domingo, 31 de janeiro de 2010

FLA 5x3 FLU. VIROU DO AVESSO.


pdtangra12@hotmail.com Adriano, Love e Cia.

VEREADOR PARENTE E OS NOMES DE RUAS.

Dando uma lida no blog do referido vereador é possível verificar através de uma lista, as ruas que tiveram por ele os seus nomes indicados e aprovados pela Câmara. A bem da verdade, é cabível uma reflexão: afinal como veio se dando o crescimento do município nos últimos anos para que tantos logradouros tenham permanecidos "anônimos"? Terão estas ruas sido construidas e habitadas em dois dias e duas noites? Terá sido apenas mais um descaso do poder público? Existem romarias de migrantes em direção à Angra?

De qualquer forma, a oficialização dos nomes destes logradouros só poderá contribuir para a organização urbana de nossa cidade. Tão carente neste aspecto.

Agora torçamos para que o vereador consiga por em prática suas idéias em relação à ocupação do solo em nossa cidade.

pdtangra12@hotmail.com

EDIALEDA NASCIMENTO NOS DEIXOU.

por Oswaldo Maneschi secompdt
Edialeda Nascimento, do Movimento Negro do PDT, morre no Rio

A presidente da Secretaria Nacional do Movimento Negro do PDT, Edialeda Salgado do Nascimento, de 69 anos, faleceu na manhã deste sábado (30/1) no Rio de Janeiro, vítima de um infarto. O sepultamento de Edialeda será neste domingo, às 16h30m, no Cemitério Jardim da Saudade, em Sulacap, no Rio de Janeiro. O velório será feito em dois locais: no sábado, até às 12 horas de domingo, no Memorial do Carmo, no Caju, na capela E; e no cemitério Jardim da Saudade, na capela 08, a partir das 13h, até a hora do sepultamento. Nos dias 15, 16 e 17 de janeiro, em Brasília, Edialeda presidiu seminário nacional do Movimento Negro do PDT.

A médica Edialeda Salgado do Nascimento, Secretária Nacional do Movimento Negro do PDT, fundou o partido junto com Leonel Brizola depois de ter feito parte do Gabinete Civil do Presidente João Goulart, antes do golpe de 1964. No 1º governo Brizola no Rio, em 1982, foi Secretária de Estado de Promoção Social, além de presidir a Fundação Leão XIII.

Em 2002, quando Brizola disputou o Senado pelo Rio de Janeiro, ocupou a primeira suplência na chapa. Nas eleições de 2006 disputou a vaga de Senadora pelo PDT. Como forma de fortalecer o PDT, Edialeda disputaria as eleições deste ano como candidata a deputada federal.

Muito ativa, nos últimos meses vinha participando da campanha em defesa da indicação do ex-Senador Abdias do Nascimento para Prêmio Nobel da Paz, além de ter presidido - semana passada em Brasília, de 15 a 17 de janeiro, um seminário nacional do Movimento Negro do PDT para o avanço das políticas públicas voltadas para os afro-descendentes.

Fluente em francês, italiano, espanhol e inglês, Edialeda Nascimento representou o PDT em diversas reuniões e congressos no exterior, inclusive da Internacional Socialista, além de ter sido organizadora e conferencista do I Congresso de Mulheres Negras das Américas, realizado em 1984 no Equador. Ela também participou como conferencista de dezenas de congressos realizados na América Latina, Estados Unidos e Europa sobre a questão do negro e da mulher.

Edialeda sofreu infarto na manhã deste sábado, foi internada às pressas, mas faleceu. Ela deixa dois filhos, Antonio Augusto e André, e netos. O Sepultamento será neste domingo (31/01) no Cemitério do Jardim Sulacap, às 16h30m horas. O velório será em dois locais: Memorial do Carmo, a partir deste sábado até o meio-dia de domingo, na capela E; quando será transferido para a Capela 8, do Cemitério Jardim da Saudade, na Sulacap, até a hora do sepultamento às 16h30m.

sábado, 30 de janeiro de 2010

TURISMO: DUNAS DE ITAÚNAS-ES.

No litoral norte do Espírito Santo, distrito de Conceição da Barra se encontra a Vilas de Itaúnas. Um pequeno povoado, hoje considerado como a capital nacional do forró pé de serra. Situada em uma área de aproximadamente 800m x 800m oferece aos visitantes 1.200 leitos fora os campings.

Com um turismo predominantemente jovem, formado por universitários em sua grande maioria de Minas Gerais, o local atrai pela sua simplicidade e beleza. Com um ecossistema bastante diversificado, onde se encontram rio, dunas, alagados, mata atlântica, praia e principalmente sossêgo e tranquilidade, a vila se desenvolveu com grande projeção turística.


A gastronomia capixaba, bastante saborosa é um dos pontos de interesse pelo local.


No meio do ano, durante o festival nacional do forró, grandes nomes costumam se apresentar por lá, tais como: Elba e Zé Ramalho, Alceu Valença, Dominguinhos entre outras feras.

A partir de 1991 foi instituido o Parque Nacional de Itaúnas, o projeto Tamar está presente no local, pois, sua costa é utilizada para a desova de cinco espécies de tartarugas marinhas.

Um bom exemplo de desenvolvimento turístico com simplicidade e receptividade. 

