sexta-feira, 30 de abril de 2010

SOBRE O CEFET. ATENÇÃO.

Conforme explicitado pela secretaria de educação, as vagas do CEFET seriam ocupadas sem a realização de concurso público, o que achamos um equívoco, assim chamemos, e sobre isto postamos AQUI, CEFET, SEM CONCURSO. É A CARA DA CIDADE.

A alegação era de que não haveria tempo o suficiciente para a realização do mesmo. Hoje somos sabedores de que esta "seleção", que deve estar sendo realizada de acordo com os critérios ditos à época, melhores desempenho em português e matemática, frequência e idade, já começou.

No entanto este processo deveria estar se dando da forma mais transparente possível, haja visto que já começou capenga. O concurso público para a admissão em escolas públicas é condição sine qua non. No entanto os alunos não estão sendo informados das notas obtidas no ano anterior, base para a escolha dos felizardos, ou seja, o escolhido foi fulano e ponto final.

Cremos que assim não deveria se dar. Portanto fica aqui nossa chamada à esta questão. Seguida de uma singela sugestão:

-Considerando as condições de comunicação on line, fruto do atual momento de nossa civilização, cremos que poderia ser criada um espaço virtual, simples como um blog, onde, estaria a constar as notas dos escolhidos, assim como sua frequência e idade. Este link informado aos alunos com certeza seria bastante visitado e estaria motivando aos mesmos, ao contrário do que vem ocorrendo neste momento, onde se cria a possibilidade de discriminação ou apadrinhamento.
Simples assim

E a Educação Digital , heim?
pdtangra12@hotmail.com

AINDA SOBRE PORTO: OFF-SHORE PODERÁ GANHAR ÁREA EM SANTOS.

portogente
O ministro da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República, Pedro Brito, que esteve em Santos (SP) na última terça-feira (27), fez um discurso incisivo sobre habilitar cada vez mais o porto santista às demandas do mercado. Para o ministro, é ele (o mercado) quem vai indicar como deve se dar a expansão portuária na região, observando que tudo deve estar contemplado no Plano de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário (PDZ). “O Porto de Santos não tem nenhum tipo de estaleiro para atender a demanda, por exemplo, de um simples conserto de um navio”, observa. Leia AQUI.


PORTO: SERRA PRETENDE ACABAR COM A SEP.

Na quarta(28), o pré-candidato Joseé Serra afirmou, na cidade mineira de Uberlândia, que caso eleito presidente da república, pretende acabar com a Secretaria de Portos, voltando esta matéria ser tratada pela pasta do Ministério dos Transportes.

Neste Ministério a questão porto sempre foi tratada como subalterna e, um dos grandes avanços do governo LULA foi a criação de diversas Secretarias Especiais.

A declaração do presidenciável provocou reações contrárias em setores diversos. São inegáveis os avanços conquistados desde a criação da Secretaria em maio de 2007. Leiam mais AQUI.

quinta-feira, 29 de abril de 2010

A DEMOCRACIA.

"Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo. Amaldiçoamos a tirania onde quer que ela desgrace homens e nações, principalmente na América Latina."

Ulisses Guimarães.

pdtangra12@hotmail.com

quarta-feira, 28 de abril de 2010

2010. UMA CAMPANHA IMUNDA?

A internet tem a expectativa de vir a ser uma das mais importantes ferramentas neste próximo pleito. O poder de comunicação deste instrumento com certeza poderá levar informações aos eleitores pelos mais distantes confins deste Brasil. Informação boa ou podre. Se depender da turma da tuca-nada só vai ter coisa de péssima qualidade.

O deputado Brizola Neto denunciou hoje da tribuna da Câmara, AQUI,  uma ardilosa estratégia, se assim podemos chamar este tipo de coisa, da coordenação de campanha do Zé Serra a fim de difamar ao presidente Lula e à sua pré-candidata Dilma Roussef.

Os tucanos registraram diversos domínios de sites com nomes sugestivos, negativamente, para serem utilizados na campanha. AQUI.

É uma pena que as coisas caminham nesta direção, no entanto, o bipartidarismo que se enfia goela abaixo do povo brasileiro, a nosso ver, contribui para este cenário.

Leiam aos links disponibilizados acima e entendam melhor essa baixaria de ave rasteira.
Outras postagens sobre o tema se encontram no site tijolaço.com 

pdtangra12@hotmail.com

ARENA E MDB. BIPARTIDARISMO É RETROCESSO.

Do jeito que as coisas caminham, o Brasil poderá estar vivendo em breve um retrocesso político. Se já não o estiver.

Neste caso para que segundo turno? Qual a finalidade do mesmo?

Cassada a candidatura de Ciro Gomes.

terça-feira, 27 de abril de 2010

DIA 29 SERÁ DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA O FUTURO DA CIDADE.

No próximo dia 29, dois fatos de importância estarão em discussão no município. O primeiro versará sobre o destino das eleições de 2008, com o julgamento do caso Provetá. Como deve ser do conhecimento de todos, estará sendo julgado o processo que pede a cassação do prefeito Tuca Jordão e de seu vice, Essiomar Gomes, acusados de compra de votos. Alega o Partido dos Trabalhadores que foi oferecido transporte gratuito aos ilhéus em troca de seus votos para o candidato do PMDB, tendo inclusive em entrevista gravada e mostrada na TV Comunitária, a fala de um ilhéu onde o mesmo afirma que o transporte foi ofertado tendo inclusive vindo a funcionar e que, além dos ilhéus, seus familiares que moram no continente também teriam votado pelo bem estar dos parentes, ou seja, não se trata de " dois" votos, o que, para a lei é indiferente, pelo menos nas escrituras. A coisa toda já se arrasta pelos tribunais e a palavra final cabe à justiça.

Outro tema de relevãncia para nosso futuro como sociedade organizada será debatido na Câmara às 18h, proposto pelo vereador Ilson Peixoto: " A Prevenção ao Uso do Crack".

Esta droga vem se alastrando por todo o país, inclusive nas propriedades rurais, onde em recente reportagem televisiva, foi mostrado o estrago que está sebdo feito entre os jovens. Nas cidades a tragédia já é um fato consumado.

