segunda-feira, 31 de agosto de 2009

DO PRÉ SAL PARA A ESCOLA E O MEIO AMBIENTE.

blog do cristovan
Enquanto o presidente Lula e os governadores discutem como serão distribuídos os recursos dos royalties para a exploração do petróleo do pré-sal, Cristovam Buarque entra no debate para defender a educação e o meio-ambiente. O senador tem dois projetos que estabelecem critérios para a utilização dos recursos do petróleo. O primeiro projeto determina que todos os valores recolhidos por Estados e municípios a título de royalty pela exploração de petróleo devem ser aplicados, exclusivamente, em ações e programas públicos de educação de base e de ciência e tecnologia. O segundo projeto determina o pagamento de uma parcela adicional de royalty que as empresas exploradoras de petróleo deverão pagar para financiar a conservação da floresta amazônica. É o que Cristovam chama de "royalty verde: um preço que o consumidor de hoje pagará às gerações do futuro pela exploração da riqueza mineral brasileira. Para Cristovam, o Brasil precisa ter uma estratégia bem feita para não acabar desperdiçando toda essa riqueza que virá com a exploração do pré-sal. Como disse Cristovam hoje em seu Twitter, "tratado com leviandade, o pré-sal pode ser pré-catástrofe".

FALTA UM ESTADISTA !!!

O momento em que se iniciam de fato as conversações acerca dos parâmetros para a exploração do pré sal, é este. Pois, com a determinação do presidente, a discussão deverá se dar no Senado Federal. Grandes debates com certeza eclodirão por este Brasil afora.

Sem entrarmos em detalhes de números, a FUPE(Federação Única dos Petroleiros), apresentou dados que afirmam que a renda obtida pelo pré sal será de três vezes o que é obtido hoje, com a atual exploração petrolífera no Brasil. Destacamos que além destes novos campos, ainda temos petróleo na Bacia Amazônica, costa do Nordeste e parte do Centro Oeste.



Mas voltemos ao Pré Sal. É de se estranhar que os demais Estados da Federação não estejam fazendo o devido barulho neste tema. Senão vejamos: Rio, São Paulo e Espírito Santo pressionaram o presidente Lula contra alterações no Marco Regulatório, que poderiam vir a diminuir o valor do recebimento, por parte de seus estados, dos Royalties. No entanto esta “interpelação” é apenas mais um jogo de cena; legítima na defesa de seus interesses mas, sem poderes de decisão. E Lula já mudou o que foi combinado com eles ontem. Vai enviar para o Congresso em regime de urgência as alteraçoes proposta para o tema. Que são: a criação da Petrosal, mudança do regime de explora de Concessão para Partilha, a capitalização da Petrobrás, que deverá se dar com os recursos do próprio Pré Sal, a dez dólares o barril e a inclusão  da Cultura e Meio Ambiente nos recebimentos chancelados, além da Educação, Saúde, Ciência e Tecnologia. O senador Paulo Paim já tem propostas a serem incluídas na temática.



Entendemos que a riqueza daí advinda deva ser investida na formação de uma Nação de verdade soberana. Em uma Nação onde se possa estar desenvolvendo a capacidade intelectual de seus jovens, formando cidadãos qualificados para a sustentabilidade de seu futuro.



A concentração das riquezas de uma Nação não pode se dar em pequenas ilhas dentro de seu território, caso da região Sudeste e Sul. O presidente Lula está sendo muito feliz ao propor de imediato a chancela de recursos para as áreas de Seguridade. É preciso que a Educação esteja contemplada de forma inequívoca na divisão destes recursos pois, é ela quem dará a sustentabilidade ao processo.



Durante todo esse período de recebimento de royalties por parte de alguns municípios brasileiros, não se pode observar nos mesmos, avanços consolidados nas questões de desenvolvimento humano, saneamento, educação, enfim...com os recursos sem chancela, indo direto para o caixa dos governos, nada nos restou de palpável. As cidades ficaram grandes, ao invés de se desenvolverem. Falta toda uma infra estrutura. Podemos dizer: foi tudo para o ralo.



Não nos esqueçamos de que, por trás dessa montanha de dinheiro, ou atrás dela, estão interesses poderosíssimos. As Multis se articulam e fazem lobby a todo instante e lugar, para convencerem pessoas influentes e formadoras de opinião a defenderem suas pretensões, em detrimento do interesse de nossa Nação. A força de convencimento se dá especialmente em direção a quem tem poder de voto, leia-se nossos deputados e senadores.
Enfim, a pauta está só começando.
Pdtangra12@hotmail.com

SENHORES VEREADORES ESTAMOS MESMO ATRASADOS PARA A IMPLANTAÇÃO DE UMA USINA DE LIXO?

Aterro Sanitáro é o que queremos? Usina Verde. Uma Luz no Fim do Lixo. Click AQUI e assista a uma demonstração em Vídeo.
pdtangra12@hotmail.com

PRÉ SAL: OSMAR DIAS SE ENCONTRA COM LULA. O PETRÓLEO É DO POVO BRASILEIRO E NÃO DE ALGUNS ESTADOS PRAIANOS.