MORADORES E EMPRESÁRIOS DE ANGRA COMEÇAM A SE ORGANIZAR APÓS TRAGÉDIA.

G1
Quase um mês depois da tragédia muitos continuam sem ter onde morar.



Defesa Civil já demoliu cerca de 100 casas no Morro da Carioca.
 
O Morro da Carioca, no Centro, é o principal endereço da tragédia. Na quinta-feira (28) à noite, na associação de moradores, as famílias das vítimas, pessoas que perderam suas casas ou sofreram algum tipo de dano, se reuniram pela primeira vez para organizar suas reivindicações diante do poder público.
 
Demoliram minha casa com três quartos, sala cozinha e banheiro que levei dez anos para construir. O problema é que não estamos encontrando mais imóvel para alugar com esse preço”, queixava-se a doméstica Maria Irene da Conceição, 45 anos, mãe de três filhos. “Esperava uma indenização. Afinal, perdi tudo o que tinha. No Morro da Carioca a Defesa Civil já demoliu cerca de 100 casas.
 
Turismo
 
A tragédia também afetou em cheio o setor turístico na região, um dos principais segmentos da economia do município. Na segunda-feira (25), representantes dos barqueiros, pousadas, hotéis e outros empreendimentos da área se reuniram com o prefeito Tuca Jordão, com quem deixaram um documento em que fazem um “pedido de socorro” solicitando providências emergenciais para evitar um colapso do turismo.



Estamos enfrentando cancelamentos em massa de reservas, antecipações de retorno, e desestímulo a vinda de novos turistas, reduzindo em cerca de 80% a taxa de ocupação, situação pior a que ocorre em baixa temporada, o que aponta para uma recessão sem precedentes no turismo em Angra”, diz a carta entregue pelo presidente do Angra dos Reis Convention & Visitors Bureau (ACVB), Gino Zamponi. “É um pedido de socorro, mesmo”, ressalta Gino.


O documento lembra ainda que o setor turístico, que atualmente gera cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos e responde por aproximadamente 30% da arrecadação municipal, de acordo com dados da TurisAngra, “corre o risco de se ver obrigado a promover demissões em massa e não conseguir honrar compromissos assumidos com investimentos em preparação para receber os turistas neste período de alta temporada”.
Leiam aqui matéria completa do G1.
pdtangra12@hotmail.com

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

OLÁ! TURISTA. 80 MIL VAGAS.

Postamos aqui sobre o programa OLÁ!TURISTA, do Governo Federal que oferecia cursos de inglês e espanhol para as categorias ligados ao setor de turismo em todo o país, por conta dos eventos internacionais que advirão. Olimpíadas e Copa do Mundo, além da capacitação por si só. Os cursos serão oferecidos pela internet através de tele salas, que, não dispondo os municípios, seriam instaladas pelo Governo Federal. Pois bem, quem saberia informar se nosso município estará sendo contemplado ou, participando deste programa que com certeza estará melhorando a receptividade em hotéis, pousadas , táxis, embarcações, restaurantes , enfim....

pdtangra12@hotmail.com

EU BENZO, TU BENZES, ELE BENZE......

Tem empresário andando pelas ruas e fazendo o sinal da cruz. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo...amém.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Por que nossos políticos com mandato são, na grande maioria, ignorantes? Porque a maioria dos eleitores que vota neles tem essas mentes brilhantes.

VALE DO PARAÍBA
Gazeta de Novo - O Vale do Paraíba é uma região sócio-econômica que abrange parte do leste do estado de São Paulo e oeste do estado do Rio de Janeiro, e que se destaca por concentrar uma parcela considerável do PIB do Brasil. Corresponde aproximadamente ao curso superior do rio Paraíba do Sul. Nas margens da rodovia Presidente Dutra (BR-116), exatamente entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo. A população do Vale do Paraíba, somada de todas as cidades da região é de quase 3,3 milhões de habitantes. A região possui um parque industrial altamente desenvolvido, destacando-se o setor automobilístico, aeroespacial/aeronáutico, bélico, metal-mecânico e siderúrgico, entre outras. As cidades mais importantes são: São José dos Campos, Volta Redonda, Resende, Barra Mansa, Barra do Piraí , Taubaté, Jacareí, Pindamonhangaba e Guaratinguetá.


Licença-maternidade de seis meses já pode ser concedida; Patrícia Saboya quer campanha de esclarecimento.


A senadora Patrícia Saboya (PDT-CE) disse nesta sexta-feira (22) que vai pedir ao governo que realize uma campanha, pelo rádio e pela televisão, para informar às trabalhadoras que a partir desta segunda-feira (25) elas podem reivindicar dois meses adicionais de licença-maternidade, além dos quatro a que já têm direito. A Receita Federal publicou nesta sexta (22) Instrução Normativa detalhando como as empresas devem agir para que o benefício seja concedido. A senadora é a autora do projeto, transformado em lei (lei 11.770/08), que possibilita os dois meses adicionais de licença-maternidade.



Para que as trabalhadoras tenham acesso aos seis meses completos de licença-maternidade a empresa deve aderir, pela internet, ao programa "Empresa Cidadã", da Receita Federal. O valor gasto pela companhia neste pagamento adicional poderá ser descontado do imposto de renda devido. A adesão da empresa não é obrigatória. Os primeiros quatro meses de licença-maternidade são pagos pelo empregador, que é reembolsado pela Previdência Social.