O Crack, um sub-produto do refino da cocaína, anteriormente jogado fora, hoje é distribuido para os jovens, e pasmem, não tem preço irrisório, não atinge apenas aos meninos de rua e tem se alastrado mais que notícia ruim. Seu poder de provocar dependência é demasiadamente superior ao de outras drogas tais como, maconha e cocaína. Seus efeitos aparecem tão rapidamente quanto desaparecem, provocando ao usuário o uso de mais e mais, o que, em pouco tempo já o torna dependente desta substância.(fonte:pesquisas na rede)

Lá atrás postamos sobre ações efetivas que estavam sendo propostas pelo grupo RBS, aqui, quando sugerimos uma interação para que pudéssemos estar agindo com eficiência contra este mal.

A conscientização é por demais importante, no entanto, não podemos ser ingênuos nem tampouco demagogos em acreditar-mos que os jovens fazem uso desta droga por desinformação apenas. Um conjunto de causas culmina nesta consequência, dentre elas destacamos a falta de uma estrutura educacional e, principalmente de qualificação. Pois para um jovem formado, com a perspectiva de um futuro decente, com dignidade e que vislumbra uma luz no fim do túnel, o mundo das drogas não é o melhor caminho. Ontem em reportagem televisiva, uma professora que atua em comunidades carentes do Rio, afirmou que o sonho da maioria dos garotos de sua escola é o de se tornar o bandido do pedaço. Chegando a afirmar, os alunos, que é melhor do que estudar.

Portanto, analisando como esta praga já se alastrou por esse Brasil afora e, agora já infesta nossa cidade, crêmos que o caminho mais palpável a ser trilhado no combate a este mal se chama : "Educação", educação de qualidade com formação profissional. Com certeza não resolveremos com aparato policial apavorando os usuários, videm a Cracolândia de São Paulo.

Assim sendo, mais uma vez malhando em ferro frio, afirmamos aos nossos representantes no Legislativo Angrense:



"ADOTEM A EDUCAÇÃO DIGITAL ONLINE", é um primeiro grande passo para arrebanhar-mos nossos jovens dos braços da morte.





segunda-feira, 26 de abril de 2010

LUIZ SÉRGIO TENTA EVITAR VAIAS A CABRAL.

No último domingo o Partido dos Trabalhadores promoveu seu Encontro Estadual na quadra da Portela.A pré candidata Dilma Roussef estava presente, tendo chegado ao evento acompahada do atual governador Sérgio Cabral, do prefeito do Rio Eduardo Paes, José Dutra e de Lindberg, agora não mais pré candidato ao governo do estado.

Em resposta à imprensa a ex-ministra disse que Sérgio Cabral é o candidato do partido no Rio, no entanto, não houve descarte ao apoio a Garotinho: "No que se refere a outros palanques, a coordenação da minha campanha e todos os partidos da base aliada vão decidir as condições, se vai haver ou não outros palanques. Mas hoje, o Sérgio Cabral é a pessoa, é o governador que nós vamos, que o Partido dos Trabalhadores do Rio de Janeiro vai apoiar”, completando..“assim que se caracterizar as coligações que nós falamos, vai haver uma reunião entre todos e uma decisão a respeito”,

Por diversas vezes o governador do Rio foi vaiado pelos militantes do PT, fazendo inclusive com que o deputado federal Luiz Sérgio tentasse "aliviar":“Quem convida recebe com carinho”, o que de pouco adiantou.

Presente ao encontro esteve também o presidente estadual em exercício do PDT, José Bonifácio.



domingo, 25 de abril de 2010

POLÍCIA MILITAR DE OLHO NOS BLOG's E TWITTER's. DE OLHO BOM.

direto do G1

PM usa cada vez mais a internet no combate ao crime
Policiais trocam mensagens eletrônicas, criam blogs e twitters.
Meio serve para receber denúncias e aproximar população.
Aluizio Freire












Comandante Mário Sérgio consulta seu blog

(Foto: Divulgação/PMERJ)
A internet passou a ser mesmo uma grande aliada da Polícia Militar do Rio no combate à criminalidade. Estimulados pelo comandante-geral, o coronel Mário Sérgio Duarte, um dos primeiros oficiais a utilizar blogs para propagar suas idéias, outros militares começaram a se sentir à vontade diante das ferramentas tecnológicas.

O coronel Mário Sérgio mostra intimidade com a ferramenta. No “Idéias e ações”, sua página pessoal, ou no “Blog do 01”, onde se manifesta como comandante, reúne seus artigos com abordagens filosóficas, comentários sobre posturas da corporação e algumas polêmicas.

Foi assim em dezembro de 2007, quando acusou os autores do filme "Tropa de Elite" de utilizarem no filme idéias destacadas em seu livro "Incursionando no Inferno - A Verdade da Tropa", de 1994. Recentemente, travou um embate virtual com o ex-governador Garotinho. Farpas de ambos os lados.

Em outro episódio, usou o meio para justificar-se diante de uma acusação de que estaria caçando um usuário do twitter (miniblog) que estaria vazando o boletim da PM para acesso indiscriminado na internet. Ele nega a acusação, mas revela que mantém um olhar atento sobre os blogs, inclusive o Praças da PMERJ.

“Passei a acompanhá-lo diariamente, ainda que em alguns momentos se permita publicações mais agrestes e alguma catarse individual bem compreensível”, afirma o comandante.

Comandante-geral quer ampliar rede
Mário Sérgio garante ainda que sua idéia é ampliar o uso do sistema para aproximar a Polícia Militar da população.

“O Centro de Comunicação e Informática da PM está desenvolvendo uma série de projetos de inclusão digital da corporação e de inserção nas redes sociais. E cada comandante de batalhão tem a autonomia necessária para criar formas de comunicação online com os integrantes dos conselhos comunitários e com os moradores em geral. Muitos já fazem isso com eficiência”, declara.

Tenente Júlia troca e-mails com a população

(Foto: Aluizio Freire)Um dos oficiais que utiliza os recursos tecnológicos no dia a dia de trabalho, como se fosse um executivo de empresa, é o tenente-coronel Rogério Seabra, comandante do 19º BPM (Copacabana), que não desgruda de seu celular modelo Blackberry para conferir os e-mails e acessar a internet.

