inovadores programas de moradia.Que seja feito um cadastramento das famílias em áreas de riscos e aquelas que sofrem com o déficit habitacional. Façam as mudanças de zoneamento necessárias para que o governo federal possa investir em áreas consideradas de interesse social, busque o diálogo através do ministro Luiz Sérgio e façamos deste município o pioneiro em habitações sociais para liberação de áreas de risco. O programa Minha Casa , Minha Vida com certeza, apresentando projetos corretos, será uma ferramenta de vital importância para tal. Sem isso, em curtíssimo espaço de tempo a situação estará bastante mais precária.

pdtangra12@hotmail.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu unico alento é que o que aconteceu lá na Região serrana foi muito pior, lá as autoridades receberam um alerta meteorológico para que ia acontecer e como não tinham nenhum plano de emergencia e nem tempo para avisar, muito menos retirar todos sem saber por onde começariam os desastres. Foi aguardar e rezar para se salvarem todos.