Só terão direito ao benefício trabalhadoras de empresas que fazem opção pela declaração de imposto de renda pelo lucro real, o que exclui empresas que pagam pelo chamado lucro presumido ou optantes do Simples federal. Cerca de 150 mil empresas declaram pelo lucro real, o que abrange quase metade dos trabalhadores da iniciativa privada. No geral, os governos e as prefeituras adotaram a licença de seis meses para suas servidoras. Detalhe: o projeto que saiu do Congresso previa o benefício para trabalhadoras de qualquer empresa, mas o presidente da República vetou sua concessão às firmas que pagam IR pelo lucro presumido.

O projeto da senadora Patrícia Saboya (PLS 281/05) foi aprovado pelo Senado em outubro de 2007, sendo enviado ao exame dos deputados, onde foi votado em setembro de 2008. O presidente da República sancionou a proposta uma semana depois, mas sua regulamentação, por decreto presidencial, demorou cerca de 15 meses para sair, o que ocorreu no dia 23 de dezembro último (decreto 7.053/09). A senadora atribui o atraso à Receita Federal, que "obviamente não quer perder arrecadação, especialmente em um ano de dificuldades financeiras, como foi 2009".


A lei e sua regulamentação também garantem licença remunerada de 60 dias à trabalhadora que adotar ou obtiver a guarda judicial para fins de adoção de criança, desde que ela tenha até um ano de idade. Se for criança de um a quatro anos, a licença será de 30 dias, período que é reduzido para 15 dias quando se tratar de criança entre quatro anos e oito anos de idade.

Eli Teixeira / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

FRASE DO DIA. POR QUEM ENTENDE.


As cabeças pensantes deste país estão envolvidas com pesquisas, aprimoramentos e trabalho, muito trabalho. O resto com a política.

pdtangra12@hotmail.com

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

ARTIGO: POR QUE SÓ DUAS CANDIDATURAS?


redepdt
João Vicente Goulart - Quem não se lembra do bipartidarismo que a ditadura militar nos impôs, com Arena e MDB, durante os anos de um país sem liberdade, de um país sem destino, de um país amarrado à censura, com os direitos individuais tolhidos? Demoramos muito tempo e paulatinamente viemos aprimorando, dia a dia, eleição trás eleição, o nosso sistema político, partidário e eleitoral, caminhando sempre na busca da melhora de nosso amadurecimento democrático. Por que hoje os políticos, agrupados em grandes partidos, PMDB, PT, PSDB, tentam através de um sentimento mal interpretado propagar a tolice de inculcar a teoria de que nossa próxima eleição presidencial tenha que ser entre apenas um candidato de situação e outro de oposição? Nós, brasileiros, sabemos que a grande quantidade de pequenos partidos muitas vezes age de forma servil aos grandes partidos, mas tê-los funcionando, sem dúvida, é uma conquista democrática da qual não podemos abrir mão, com o risco de regredirmos na conquista livre e soberana da democracia plena. Mas pior, muito pior, é submeter-nos ao autoritarismo pragmático que tentam esses pseudodonos da política que preza a raposa cuidar do galinheiro, como fazem PMDB, PT, DEM e PSDB, pensar que nós, brasileiros, após conquistar vários degraus de nosso processo democrático, tenhamos que votar já no primeiro turno em apenas dois candidatos, como se fôssemos uma tropa de bois a passar entre o brete e a porteira.

Há vários partidos funcionando. Não necessariamente temos que escolher o que pensam as raposas dos grandes partidos de grandes alianças. Para o bem desses partidos, seria lógico que em nosso sistema eleitoral de dois turnos tivéssemos a liberdade de escolher no primeiro o candidato de nosso partido, até para ver o desempenho e fortalecimento dos mesmos, uma vez que vivemos em uma democracia pluripartidária e esses vários partidos só se fortalecerão lançando os seus próprios candidatos. Teria que ser uma obrigação que ainda não tem base legal, mas que, eleição pós eleição, poderíamos aperfeiçoar para dar robustez ideológica a esses partidos e não aos homens que neles militam. Mas aí vem a cooptação dos maquiavélicos dirigentes dos grandes partidos querendo fazer do primeiro turno um embate plebiscitário entre os seus dois candidatos. Pelo andar da carruagem, vamos ter o que o nosso Brasil e seus eleitores merecem, caindo por terra a vontade unívoca de conduzir os votos da população plebiscitariamente. Que bom seria ter Cristovam Buarque candidato pelo PDT, Marina pelo PV, Ciro Gomes pelo PSB, Dilma pelo PT, Serra pelo PSDB, Cesar Maia pelo DEM, Heloísa Helena pelo PSOL e candidatos à presidência também pelo PP, pelo PRB e por todos os outros que queiram ter essa representação no primeiro turno para consolidar o pleito. Sem dúvida, o panorama seria diferente e vários candidatos favoritos cairiam no caminho como castelos de cartas. Seria mais um avanço da conquista de nosso povo em derrubar oligarquias políticas a serviço de seus interesses pessoais. A vontade das raposas não prevalecerá.

PS: Qualquer semelhança com Angra...é semelhança mesmo.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

DOIS GRITANDO.