É no aparelho que ele recebeu nesta terça-feira (20) mensagens parabenizando o batalhão por ter zerado os índices de criminalidade no bairro no mês de fevereiro, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Em 2007, quando houve uma proliferação de blogs anônimos criticando a Polícia Militar, o então relações públicas da PM, tenente-coronel Rogério Seabra, defendeu o uso da ferramenta com cautela.

Musa no contato com a população

"É uma ferramenta de comunicação em que alguns divulgam e outros divagam sobre a corporação”, disse, na época.

Para melhorar a comunicação com os moradores, uma equipe do 2º BPM (Botafogo) criou um blog para divulgar as atividades da unidade e oferecer outras informações de segurança.

No batalhão do Leblon, o 23º BPM, o tenente-coronel Rogério Leitão está trabalhando para criar uma linha direta com a população através da internet.

Mas para que o relacionamento não fique frio, escolheu a simpática tenente Júlia Liers, relações-públicas da unidade para fazer os contatos e coordenar a equipe de comunicação.

“É uma relação de confiança, já que podemos responder as mensagens e manter uma proximidade com a população do bairro”, afirma a policial, que já foi eleita musa da corporação no carnaval e recebeu a permissão do comandante-geral para desfilar na Marquês de Sapucaí como destaque da Porto da Pedra, além de exibir sua beleza como rainha da bateria da Independente de São João de Meriti.

E-mails e sites da Polícia Militar:
pmerj.org/blog
19º BPM (Copacabana):
23º BPM (Leblon):

Em tempo os vereadores já estão liberados a acessarem aos blogs de Angra?



quarta-feira, 21 de abril de 2010

NUNCA SE PAGOU TANTO IMPOSTO. NUNCA SE ROUBOU TANTO.

fonte rede pdt.

Haja imposto para alimentar essas farras, fabricar novos ricos e engordar os mais antigos. Mais de 37% de tudo o que produzimos nos tomam na mão grande sob forma de tributos, uma extorsão recordista, envolvendo a União, Estados e Municípios. Veja esses números do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário: Em 2008, a arrecadação no país foi de R$ 1,056 trilhão. A estimativa do IBPT é que em 2009 a arrecadação feche em R$ 1,070 trilhão, praticamente estável. Para 2010, a previsão é que o brasileiro pague R$ 1,2 trilhão em impostos. Estudo do IBPT mostra que, em 2009, cada brasileiro pagou aproximadamente R$ 5.553,00 em impostos. Se a previsão do instituto se confirmar, em 2010 o contribuinte vai desembolsar R$ 6.219,00 (ou R$ 512,25 por mês ou R$ 17 por dia) tudo a título de pagamento de tributos.
É muito dinheiro, caríssimos! Se fosse empregado corretamente, teríamos serviços públicos de primeiro mundo. No entanto, invariavelmente, boa parte do nosso suor, do nosso sangue e das nossas lágrimas vai direto para os "terceiros" que mamam nas tetas do erário e repartem seus ganhos com os senhores de todos os poderes - os desmascarados, mas soltos e saltitantes, ou ainda os escondidos na blindagem da experiência em malbaratar os recursos públicos. Enquanto isso, a mídia se dedica prioritariamente à crônica medíocre da corrida pelos podres poderes, oferecendo-nos pesquisas e excitando-nos para a vil disputa de cunho exclusivamente pessoal, como se tudo num regime dito democrático se resumisse a uma gincana de ambições, vaidades e futricas entre quadrilhas rivais. Não há como conviver com essa farsa sem recorrer a uma purgação que possa nos abrir as portas de um novo horizonte - ainda que perdido no tempo e no espaço. Nem que essa busca de uma resposta onírica seja apenas o ato de matar saudades do berço amado.


PARABÉNS, BRASÍLIA.




pdtangra12@hotmail.com

MOÇÃO DE APLAUSO PARA O BOTAFOGO...E A CIDADE CAINDO!

PÁRA PÔ......A!!!!

pdtangra12@hotmail.com

terça-feira, 20 de abril de 2010

CRACK! O TEMPO URGE. AÇÕES EFICAZES JÁ!

Durante a sessão ordinária da Câmara de Angra, o vereador Leandro Silva discorreu sobre sua preocupação com as drogas que infestam , não só nosso município, como a todo o país, por que não dizer o mundo. Preocupação justa e válida mas, que precisa adentrar ao campo das realizações. Ao que entendemos, foi aprovada pelo Legislativo municipal a " Semana de Prevenção às Drogas"(perdoe-nos caso não seja este o nome oficial), que consistirá em palestras nas escolas alertando aos jovens sobre os malefícios das substancias tóxicas.Pois bem, é válido, no entanto, além de palestras uma vez ao ano, é imperioso que sejam ofertadas oportunidades de desenvolvimento intelectual, cursos que possam capacitar nossos jovens para que os mesmos possam vislumbrar uma luz no fim do túnel, que não seja o trem. Que os motivem para alcançarem as realizações de seus sonhos. Para isto não há outra condição que não seja a educação, a formação técnica e/ou universitária. Para isto, passamos boa parte de nossa existência(do blog), propondo que o executivo adote a EDUCAÇÃO DIGITAL ON LINE, que pena até hoje nem um " não, obrigado".

É ingenuidade crermos que os jovens estarão se livrando do ambiente nefasto das drogas, vividos em suas comunidades carentes, lastreadas estas decisões apenas em palestras. A perspectiva de vida, de desenvolvimento e crescimento, seja pessoal ou profissional, é o que pode fazer com que nossos jovens se afastem da violência e das escolhas equivocadas. Fora isso é Trololô.

Eis que agora temos, batendo à nossa porta, como uma realidade fatídica, o CRACK. Droga de poder destruidor mais nefasto que a cocaína, fruto de sua produção, o que podemos chamar de a borra do produto.

Lá nos idos do ano passado, quando foi promovida uma Audiência Pública na Câmara(naquele tempo tivemos um monte delas, só não conseguimos ver os resultados práticos), postamos aqui a necessidade de ser abordada esta questão com mais ênfase. Na matéria: " Crack! Nem pensar!"

