Paulo Araújo, responsável pelo setor de turismo na equipe de transição da futura prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, reconhece o dilema da Ilha Grande:
—" Existe uma necessidade de capacitar os profissionais da ilha para lidar com os visitantes de alto nível. Atualmente, é tudo muito primário. Temos também que pensar em racionalizar a entrada dos turistas para que o crescimento não aconteça de forma desordenada."
A carência de mão de obra especializada em Angra, é um tema antigo e que, ao que parece, tem passado despercebido por todos os gestores até agora. O foco acaba por ser mais direto e comentado em relação à mão de obra industrial, no entanto, nossa maior indústria, a do turismo; ainda que pessimamente explorada, sofre e muito com esse quadro.
Vale ressaltar que a qualificação para este setor pode ser feita em moldes novos e diferentes do que se pensava até bem pouco tempo. A Educação Digital pode e muito colaborar neste sentido. Propiciando um avanço rápido, melhorando o atendimento, as noções de higiene, de receptividade, enfim, até a questão do idioma pode ser contemplada por esta ferramenta. É só um pouco de querer, de boa vontade política e, principalmente do próprio setor. Afinal, são ações que podem muito bem serem implementadas pelos empresários sem a necessidade de que seja necessariamente por iniciativa do poder público.
Agora, uma questão premente que urge a intervenção do poder público, diz respeito às ocupações desordenadas que ocorrem na Ilha Grande. A falta de moradia e o crescente movimento nos bares restaurantes , pousadas e afins, geram a necessidade de contratações de profissionais de fora da ilha.Não há como ir e vir todos os dias, portanto, as acomodações têm se tornado precárias e a favelização é uma preocupação, também citada por Carlos Araújo em sua entrevista.
Recomendamos aqui, um exemplo triste do que tem acontecido em Paquetá.
http://degradou.blogspot.com.br/2008/11/ilha-de-paquet-um-bairro-do-municpio-do.html
participação, democracia e trabalhismo.
Dia do Servidor Público
Há 2 anos
Um comentário:
Complicado postar um palavrão desses, a justiça tem co-responsabilizado os autores de blog...muda aí.
Postar um comentário