Interessante o site motivo deste título. Além de participar de diversos fóruns de discussão, você poderá também sugerir o tema , ACESSE: http://www.doisgritando.com.br/

Independente de nós mais você sermos no mínimo três, vale a pena.

Faça sua parte. Participe. Sugira o tema.

pdtangra12@hotmail.com

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Olha aí, esse é meu guri. É seu também? É nosso?



Quem já foi assaltado, como se tentou fazer ontem, no centro do Rio, como este senhor argentino na foto que O Globo publica hoje, sabe que, na hora, a sensação é de medo e de vontade de reagir a esta agressão. Mas sabe que tem, ali, de manter a cabeça fria e evitar que um problema se transforme numa tragédia. Seria terrível se por algumas notas de dinheiro ou um relógio este homem perdesse a vida ou fosse ferido, não é?



Eu sei que vai ter gente que, de tão estressada e machucada com a situação de insegurança que a gente vive que vai discordar de mim. Paciência. Estou aqui para ser sincero e dizer daquilo que acredito e não para ser “palatável” por todos e garimpar uns votos. Meu pensamento e meu coração me exigem isso.


Queria convidar a todos para um raciocínio, sem hipocrisias. Aquele garoto, talvez com 10 ou 11 anos, foi preso. Honestamente, a chance de ele recuperar-se, mesmo que tivéssemos os melhores estabelecimentos correcionais – e não os temos – não seria das maiores. De abrigo em abrigo, depois de cadeia em cadeia, é bem possível que este menino se torne um criminoso.


Isso justificaria matar esta criança, como fizeram os massacradores da Candelária? Uma sociedade que se pretende civilizada pode instituir a pena de morte, ainda mais para uma criança desta idade? Você se disporia a matar uma criança desta idade?


Desculpem-me ser cru assim, mas se não nos dispomos a isso, temos que jogar o jogo difícil da recuperação, que é um jogo pesado, caro e de, reconheçamos, chances menores.


Este menino não foi parar aí em um dia. Ele fez um longo caminho até chegar a esta situação degradada. Ele está na escola? Provavelmente, não. Já esteve? Provavelmente, sim. Por que saiu? Alguém se importou com isso? Alguém ligou para o que ele fazia e como vivia nas outras 20 horas do dia em que não estava na escola mesquinha que teve? Alguém se preocupou mais com o que uma reprovação no primeiro ou no segundo ano deixou-lhe de recalque ou fez seus pais entenderem que ele “não tinha jeito pra estudar”?


Não é por ser negro ou pobre que este menino não podia ser meu ou seu filho. É assim que reagimos com nossos filhos, nesta idade? Poderíamos falhar, fracassar até, mas eu asseguro que estaríamos tentando, e tentando, e tentando mudar. Porque? Porque os amamos.


Quem amou este menino? Quem lhe deu tudo – mesmo sendo pouco – o que lhe poderia ter sido dado? Quem o acompanhou, quem lhe deu noções, quem lhe deu comida, saúde, orientação, brincadeira, alegria, carinho, disciplina, valores? Quem, um dia, lhe deu um ambiente de amor e não de indiferença? A família? A escola? A sociedade?

Nós, a sociedade, o que vamos lhe dar, agora? Quantos milhares de policiais teremos de pagar porque deixamos ele e milhares de outros guris chegarem aí? E vai adiantar?


Ele está roubando, ou tentando roubar, uma carteira. Tem de ser detido, sim. E nosso modelo de sociedade, roubou o quê dele? Esse modelo também precisa ser detido ou pode seguir fazendo mais mil, dez mil, cem mil destes guris?


A causa da educação pública, a causa de uma escola que acolha, assista, acompanhe, enfim, que ame de verdade as nossas crianças e que -como fazemos com nossos filhos – lhes dê tudo o que pudermos dar não é apenas para salvar este menino e todos como ele.

É para salvar-nos a todos de embrutecer. Salvemo-nos disso, por favor.

POLITICAGEM BARATA COM O SOFRIMENTO DO POVO...POIS SIM.

Anônimo deixou um novo comentário sobre a sua postagem "MORRO DA CARIOCA: SITUAÇÃO ALTAMENTE PREVISÍVEL!":



"(sic)criticar depois do fato acontecido e fácil, porque PDT e até memso(sic) o PT que estão por ai mas(sic) falando do que fazendo, que suas bases são de angrenses natos de familias tradicionais, não se juntaram antes para apontar o problema ao invez de esperar acontecer para depois sair fazendo politicagem barata com o sofrimento do povo, tenho certeza que esse comentario vai ser deletado pelo autor do blog. essa e hora do angrense dar as mãos, seja ele de qualquer partido, seja catolico, espirita, protestante, preto ou branco, mas n o fundo somos e sempre seremos angrenses que não seja de raiz mas de coração "

Prezado anônimo, seu comentário está publicado.
.
Quanto as críticas que apontas, não vejo desta forma. Há desde 2002 um relatório da Geo Rio, assim é dito, que apontava para a necessidade de intervenções nas áreas de riscos a fim de se evitarem tragédias como essa. Há determinação da Justiça para que providências fossem tomadas:

Portanto prezado anônimo, os problemas e as determinações para suas soluções já vêem de longa data e, por órgãos mais fortes e poderosos que nosso humilde PDT. Ainda assim foram desprezados.