Hoje, não temos os dados específicos das apreensões realizadas pelas autoridades policiais em nossa cidade, no entanto, não são poucas. Nossa juventude está sendo consumida por esta poderosa droga e, o que é ainda pior, ela não tem escolhido cor, sexo ou idade. Seu objetivo é destruir a todos.

Assim sendo, fica mais uma vez nosso clamor:
"Educação Digital Já!!"

Como primeiro passo de libertação de nossos jovens.


pdtanghra12@hotmail.com

GLOBO RECUA E TIRA DO AR PROPAGANDA SERRISTA.




A Rede Globo colocou no ar, no último domingo, um vídeo comemorativo aos seus 45 anos. Nada a ver com o 45, afinal, paraníóa não dá mais. Mas, o texto, que deveria ser repetido à exaustão, fazia referências, inconfundíveis, entre o slogan do Zé Serra, "O Brasil pode mais", com o, no momento seu, "Todos queremos mais: educação, saúde e, é claro, amor e paz. Brasil, muito mais”.

O histórico da Rede Globo em intervenções políticas, é do conhecimento do povo Brasileiro, pelo menos dos mais antenados nas eleições.

A grita foi geral, através de blogs, principalmente, as reclamações ganharam eco, repercutindo até no TSE, tendo sido talvez este o motivo que a levou a retirar do ar a propaganda serrista tão rapidamente.

Cabe a ressalva de que, alguns atores ameaçaram a empresa afirmando que não participariam deste engodo e, se necessário, recorreriam à justiça.

Com essas e outras, podemos perceber que as coisas não mais estão fáceis como antes. Claro que os jornais não darão a repercussão necessária ao fato, no entanto, a prova cabal é de que não estamos passíveis de engodos sem contraponto. As mentiras, induções, manipulações entre outras artimanhas uasadas pelos poderosos da mídia serão combatidas pelas redes sociais e de comunicação alternativa. Temos este exemplo em Angra onde, hoje, os blogs atuam com muita propriedade no cenário político.

É isso Brasil.

pdtangra12@hotmail.com

segunda-feira, 19 de abril de 2010

UNIVERSIDADE ABERTA LEONEL BRIZOLA. VÍDEOS COM PALESTRAS. ASSISTAM.

A Universidade Aberta Leonel Brizola disponibiliza vídeos com palestras e eventos pertinentes, não só ao Partido, como para o Brasil em geral.


pdtangra12@hotmail.com

DILMA AFIRMA QUE PRIORIZARÁ EDUCAÇÃO. TAMOS DENTRO.

A ministra Dilma Roussef, promoveu o lançamento de seu blog, obtendo mais de 7,2 mil acessos simultaneamente. Como uma de suas primeiras inserções ela fala sobre o futuro do Brasil e as alternativas para que o país possa continuar no rumo e no ritmo do desenvolvimento e de uma mais igualitária divisão de seu bolo. A educação entra como uma  das principais prioridades
.

"Não se trata de ver o país como uma escala binária entre o certo e o errado, entre o bom e o mau, entre o bonito e o feio. Trata-se de reconhecer a vitalidade de um momento definidor dos rumos do Brasil. Há vinte anos batendo às portas do clube dos países desenvolvidos, estamos a um passo de atravessar o seu umbral. Com estabilidade. Sem sobressaltos."

"A gigantesca incorporação de grandes contingentes do povo ao mercado de consumo, por via do controle da inflação, das políticas sociais agressivas e da distribuição de renda, mostra que é hora de deixar o passado onde ele deve estar: para trás. Do mesmo modo, pode-se citar o fato de que, no governo Lula, do qual fiz parte, com muito orgulho, o Brasil rompeu a rotina histórica segundo a qual os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento crescerão quando crescerem os países ricos, e entrarão em crise junto com eles. Fomos os últimos a trafegar pelo terreno pantanoso da crise financeira internacional, e os primeiros a atravessá-lo. Repita-se: com estabilidade e sem sobressaltos. E sempre sob a proteção visível da democracia."
 
Em tempo: o acesso à internet, mais especificamente, aos blogs, continua proibido aos vereadores de Angra? 
 
pdtangra12@hotmail.com
 

sábado, 17 de abril de 2010

UM ALENTO...CRESCE O NÚMERO DE EMPREGOS NO SETOR NAVAL. UMA TRISTEZA....CONTINUAMOS SEM QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL.

No link abaixo pode ser assistido a um vídeo sobre o desenvolvimento do setor naval, onde aponta para o crescimento das oportunidades profissionais.

http://www.blogspetrobras.com.br/fatosedados/?p=21374

Sugerimos a sessão.

A industria naval tem alavancado postos de trabalho em um entrelace com o pré-sal. Não pairam dúvidas quaisquer de que estes postos de trabalho exigem, a rigor, qualificação profissional, portanto, ou nossa cidade acorda para este detalhe fundamental ou, continuaremos a reboque  da maré. Inserindo nossos jovens que desejam e precisam trabalhar, nos postos subalternos. Como exemplo próximo, citamos a questão do litoral norte paulista, onde, escolas técnicas estão sendo implantadas e os jovens preparados para este novo mercado, mais moderno, mais tecnológico, de ponta.

Do que jeito que estamos, como sociedade, só nos restarão os andaimes e a faxina.

Quando faremos tanto?
Trololô...Trololô...Trololô...

pdtangra12@hotmail.com

sexta-feira, 16 de abril de 2010

PREFEITO NA CÂMARA.

A presença do prefeito Tuca Jordão, ontem, na Câmara de Angra dos Reis, como primeira aparição pública para se propor ao debate das questões que afetam o município desde às fortes chuvas do dia 1º de janeiro, não deixou de ser um passo importante nesta intrincada agenda.

Cremos que muitas dúvidas ainda pairam por sobre as cabeças, não só dos moradores diretamente afetados, assim como de todo cidadão que se preocupa com os rumos a serem tomados.

Na afirmação de nosso alcaide, Angra mesmo com este salutar orçamento, tem como capacidade de investimento, algo em torno de trinta milhões. Comparados aos quinhentos e quarenta e nove milhões, se não nos falha a memória, representam apenas 5 por cento do montante. Isto é como um engessamento da capacidade de investimento. Precisa ser revisto.

