O jornal O Globo de hoje, traz importante matéria sobre a avaliação das escolas no estado do Rio. A nossa educação anda, sem sombra de dúvidas, bastante capenga.
A educação ofertada hoje aos nossos jovens, se contradiz com as diretrizes do país. Conflita com as perspectivas de avanços técnicos no futuro.
A Educação Básica é o ponto de partida para que se possa estar pavimentando o caminho de nossas crianças em direção a um futuro melhor, mais digno, com oportunidades reais. E essa mesma Educação apresentou indices bastante insatisfatórios por todo nosso estado. E Angra infelizmente, consta nesta trágica estatística. A escola que obteve as melhores notas, oferta a seus alunos livros, muitos livros, ao contrário de apenas quadras e brincadeiras.
Precisamos avançar e muito neste quesito: educação de qualidade. Como poderemos estar construindo um país forte, sustentável, com oportunidades iguais sem este fator primordial?
Uma coisa muito importante que vem sendo discutida em Brasília, pelo senador Cristovam Buarque, é a Educação Integral, diferente de Escola em Tempo Integral. Não basta manter a criança o dia inteiro dentro do ambiente escolar, claro que ante ficar nas ruas, é uma excelente opção, no entanto, quando falamos de Educação Integral, versamos sobre uma oferta mais ampla, mais abrangente, completa, que passa pela contrução da cidadania.
A situação de Angra, a continuar nessa toada, é deverasmente preocupante., O que podemos aguardar para o futuro de nossas crianças? A Educação no município precisa passar por um amplo e democrático debate junto à sociedade. Precisamos estabelecer metas de desenvolvimento e cuidar para que as mesmas sejam cumpridas. Não se pode relegar a segundo plano assunto tão sério como este.
O tempo está passando e estamos perdendo-o. Por uma mudança qualitativa na Educação de nossa cidade, já!
Para que não se diga que a crítica é apenas uma crítica, click no link abaixo e veja o que acontece em Sobral, no Ceará.
http://aprendiz.uol.com.br/content/breswufrig.mmp
pdtangra12@hotmail.com