Antes de responder a este seu comentário, não me furtei a dar uma lida em todas as postagens a respeito e, sinceramente, por nossa parte não identifiquei em nenhuma delas  " POLITICAGEM BARATA COM O SOFRIMENTO DO POVO", principalmente na qual postas-tes teu comentário. Pelo contrário, com as ferramentas disponíveis, que vão além de um simples Google Earth gratuito, o póder público do município podia, pode e poderá manter controle bastante detalhado destas áreas.

Em outro trecho, suas palavras me remetem ao início deste fatídico 1º de Janeiro de 2010 quando a primeira reação do poder público foi de, através de colaboradores, dizer a mesma coisa:

"essa (sic)e hora do angrense dar as mãos, seja ele de qualquer partido, seja catolico, espirita, protestante, preto ou branco".

Afirmação esta que concordamos e não poderia de forma alguma ser diferente. A estranheza fica por conta de ter sido tão solicitada, como ainda o é. Percebe?

Talvez não tenha percebido mas, nem tocamos nas CARTAS MARCADAS. O motivador das prisões ocorridas nesta operação, certa ou errada, não nos cabe julgar, é mister que está de volta à nossa comarca, foram concessões de licenças ambientais de forma irregular. A diferença para as ocupações das áreas de riscos na cidade é que pobre não paga propina. A não ser com voto.

E por fim gostaria de externar aqui uma opinião bastante pessoal: O que de mais nocivo para a cidade de Angra dos Reis aconteceu, politicamente, que essa colocação de ser PT ou ser Jordão? Se você concorda com o mal feito é parceiro. Senão, é petista.

Amigo, espero ter podido colaborar dando seqüência à sua reclamação, mas lhe peço: me deixe de fora desta nocividade. Aqui não cola. Talvez como troco na sinuca de bico.

pdtangra12@hotmail.com

VEREADOR TURBINE SEU MANDATO!


Para aqueles vereadores, milhares espalhados pelo Brasil, que não têem criatividade ou qualidade para elaborarem projetos de lei que atendam às necessidades dos munícipes(deram um tempo com esta palavra), podem COMPRAR seus "projetos".

Tem para todos os gostos e fins: educação, idoso, mulher, saúde e esporte e por aí vai. O pacote mínimo, de dez projetos, custa R$ 200, e o maior, com 100 projetos, R$ 1,2 mil.

Para o vendedor de boas idéias quem compra, no entanto, deve manter o sigilo.
 Tem pessoas que acham que não pode porque o vereador está comprando. Lógico, se o vereador lá na cidade tal divulgar que ele comprou projeto, vira chacota”, ressalva.


Amoral



Para o presidente da União dos Vereadores do Estado de São Paulo (Uvesp), Sebastião Misiara, não há necessidade de os vereadores comprarem projetos de lei. Segundo ele, há diversos órgãos, como associações de vereadores, entidades que representam municípios, prefeituras e secretarias que disponibilizam modelos de projetos de interesse público sem cobrar nada por isso.

O mínimo que podemos esperar é que, se resolverem comprar por aqui, que seja com dinheiro próprio e não da Câmara. Mas dificilmente isto ocorrerá por aqui face à qualificação de nossos edis.

domingo, 24 de janeiro de 2010

CONTENÇÃO DE ENCOSTAS. E SEU CUSTO REAL.



Visando um entendimento melhor sobre o que deverá ocorrer em nossa cidade em termos de obras de contenção de encostas, estamos buscando informações na rede para que possamos acompanhar com mais clareza o que deverá ser feito daqui por diante.

A bem da verdade são obras de grande volume e técnicas simples, já testadas e postas em práticas em diversas localidades.

Dentro deste estudo, nos surpreendeu o fato de que bananais são fatores preponderantes para o deslizamentos de encostas.No morro em frente ao campo de futebol logo após o encruzo da Enseada há um de dimensões consideráveis. Bem como pequenas áreas em diversos terrenos espalhados por vários morros de nossa cidade.

O custo destas obras deverão constar neste estudo.

Em breve postaremos considerações para análise de nossos internautas.

Deus salve os blogs.

sábado, 23 de janeiro de 2010

"POR DEUS TENHAM UM BLOG". PAPA "REPETE" BRIZOLA 13 ANOS DEPOIS.

O papa Bento XVI, em pronunciamento hoje, pediu aos padres que façam uso das ferramentas modernas de comunicação para se aproximarem mais, principalmente, dos jovens. Leiam AQUI.

Nos idos de 1997, Leonel Brizola enxergou na internet a possibilidade de se desvencilhar do escudo colocado pela mídia sobre sua pessoa.


SOBRE A INTERNET

"Quero chamar a atenção dos companheiros para a importância dessa coisa nova, que não tem dono e ninguém pode censurar. Precisamos nos qualificar para isso. Acho que aí conseguirei furar a cortina de silêncio que os jornais ergueram em torno de mim"

Leonel Brizola, março de 1997. Como sempre a frente de seu tempo.

Enquanto isso, por aqui.......

pdtangra12@hotmail.com

MINISTÉRIO DA JUSTIÇA: CURSOS ONLINE.