Quanto a uma mudança total de paradigmas, onde o município entraria em uma grande reforma, por si só, acabaria por imobilizar as ações necessárias ao desenvolvimento municipal, por longo período, portanto, cremos que se faça necessária a criação de um projeto no sentiddo de estarmos promovendo ações de outros cunhos, tão ou mais importantes, que a nosso ver deveria ser a educação para a qualificação de nossos jovens, pois, senão, mais este período perdido será debitado, agora, na conta do Pedrinho( São Pedro para os menos íntimos).

As mudanças sugeridas no Plano Diretor, em um debate franco e transparente com a população, poderá sim, ser de utilidade para a sociedade.Com franqueza e transparência. Face ao histórico destas alterações.

As casas que deverão ser construídas para atendimento aos desabrigados e desalojados, pela sua forma construtiva e custo, bem que poderiam ser ofertadas a outras famílias no município, possuidoras de terrenos e com habitação precária. O financiamento para este fim deveria ser promovido em entendimento entre a municipalidade e a Caixa Federal. Ou seja, estaríamos ampliando o atendimento à questão habitacional em nossa cidade.

São apenas pensamentos a serem discutidos....caso haja interesse, é claro.

pdtangra12@hotmail.com

quinta-feira, 15 de abril de 2010

ENXUGANDO A MÁQUINA.

Os Conselheiros do Conselho Consultivo Municipal de Niterói, por conta dos gastos a serem efetuados devidos aos desabamentos ocorridos no município, decidiram por abrir mão de seus vencimentos. Hoje de seis mil mensais.

O Conselho foi criado em maio de 2009, por sugestão do executivo.O mesmo se reúne uma vez por semana, é formado por empresários , educadores, produtores culturais, jornalistas entre outros profissionais.

São destinados ao pagamento dos vencimentos dos Conselheiros, uma verba de 2,2 milhões anuais. Mais que o destinado para o reflorestamento, recuperação e limpeza de encostas, que é de R$966.144,00.

A proposta foi apresentada na noite da última quarta-feira. O prefeito Jorge Roberto disse que vai analisar o pedido de renúncia.

Os Conselheiros afirmaram que irão continuar exercendo a atividade mesmo sem a remuneração.


TUCA ANTENADO NOS BLOGS


O prefeito Tuca acaba de afirmar na Câmara que não mais serão construidas residências sobre antigo lixão do Bélem.


12:22h

quarta-feira, 14 de abril de 2010

CARECE DE DEBATE.


OU NÃO?

ANTIGO LIXÃO DO BELÉM.

terça-feira, 13 de abril de 2010

OS NÚMEROS AGORA BATEM MENOS AINDA. CUSTO ANGRA.

Reconstrução do Rio pode custar até R$ 250 milhões

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, disse hoje que elabora um mapeamento geológico detalhado da cidade atingida pela chuva para identificar as encostas e as regiões que podem ou não receber reassentamento. A recuperação da cidade deve custar entre R$ 200 e R$ 250 milhões.

Paes informou que a prefeitura fechou ontem boa parte dos valores relativos à recuperação da cidade, o que incluiria repavimentação de ruas e limpeza do leito dos rios, num total em torno de R$ 200 milhões. Ele destacou ainda que autorizou o início imediato, pela GEO-Rio, de todas as obras necessárias para liberar os acessos ao Parque Nacional da Tijuca e ao Cristo Redentor. As obras estão avaliadas em R$ 5 milhões.

Paes deu essas informações após as reuniões que teve nesta manhã com representantes do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e do Ministério Público Estadual para mostrar os planos de reassentamento e indenização para as famílias desabrigadas. No Tribunal de Justiça, o prefeito esteve com o presidente do TJ-RJ, Luiz Zveiter, e os juízes das varas de Fazenda Pública da Capital. No MPE, Paes se encontrou com o procurador-geral de Justiça, Cláudio Soares, e com promotores de diferentes áreas.

Paes também entregou cópias dos laudos técnicos da GEO-Rio e da Defesa Civil Municipal recomendando a retirada imediata dos moradores de oito comunidades - Urubu (Pilares), Prazeres (Rio Comprido), Fogueteiro (Centro), São João Batista (Botafogo), Cantinho do Céu e Pantanal (parte da comunidade do Turano, na Tijuca), Laborioux (Rocinha) e Parque Columbia (às margens do Rio Acari).

Por aqui mais de trezentos milhões.


segunda-feira, 12 de abril de 2010

ENCOSTA É SEMPRE ÁREA DE RISCO? OU PERIGOSO É POBRE?

do tijolaço.com
Coloco aí ao lado uma coleção de fotos de comunidades construídas em encostas tão ou mais íngremes que as do Rio de Janeiro. Só que ficam nas Ilhas Gregas, em Cannes e Nice (França) e no principado de Monte Carlo. Poderiam ser na Itália ou em Jerusalem, na Turquia, no Líbano. São construções, como se vê, na maioria antigas, algumas centenárias. Os seus construtores ocuparam as encostas, e eu suponho que Leonel Brizola não estava lá para incentivar essa ocupação. Nelas, também não havia água, esgoto e luz. Nem havia luz, aliás, na época em que foram erguidas, exceto a do sol e dos candeeiros.

Por sorte, porém, não havia O Globo, também.

Senão teriam sido removidas.

Mas não foram e hoje são lugares limpos, seguros, urbanizados. Há drenagem, há cuidados estruturais, há contenções.

Atraem milhares e milhares de turistas do mundo inteiro e são uma das maiores fontes de emprego e renda do litoral mediterrâneo.

Se os pobres saíram de lá é porque aquilo se valorizou tanto que muitas das casas foram compradas pelos ricos. Outras, as famosas vilas, já pertenciam a eles, como temos aqui no Joá e em outros pontos da cidade.

Estamos assistindo a uma mistificação. Uma coisa é construção em encostas. Outra, bem diferente, é construção precária em encosta.




ARTIGO: A POLÍTICA DO MURO.

