sexta-feira, 11 de novembro de 2011

FATOS QUE A MÍDIA IGNORA.

Augusto Ribeiro
10/11/2011
Fatos que a Mídia Ignora

 
A onda de denúncias envolvendo repasses de recursos do governo federal para ONGs chega agora ao Ministério do Trabalho e Emprego, onde os propalados “mal feitos” aconteceram muito mais por conta da impotência da máquina estatal de fiscalização em fazer frente aos inúmeros convênios firmados com o terceiro setor, do que por inconsistentes indícios de corrupção, esta supostamente restrita a um servidor do ministério. Tais denúncias buscam ainda, macular a imagem do PDT ao fomentar uma divisão interna que serviria de combustível para o afastamento do Ministro Carlos Lupi.
 
Esquece a imprensa golpista, no entanto, de mencionar que durante a administração pedetista no Ministério do Trabalho foram implantadas as chamadas públicas para convênios com o terceiro setor, o que impediu a prática antiga de indicação direta de entidades por parte dos administradores públicos. Foi também a administração pedetista que cancelou, desde 2008, a execução do ProJovem Trabalhador por intermédio de ONGs, e que desde 2010 não firma mais convênios para qualificação de mão de obra com instituições privadas sem fins lucrativos.
 
Ou seja, a administração pedetista no Ministério do Trabalho e Emprego vem, ao longo do tempo, adotando medidas concretas que combatem a utilização exacerbada de ONGs como meio para execução de políticas públicas voltadas à qualificação profissional, algo que não ocorre em outros ministérios. Ao contrário, aqueles órgãos ampliaram sua atuação com o terceiro setor. Estas, portanto, são medidas concretas de combate à corrupção por meio de ONGs,  que a mídia parece não querer reconhecer.
 
Os que hoje criticam o envolvimento do governo
com o 3° setor são os mesmos que destruíram a máquina
do Estado e dilapidaram patrimônio com as privatizações”
 
Cabe ressaltar que a utilização do terceiro setor como instrumento de execução de programas e projetos governamentais se acelerou muito durante a década de 90, quando o neoliberalismo foi implantado definitivamente em nosso país. Naquele momento, a lógica do “Estado Mínimo” passou a restringir cada vez mais a atuação dos órgãos públicos no desempenho...leia mais.

pdtangra12@hotmail.com

Um comentário:

EDUARDO GURU BRUNO disse...

NAMASTHÊ...
...que atire a primeira pedra aquele que... nunca achou o seu vizinho feio ... a galinha do vizinho é mais gorda...
Tudo isso é uma metáfora do que acontece no macro cosmos, em Brasília,o rôto não pode falar do esfarrapado,agora quem é rôto e quem é esfarrapado,aí é com a nossa consciência...