Direto do blog Programa de Opinião. O Ministério da Justiça estará ofertando cursos online pra diversas categorias ligadas à Segurança Pública. Click na imagem e leiam a matéria



Nada a mais nem tampouco a menos do que estamos(PDTAngra) propondo ao governo municipal desde o ano passado sem nenhuma resposta. Estará também o Ministério da Justiça equivocado?
Seria de muito bom tom que pudesse o amigo Adelson Pimenta comentar nossa proposta.Estudioso dos temas de importância à sociedade com certeza estaria colaborando para que menos jovens, face a falta de expectativas e oportunidades, continuem sendo manchete nos obtuários de nossa cidade.

CURIOSAMENTE.


Podemos observar em Angra, sem maiores esforços, talvez ocorra em outros municípios, a grande quantidade de jovens motoqueiros que levam sistematicamente na garupa, uma muleta. Como acreditamos piamente que não seja para criar qualquer tipo de disfarce anti-justiça, podemos deduzir que o nível de acidentados neste meio de transporte, entre os jovens, está deixando sequelas e gerando despesas hospitalares além do padrão. Observação feita.

pdtangra12@hotmail.com

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

WAGNER MONTES ESTÁ EM SEGUNDO NA DISPUTA PARA O GOVERNO DO RIO.


O deputado estadual Wagner Montes, segundo pesquisa do Vox Populi, está em segundo colocado para a disputa ao governo do estado. Cbral está a frente com 32%, Wagner vem em segundo com 24%. Com algumas variações no cenário, Cabral se mantém à frente. Com diferença apertada. Dependendo dos fechamentos políticos passa para segundo.
É o fenômeno Wagner Montes e o PDT em ação.

PDT SE REÚNE NESTE SÁBADO EM SÃO JOÃO DE MERITI.



O PDT se reunirá neste sábado na cidade de São João de Meriti em confraternização. A pauta, é claro, não fugirá das eleições 2010.
Estarão presentes além da Executiva Estadual, representantes de diversos municípios.
É necessária a confirmação de ida, portanto os companheiros interessados, favor entrar em contato com o partido em Angra.
24-9913-6672.

EDITORIAL DO JB: UM PAÍS CONTRA A MÁ EDUCAÇÃO.

Entre os maiores obstáculos ao pleno desenvolvimento do Brasil está a educação. Este é o próximo grande desafio que deverá ser enfrentado, com paciência, mas sem rodeios. É a bola da vez dentro das políticas públicas prioritárias do Estado. Nos anos 90, o país derrotou a inflação – que corroía salários, causava instabilidade política e irracionalidade econômica. Na primeira década de 2000, os avanços se deram em direção a uma agenda social, voltada para a redução da pobreza e da desigualdade estrutural. Nos próximos anos, a questão da melhoria da qualidade do ensino deverá ser uma obrigação dos governantes, sejam quais forem os ungidos pelas decisões das urnas.



Um retrato da má educação no Brasil foi apresentado na última terça-feira por um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Como sempre, há alguma boa notícia, novamente relacionada à cobertura do sistema, a indicadores quantitativos, mas logo descompensada pelos dados que mostram a qualidade no ensino.


O acesso dos jovens à escola aumentou. Em 2007, 82% dos adolescentes entre 15 e 17 anos frequentavam as salas de aula. É um avanço, ainda que não seja motivo de comemoração saber que 18% de jovens em idade escolar estão fora do sistema educacional. O problema é que, entre estes 82%, menos da metade, 48%, estava no ensino médio, ou seja, na etapa de ensino esperada para a faixa etária destes jovens. Os outros 52% formavam o grande contingente de estudantes em atraso escolar.


Esta defasagem é um dos grandes nós da educação, pois está associada a inúmeros fatores como a dificuldade de aprendizado, a falta de interesse pelos estudos e o aumento das possibilidades de evasão escolar.

Por outro lado, atitudes de condescendência com o desempenho dos alunos, na maioria das vezes, acabam por piorar ainda mais a situação. O professor finge que ensina, e o aluno finge que aprende. Não à toa, a outra face dessa mesma moeda é a de estudantes que, muito embora avancem e passem de ano, mal sabem ler e escrever. Há casos até de semianalfabetos que chegam ao ensino médio. Dados do Instituto Paulo Montenegro, braço social do Ibope, mostram isso.


A pesquisa do Ipea também abordou esse aspecto do problema e mostra que o Brasil ainda tem 1,5 milhão de jovens (15 a 29 anos) analfabetos.O detalhe é que, de acordo com números da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo IBGE, 44,8% das pessoas analfabetas com 15 anos ou mais já haviam frequentado os bancos escolares. Ou seja, a passagem por uma instituição de ensino, em muitos casos, torna-se mera formalidade.


Há uma série de razões que explicam esse quadro. Os baixos salários que não incentivam a entrada de bons professores para a rede pública – e até a particular – de ensino; a falta de investimento nos profissionais e na infraestrutura das escolas – que não exige grande sofisticação, mas o básico, como acesso a uma biblioteca – e, principalmente, um ambiente de valorização do ensino, sobretudo em casa. Como os pais, muitas vezes, têm escolaridade ainda mais baixa que os filhos – mas não só por isso – há um círculo vicioso. Qualquer política pública eficiente precisará ir além dos muros da escola.

Fonte: Jornal do Brasil de hoje, 21 de janeiro.
pdtangra12@hotmail.com

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

HAITI: PDT LANÇA CAMPANHA.