"A culpa das mortes é da irresponsável ocupação desordenada de áreas irregulares, das encostas, por isso eu quero construir muros nas favelas, para impedir a expansão das favelas! Veja a onde estão as mortes. São os mais pobres que morrem, por isso, temos que ser cada vez mais duros na disciplina da ocupação do solo urbano, com aparato da polícia. Já falei com os prefeitos: contem com o Governo do Estado!" Governador Sergio Cabral (GloboNews, 06/04/2010, 12h30).

Em Varsóvia o exército alemão na segunda guerra construía guetos para colocar isoladamente os judeus, eram basicamente bairros isolados da cidade por muros e portões, desta forma Hitler poderia facilmente não só controlar como identificar e exterminar os judeus. É difícil entender a política do Governador do Estado do Rio de Janeiro, a culpa dos desastres ocorridos na cidade maravilhosa nestes últimos dias não só é do pobre como a uma imensa necessidade do povo do estado em isolar estes para que a tragédia não chegue a bairros como Lagoa, Flamengo, Botafogo, Copacabana e centro do Rio. Pelo que eu saiba a política habitacional do estado e do município é que deixa muito a desejar, ineficiente, incoerente, deficitária, e como política e atuação publica totalmente equivocada. Este governo de múltiplas facetas e eventos como copa do mundo e olimpíadas, de exclusão social e que gosta, segundo a própria declaração do governador, de se redimir dos compromissos políticos e sociais e colocar a culpa no pobre favelado que não pode nem se defender de tais acusações, Serginho Marreta ataca de novo sem papas na língua e sem a menor cerimônia, com toda esperteza do mundo fazendo da tragédia alheia, sua chance de ouro para mobilizar a classe media e alta contra o pobre coitado que está espremido entre o perigo da moradia e o sem ter para onde ir. Quero lembrar ao governador que na história recente, o gueto de Varsóvia ficou famoso pela resistência que ofereceu à dominação nazista durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sido praticamente destruído pelas tropas invasoras, que pelo jeito é o que quer o mandatario do estado, destruir a pobreza acabando com o pobre, perfeito, cortar o mal pela raiz literalmente.

O pior é o PDT se coligar com este homem, vindo a reboque de suas declarações, é inaceitavel que um partido que sempre tentou resolver a ocupação e solucionar a moradia dos mais necessitados, permitir a politica do muro, que se construa guetos para a população carente usando, segundo declaração do próprio governador, a própria força. O companheiro Valim, o companheiro Porfirio e outros que colocaram suas posições contrárias a esta ação do governo, assim como todos os companheiros da Rede PDT podem e devem se manifestar a estas declarações de oportunismo do governo estadual, colocando a responsabilidade de sua falta de governo, nos barracos de madeira mal feitos e precariamente cobertos, afinal de contas pobre não tem dinheiro. Apelo a executiva regional, aquela que tem poder de decisão no estado, que desfaçam esta engendrada ideia de se coligar com o PMDB, com o governador Sergio Cabral Filho, com as benções do prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes, os companheiros da executiva podem e devem incentivar a iniciativa de candidatura própria ao nosso glorioso pardido fundado por Leonel de Moura Brizola.

Paulo Silva, cineasta/roteirista/filiado ao PDT desde 1989.

COMO PODEMOS OBSERVAR, O LEQUE É GRANDE.

// Postado por mariel
MAIS QUE PREVISÍVEL, ERA CERTO ACONTECER.
A tragédia que se abateu sobre a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, com maior efeito na cidade de Niterói, não pode ser creditada apenas às alterações climáticas que vivemos. Ela desmascara a face da irresponsabilidade gestora de nossos políticos em cargos executivos que, via de regra, ignoram as indicações e pareceres técnicos de arquitetos e urbanistas, engenheiros, cientistas e outros especialistas a serviço do estado ou em favor da sociedade, priorizando ações de investimento eleitoral, como essas de perpetuação de avanços de comunidades urbanas sobre áreas de risco, investindo na chamada “urbanização de favelas” sem considerar o nível de insegurança civil que demanda da instabilidade geológica nesses locais, das cotas de alagamento nas bacias hidrográficas onde se encontram, embora disponham de relatórios, pareceres, pesquisas e estudos técnicos emitidos pelos organismos do próprio estado como as secretarias de governo e as universidades, por exemplo, desaconselhando ou alertando a possibilidade dessas tragédias.




Antes mesmo de eleitos, com o objetivo de o serem, distribuem entre as comunidades tijolos, sacos de cimento, ferragens, esquadrias e afins como apoio à efetivação dos assentamentos urbanos que se desenvolvem nessas áreas. Após eleitos procedem como antes descrito cumprindo o que chamam de “ações sociais do estado”, concedendo as facilidades de serviços urbanos para permanência da comunidade nos locais de alta probabilidade de acidentes climático-geológicos. Uma atitude como a de dar um doce envenenado a uma criança, deixando a Deus a responsabilidade de sua morte…

Foi isso que aconteceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em Seropédica, em Angra, enfim. Uma sequência infindável de atitudes irresponsáveis de governantes eminentemente políticos, politiqueiros, populistas, mais preocupados com suas ascensões políticas que com as responsabilidades inerentes aos seus sobre a segurança civil da população. Para eles a chuva é sempre maior do que devia ser, o lixo sob o terreno onde edificam os pobres é de sua própria responsabilidade, a vida das pessoas é responsabilidade exclusiva do Deus todo poderoso. A desordem urbana conseqüente disso tudo, que hoje domina a Região Metropolitana do Rio de Janeiro, é insolúvel. O prefeito do Rio de Janeiro manda desapropriar um morro e transferir as famílias, coisa pontual e tardia… O prefeito de Niterói chora as obras de urbanização sobre o lixão desativado, determinadas por ele mesmo, a despeito dos pareceres técnicos emitidos pelos departamentos da UFF… E no reservado de suas alcovas, choram a perda de duzentos eleitores!

Mariel de Oliveira
Arquiteto e Urbanista
Mestrando em Engenharia Urbana Poli-UFRJ/2009

pdtangra12@hotmail.com

domingo, 11 de abril de 2010

JEITINHO SUICIDA.

domingo, 11 de abril de 2010
 Por Cristovam Buarque
Muito antes de os céus se prepararem para a chuva, as tragédias no Rio, em São Paulo e em outras cidades já estavam em preparação.