Durante reunião da Executiva Nacional do PDT, dia 19 de janeiro, foi lançada campanha para angariar recursos para ajudar na reconstrução do Haiti. Em 12 de janeiro, o país foi devastado por terremoto, deixando milhares de mortos e um número ainda maior de desabrigados. As doações podem ser feitas na
conta da Cruz Vermelha - Banco HSBC , Agência: 1276, Conta: 14526-84, CNPJ: 04359688/0001-51.
 O partido, engajado nesta luta, pede ajuda a todos os pedetistas, de norte a sul do país, para engrossar essa corrente de solidariedade pelo povo haitiano. No Haiti, faltam alimentos, remédios e até água potável. Mas solidariedade é algo que não vai faltar.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

PODERÁ NÃO SER O TREM....



80 MILHÕES. DEP. WAGNER MONTES PROMETE RASTREÁ-LOS.

O Dep. Est. Wagner Montes prometeu hoje em seu programa, Balanço Geral, acompanhar os caminhos que serão trilhados pelos oitenta milhões destinados a recuperação de parte da cidade atingida pelas chuvas. Que assim seja.

pdtangra12@hotmail.com

EM REUNIÃO NA ÚLTIMA TERÇA, EXECUTIVA NACIONAL DO PDT DECIDE POR APOIAR CANDIDATURA QUE AINDA NÃO EXISTE.SINAIS DOS TEMPOS.

pdtangra12@hotmail.com

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

PDT E PT AINDA COM CHANCES.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010
Por Gabriel


O senador Cristovam Buarque (PDT), em um evento com o presidente Lula na última quarta-feira (13), ouviu do petista mais um convite para ser candidato ao Senado na chapa majoritária do PT para o DF. Lula queria saber se a aliança PT/PDT já estava fechada na capital.


Cristovam deu a Lula sua resposta de sempre: para ser candidato ao Senado na chapa petista, ele precisa que o próprio presidente anuncie apoiá-lo na campanha. Além disso quer participar das prévias do partido, para ter contato com a militância e desfazer possíveis mágoas. Ou então, perceber que não terá o apoio da base e seguir outro caminho. Lula assegurou que tudo isso era viável.
Fonte: Blog da Paola.

pdtangra12@hotmail.com

PDT DISCUTE ELEIÇÕES 2010. NO RIO, O FENÔMENO WAGNER MONTES CONTINUA COTADO PARA DISPUTA AO GOVERNO DO ESTADO.



Executiva Nacional se reúne nesta terça, às 18h, em Brasília



A Executiva Nacional ampliada do PDT se reúne em Brasília nesta terça-feira (19/1), na sede do partido, a partir das 18 horas, para discutir as eleições presidenciais de 2010 e o momento político brasileiro. Além da direção nacional do partido deverão participar do encontro os líderes dos movimentos e secretarias nacionais do partido e, também, os integrantes das bancadas federais do PDT na Câmara e no Senado. O Ministro Carlos Lupi, do Trabalho e Emprego, e o deputado Vieira da Cunha, presidente nacional em exercício do PDT, estarão presentes.

Em tempo: o que mais poderíamos esperar do GUGU?

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

PETROBRÁS ABRE INSCRIÇÕES PARA CONCURSO PÚBLICO.



OS PLUVIÔMETROS E OS RESPONSÁVEIS PELAS MORTES.


Essa história de pluviômetros é muito séria e poderá até, ensejar a prisão de alguns. De acordo com o secretário de defesa civil e mais alguma coisa, aquele que nos prometeu uma resposta sobre a Educação Digital e até hoje....neca de pitibiriba,( povo burro, tapado e sem educação é mais facilmente encabrestável, não é secretário?), a responsabilidade pela não mobilização do efetivo no dia do sinistro anunciado, teria sido dos voluntários que não observaram os  famigerados pluviômetros....ora, ora, senhor secretário. Não sei se vocês tem percebido mas a população não está mais aguentando esse lero lero, manda mais que eu também quero. Com a palavra os cidadãos de bem e responsáveis pelo controle  pluviométrico da cidade, até o momento, no entender do secretário, os responsáveis pelas mortes. E não adianta o bando de ordinários  mandarem comentários de que o momento é de recolher os mortos e chorar junto com a família que essa não cola. Na verdade aqui nunca colou.É assim.

pdtangra12@hotmail.com

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

PÉ QUENTE, CABEÇA FRIA E CANJA DE GALINHA.


Aceitar, ou pelo menos analisar sugestões dadas não é, verdadeiramente, a marca deste governo. Confesso que muito me surpreendeu quando, no momento mais crítico dos acontecimentos, quando a lama ainda espirrava nos morros, o prefeito, como em um passe de mágica, elaborou em sua cabeça todas as soluções de um problema crônico e perverso que assola nossa cidade.

Particularmente, e espero estar enganado, a decisão de demolição das casas poderá ter sido precipitada. Tanto que já há manifestações de moradores contra esta ação. A sugestão é de que estas e outras tantas ações necessários, não restam dúvidas, sejam discutidas e avaliadas pela sociedade organizada e principalmente , pelos que podemos chamar de principais interessados, os moradores das áreas de riscos.

Não dá para ser à moda do " eu quero, e pronto".
Pé quente, cabeça fria e canja de galinha não fazem mal a ninguém.
Está dado nosso singelo recado.

pdtangra12@hotmail.com

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

CABRAL NEGA SUSPENÇÃO DO DECRETO 41.921."ELE PEGA OS BACANAS".


Questionando a irresponsabilidade da cessão de licenças a empreendimentos em área de risco, governador afirma que em Angra tudo pode:

“Tentaram vincular uma construção de mais de 20 anos a um decreto de meses. Em Angra dos Reis, não se podia nada. Ora, acaba podendo tudo, porque depois se consegue legalizar. O decreto tem como objetivo exatamente frear o '‘não pode nada, pode tudo’, agora tem regra como todas as outras APAs.”

Leiam mais aqui.
pdtangra12@hotmail.com

LULA LIBERA 80 MILHÕES IMEDIATOS.

msn notícias

O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, anunciou hoje a liberação "imediata" de R$ 80 milhões para Angra. Acompanhado do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do governador Cabral, Lima sobrevoou pontos de deslizamento no Morro da Carioca, em Angra, e na Enseada do Bananal, na Ilha Grande.

Está prevista para o dia 13 uma reunião para apresentação de projetos com o objetivo de evitar novas tragédias na região. As equipes do Corpo de Bombeiros de Angra dos Reis retomaram hoje as buscas a duas pessoas que ainda estão desaparecidas após os deslizamentos. No Morro da Carioca, a corporação procura por uma menina de 11 anos. Na Praia do Bananal, as buscas se concentram por uma moradora da região.

Por enquanto, o trabalho está sendo emergencial, com distribuição de alimentos, agasalhos, cobertores e colchões. A Defesa Civil Nacional tem 15 mil cestas básicas estocadas no Estado para o pronto atendimento. Segundo dados da Defesa Civil do Rio, são 20 localidades afetadas no Estado, 900 pessoas estão desabrigadas - as que perderam tudo e precisam dos abrigos públicos -, 1.868 estão desalojadas - as que podem contar com ajuda de vizinhos e familiares.

CAIXA D'AGUA NA MESMA SITUAÇÃO?

Em relação às edificações no alto do morro do Bulé que podem ter colaborado de forma contunde com o deslizamento no morro da Carioca neste momento(explico adiante), em relação ao morro da Caixa D'agua seria a mesma condição? Vejam imagens abaixo.


Voltando ao texto, por que "neste momento"? Talvez nada tenha a ver uma coisa com outra, afinal não sou geólogo e tampouco pretendo atestar situações de risco em encostas mas....analisando as imagens dos morros do centro e ao mesmo tempo seu lado oposto, que é no bairro do Retiro, podemos perceber uma diferença no que restou de mata de um lado e de outro. Com certeza do lado do Retiro a natureza descampou já há bastante tempo. Seria este o futuro do lado do Centro? Estando as ocupações desordenadas e incentivadas pelo poder público apenas acelerando este processo?
Com a palavra quem entende.........


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

A CÉZAR O QUE É DE CÉZAR.


Interessante o post de Adelson Pimenta(http://programadeopiniao.blogspot.com/2010/01/o-governo-de-cabral-em-angra.html) acerca das ações do governo do estado neste momento crítico pelo qual passa nossa cidade. Pena que faltaram muitos nomes de responsabilidade com certeza maior que a do próprio governador.

Essa de política pequena está bastante massificada no Plenário Avelino, ou seria Cassino? Eu heim.......
Um abraço.

SIRENES PARA A FUGA.


r7.com
O prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão (PSDB), declarou na manhã desta quarta-feira (6) que ordenou a instalação de pluviômetros [equipamento que mede o volume de chuva] em algumas áreas da cidade para alertar quando houver risco de deslizamento de terra.


Junto com esta medida, quando um certo volume de chuva – que não foi especificado por ele – for atingido, uma sirena tocará em toda a cidade para que os moradores da áreas de risco deixem suas casas. Esta é uma forma, de acordo com o prefeito, de diminuir as chances de novas mortes na região causadas por soterramento.

Na mesma coletiva, Tuca declarou que os prejuízos causados pela chuva na cidade já chegam a R$ 217 milhões, quantia pedida por ele ao Governo do Estado para reconstruir as casas destruídas pelos deslizamentos.

O prefeito declarou também a construção de imóveis.

Segundo informações de fontes da prefeitura ao R7, as novas unidades serão apartamentos de 45 metros quadrados. Ficarão em prédios de três andares com quatro imóveis cada. A administração municipal já escolheu três localidades para a construção dos prédios: Monsuaba (próximo ao terminal da Petrobras), Pousada da Glória (no bairro Balneário, próximo ao Centro) e no Frade.

Ao que parece então, a construção de dois blocos de apartamentos no morro da Carioca, neste momento, foi mais um lapso de retórica. E não poderia ser diferente.



FORMAÇÃO DE NUVENS MAIS DENSAS COMEÇA A DISSIPAR.

A formação de nuvens mostradas nas fotos anteriores já apresenta claros sinais de dissipação, tomando o rumo do oceano.

As previsões de que pode chover na região ainda se mantêem.


TEMPO NA REGIÃO: IMAGENS DE SATÉLITE.


Grandes nuvens cobrem boa parte da região sudeste.


créditos google Earth

Como podemos perceber estamos próximos ao "olho" desta formação.


Um pouco mais perto.


Informações(imagens) às 23:57h de 05/01/10.