As tragédias são produto da natureza e dos seres humanos, por suas ações e omissões.

Há um século, libertamos os escravos sem fazer a reforma agrária e sem considerar que isso forçaria as migrações em direção às cidades. Desde os anos 30, iniciamos o salto para a industrialização, aumentando a migração.

E submetemos nossos projetos de infraestrutura urbana à vontade e à voracidade de um modelo de desenvolvimento perdulário e concentrador.

A consequência é que as cidades estão pagando pelos erros e omissões do passado. Atraímos migrações e usamos recursos para viabilizar a indústria automobilística, e não para dar segurança aos moradores. Em vez de urbanizar os morros, blindamos os caminhos por onde a água vazaria.

Fazemos nossas cidades sobre o alicerce dos jeitinhos e por governos sem visão. Em países ricos e responsáveis, vias são construídas respeitando as águas, com fortes investimentos na sua drenagem e atendendo aos direitos sociais das maiorias que são respeitadas com os investimentos urbanos necessários.

Esses países levam em conta o longo prazo. Nós ficamos presos no imediato, não levamos em conta o futuro.

Resolvemos o problema de cada pedaço de asfalto sem considerar que, um dia, todo o território estará asfaltado; deixamos que a pobreza expulse cada brasileiro do campo, sem perceber que, um dia, as cidades estarão superpovoadas; toleramos construções em ladeiras vulneráveis, sem considerar que um dia as fortes chuvas, sem terem para onde escorrer, arrastarão mulheres e crianças, soterrando-as. O Brasil construiu suas cidades como se as chuvas jamais fossem acontecer com a densidade concentrada que só ocorre com certa raridade mas que acontece. E, para não mudarmos o modelo de desenvolvimento e o imediatismo que norteiam as decisões, vamos dando jeitinhos, como se as chuvas nunca viessem em densidades infernais, mas previsíveis no longo prazo; usando políticas públicas que privilegiam apenas a solução de problemas de uma parte pequena e privilegiada da sociedade.

A natureza é paciente, mas não tolera jeitinhos.

Não podemos jogar a culpa somente nos atuais governantes, nem apenas nos governantes locais, nem mesmo em todos os governantes. A culpa é da nossa cultura da preferência pelo imediato e do pavor à prevenção. A culpa não está só nos céus. A chuva não escolheu o Rio. Foi o Brasil que escolheu o caminho da imprevisão. Fizemos a opção pelo imediatismo, pela concentração, pela industrialização, pela urbanização apressada, com infraestrutura incompleta.

A tragédia vem da chuvomissão.

As chuvas aumentam de volume, os governantes escolhem investimentos que não levam em conta o longo prazo; a omissão fecha os olhos, os ambientalistas não são ouvidos; o resultado é a tragédia.

Esse é um problema que nenhum governante vai resolver, se o Brasil continuar com a prática do jeitinho suicida: os baixos salários são compensados com baixa exigência, com aposentadorias precoces, vale-transporte, vale-refeição; a pobreza é compensada com bolsas assistenciais; a falta de habitação, com a tolerância com a ocupação irregular do solo; a falta de estadistas para mudar o futuro do país, com políticos geniais no convencimento de que tudo vai bem.

Certamente que os governadores e prefeitos precisam fazer seus deveres de casa, mas nenhum conseguirá resolver os problemas de sua cidade se o Brasil continuar desprezando o futuro.

Comemorando o aumento do número de carros, vias asfaltadas e viadutos construídos, em vez de implantar um novo modelo de desenvolvimento que comemore a moradia, a ocupação regular do solo, o respeito ecológico.

Enquanto isso não for feito, a chuva e a omissão continuarão a provocar tragédias cíclicas, gritantes e visíveis, ao lado de outras, permanentes, mas que nos negamos a ver, na saúde, na pobreza, na educação, na migração por necessidade de sobreviver.

Estas, sim, as verdadeiras causas.

Fonte: Artigo publicado no jornal O Globo de sábado, 10 de abril

pdtangra12@hotmail.com

PEGA UM , PEGA GERAL.

9 de abril de 2010
Por Eucimar Oliveira
Do blog youpode

Agora é à vera? Então que seja. E para todos. Em Niterói, a polícia (Delegacia do Meio-Ambiente) já abriu investigação para apurar as responsabilidades (causas naturais ou negligência das autoridades) sobre a tragédia (talvez com 200 mortos), no Morro do Bumba, uma área de lixão no passado. Pode sobrar para muita gente, civil e criminalmente, e no bolo inclui-se o prefeito Jorge Roberto Silveira.

E no Rio? Por que a autoridade policial ainda não se moveu como se moveram os barrancos dos morros que mataram dezenas? Afinal, desde o primeiro dia, o governador chama de irresponsáveis quem mora nestas áreas e o prefeito apelou, apelou e de tanto apelar e não ser atendido, editou um decreto para a remoção compulsória dos moradores de área de risco. Se preciso, usará a força.

Só que ao falar desde sempre em áreas de risco, Paes está também falando para toda a sociedade que a existência de tais locais já eram do conhecimento da prefeitura pelos perigos oferecidos aos seus habitantes. Paes, como Jorge Roberto, conhecia os problemas e cruzou os braços. Os dois foram omissos e, portanto, carregam, no mínimo a culpa da desídia administrativa. Paes também deve ser ouvido por um delegado, ter sua administração investigada quanto à ocupação do solo urbano e ser levado aos tribunais, se assim for necessário. Que os dois provem o contrário no inquérito.

É imprescindível saber direitinho se verbas previstas para obras no Morro dos Prazeres, por exemplo, foram retidas. E para outras comunidades do festejado e premiado Favela-Bairro. O que fala a respeito o ex-secretário de habitação e deputado federal pelo PT Jorge Bittar? Cesar Maia, o ex-prefeito, também tem algum esclarecimento a oferecer neste sentido?

A tragédia parte corações e embota mentes. A chamada condição psicológica para a remoção pura e simples está dada pela dimensão da tragédia e pelo desejo midiático manifestado em todos os jornais, todos os dias.

Mas onde estão as condições sociais, logísticas, urbanísticas, humanitárias e até econômicas para a transferência dessa gente? Onde irá morar? A muitos quilômetros do trabalho? Vai comprometer a sua já mínima renda em mais gastos com transportes? Terá escolas, creches, um hospitalzinho qualquer que seja?

A classe média e as elites sempre nutriram o sonho de remover as chagas das favelas de perto de seus belos apartamentos e mansões,especialmente na Zona Sul. Mas madames donas de boutiques de luxo, empresários de restaurantes sofisticados (alguns até se financiam com dinheiro de fundos de previdência de servidores) e lojistas de shopping já imaginaram como iriam operar, por exemplo, com o fim da Rocinha? Certamente, não.

Perderiam toda mão de obra eficiente, barata, que chega na hora por morar perto e que lhes garante o lucro atrás de balcões, como manobristas, cozinheiros, garçons e faxineiros (fora outras atividades).

Nenhum plano de retirada de pessoas destas áreas pode ser considerado sério, socialmente justo e sem um viés fascista se não estiver acompanhado de um projeto urbano consistente, eficiente e digno de reassentamento das famílias e que não se limite à segregação. Fora disso, é preconceito, apenas, é querer varrer não a poeira, mas os cadáveres para debaixo do tapete.

A ação ou omissão de Jorge Roberto precisa ser esmiuçada, como a de Paes e talvez a de César e antecessores. De fora, por enquanto, só Cabral e outros governadores. Todos têm a seu lado a legislação que responsabiliza somente a prefeitura pela ocupação do solo. E Cabral conta com mais: ao chamar os moradores das áreas de risco e irresponsáveis e suicidas, ele se exime de qualquer culpa. Suicídio é um crime por quem o cometeu e morto não pode ser condenado e nem, depois de bater as botas, processar quem dele fala mal.

E Angra não está de fora desta situação. Além de diversos outros municípios. O que contestamos, é a crucificação de Jorge Roberto, com a complacência para os fatos idênticos que por aqui ocorreram.

pdtangra12@hotmail.com

sábado, 10 de abril de 2010

NÚMEROS QUE NÃO BATEM.

Na quarta-feira, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, havia solicitado ao governo federal investimentos na ordem de R$ 370 milhões.

"Estamos analisando todas as demandas, inclusive em função das novas ocorrências desta madrugada em Niterói", afirmou Guerra.

Aqui em Angra as previsões de gastos para a reconstrução da cidade também ficou na faixa dos trezentos milhões. As imagens mostram desproporcionalidades entre os estragos. Quem está errado?

Será que o custo Angra está tão alto assim?
pdtangra12@hotmail.com

FICHA LIMPA: PROJETO É FUNDAMENTAL PARA MORALIZAÇÃO DA POLÍTICA.

08/04/2010

Assessoria Dep.Paulo Rubem Santiago

Pela segunda vez este ano, a votação do projeto Ficha Limpa (PLP 518/09 e outros) foi adiada. Desta vez foi transferida para a primeira semana de maio. Os líderes decidiram encaminhar as propostas para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para eventuais mudanças no texto do relator. A comissão terá prazo até o dia 29 de abril para aprovar um parecer sobre as propostas.

Para o deputado Paulo Rubem Santiago (PDT-PE), que também é o coordenador da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, o projeto precisa ser votado com urgência para que o cidadão possa saber quem foi o parlamentar que votou contra ou a favor do projeto, que é fundamental para moralização da política. “Quando o cidadão vota, ele está colocando uma procuração na mão do parlamentar para representá-lo na vida política. A pessoa está confiando que o político administre bem o dinheiro e não desvie recursos da administração pública. Esse projeto vai evitar que, caso seja condenado em segunda instância, seja candidato novamente”.

Se o parecer não for aprovado até essa data, as propostas serão analisadas diretamente pelo Plenário em regime de urgência. O PMDB e PT se comprometeram a assinar o pedido de urgência apresentado hoje pelo DEM. A expectativa inicial era começar a discutir as propostas sobre o assunto ainda hoje, em sessão extraordinária marcada para o início da noite.

Emendas
Alguns líderes anunciaram que apresentarão emendas para mudar o texto do relator, deputado Índio da Costa (DEM-RJ). O texto da principal proposta em análise – o Projeto de Lei Complementar 518/09, de iniciativa popular – impede a candidatura de quem tiver qualquer condenação em primeira instância. O relator, deputado Indio da Costa (DEM-RJ), alterou essa exigência com o objetivo de evitar perseguições políticas. Ele propõe a inelegibilidade dos candidatos somente após a condenação em órgão colegiado, independentemente da instância.

CADEIA NELES !!

Interessante a postagem no blog do amigo Adelson Pimenta, onde pede a prisão do prefeito de Niterói, Jorge Roberto Silveira, sob o título: " Cadeia Nele".

A bem da verdade este problema de ocupações irregulares, sob o olhar complacente dos gestores públicos, sabido há muito, vem tomando o foco dos refletores, com as constantes catástrofes ocorridas, principalmente em nosso estado.

Mas nossa surpresa se deu pela radical mudança de postura do amigo comunicador, pois, em Angra quando dos desmoronamentos em 1º de janeiro, saiu-se apressado com a máxima de que: " não é hora de apontar culpados, e sim ajudar às vítimas", no que concordamos. No entanto, as vítimas já foram socorridas, muitas estão até hoje sem saber a que rumo tomar, tiveram suas casas demolidas e, até a Casa Legislativa, formada pela esmagadora "base do Governo", já sinaliza para este estado letárgico de atuação do executivo, e o amigo, até hoje ainda não clamou pela prisão dos responsáveis, pelo menos os que deveriam ser, dada sua postura para com o prefeito Jorge Roberto Silveira. Será que o braço de Jorge Roberto, distante, seria menos perigoso que o do ex-prefeito de nossa cidade , ou ainda de seus antecessores? Seriam os mortos de Angra menos importantes que os de Niterói? Seria o tal relatório de 2002, que mais parece perna de cobra, menos visível e importante que a vista a olho nú em Niterói?
Fala sério, amigo.

pdtangra12@hotmail.com