Fabio Campana 
Nesta segunda-feira, 31, o senador Osmar Dias (líder do PDT no Senado) estará com o Presidente Lula em reunião do Conselho Político que tem como pauta a divisão dos royalties da exploração do petróleo no Pré-Sal. Osmar defende que os recursos sejam divididos entre todos os estados e não fiquem somente nas mãos dos estados produtores. “Não é justo que só os estados produtores de petróleo fiquem com os royalties. Se partirmos deste princípio o Paraná deveria receber contrapartida de 25% de todo alimento que produz para o Brasil e com os royalties da produção energética de Itaipu já que destes nem o ICMS recebe”, afirma Osmar.
pdtangra12@hotmail.com

domingo, 30 de agosto de 2009

DE NERUDA A BRIZOLA.


No blog Resistência, seu ator, Cláudio Carneiro, que se desfiliou de nossa agremiação partidária, a muito contra gosto de diversos companheiros, ele sabe, posta uma homenagem de Neruda a nosso grande e respeitável líder, Leonel Brizola. Vale a leitura AQUI.

Em tempo:Lula estará agora às 19:00h, em reunião com Cabral, Hartung e Serra para conversações sobre o novo marco regulatório do Pré Sal. Para então amanhã estar decidindo o que poderá representar para o Brasil um novo marco em sua história, ou das Multis, torçamos que estas mudanças possam de fato estar trazendo avanços para nossa nação, no tocando a saúde, educação e uma melhor distribuição das riquezas entre seu povo.

A BRAVATA DE CABRAL E O ENTREGUISMO!!

do tijolaço.com
Ontem eu comentei (aqui e aqui ) que era preciso tomar muito cuidado com o que poderia haver por detrás desta “onda” regionalista em torno dos - repetindo mais uma vez, justos, justíssimos - royalties do pré-sal. E hoje, a atitude de confronto assumida pelo Governador Sérgio Cabral, dizendo que é “uma bravata nacionalista” o projeto que muda as regras - regras criminosas, criadas por FHC - de exploração do petróleo brasileiro, mostra que há mesmo muita coisa debaixo desta história.

Não me recordo de Sérgio Cabral Filho, na época membro do partido de Fernando Henrique, ter chamado de entreguista a decisão de quebrar o monopólio da União e permitir que as multinacionais se adonassem de parte do nosso petróleo.
Será que o Governador ameaçaria boicotar alguma coisa se não houvesse mudança de regras e ficasse tudo como estava. Basta que o Rio receba uma parcela e dane-se 0 Brasil? O que nós recebemos já vai aumentar muito com os novos campos. O Rio recebeu em 2008, mais de R$ 6 bilhões pelo petróleo. Com o pré-sal, mesmo que se extinguissem totalmente as participações especiais, seriam no mínimo mais R$ 7 bilhões por ano.
Queremos o dinheiro dos royalties, Governador Cabral, mas não às custas do Brasil. Nós não somos elitistas e mesquinhos ao ponto de desejar regras que só concentrem mais a riqueza - e nem é o Rio, mas São Paulo que terá mais com as regras atuais - e não distribuam a fortuna que virá do pré-sal de maneira socialmente justa.
O Rio de Janeiro, nos governos Marcello Alencar, Rosinha e Anthony Garotinho, os quais o senhor integrou, teve dinheiro dos royalties, mas não conseguiu dar um centavo de aumento aos professores, por exemplo.

O que podemos e devemos é lutar para o dinheiro extra que virá do pré-sal fique todo aqui. Mas com as pessoas, que precisam dele para terem um ensino de qualidade, com o desenvolvimento de tecnologia que nos dê capacidade e autonomia, com a defesa dos nossos idosos, com a boa idéia de destinar parte do bolo da União para sanear a previdência.

Se houver boa-fé na grita regionalista pelos royalties, vamos criar fórmulas para garantir cotas privilegiadas para os estados produtores nos fundos sociais a serem estabelecidos com o dinheiro do pré-sal. Mas não atirar recursos que o próprio Governador quantifica como equivalentes a “uma nova CPMF” num caixa livre, para que aconteça com eles o mesmo que aconteceu com o dinheiro daquela CPMF que era para a assistência médica da população e só cuidou mesmo da saúde dos banqueiros que a comeram com os juros altos.

O presidente da República, está certíssimo em anunciar que o dinheiro do petróleo vai ser destinado à educação, ao desenvolvimento científico e tecnológico e, talvez, ao financiamento da seguridade social. Poderemos, acredito, reverter também parte disso para projetos de infra-estutura. Quem sabe, com este excedente de petróleo, devamos investir em novas refinarias justamente nos estados produtores, próximos aos campos de extração? E devemos investi-lo, ainda, na criação de fontes de energia renováveis - biomassa, eólica e outras - que tornem o nosso desenvolvimento sustentável para além da duração do petróleo.
Governador, o senhor representa o povo mais imbuído de sentimento nacional deste país. Não faça bravatas regionalistas que representem o risco de manter o entreguismo do nosso petróleo. Eu quero acreditar que o senhor pode estar sinceramente defendendo os interesses dos Estados e não reforçando os apetites dos prefeitos do interior que estão de olho nesta nova maré de royalties. Até porque, se tudo fosse uma questão local, todo dinheiro deveria ir para os municípios e não, como hoje, ficar a maioria dele no Tesouro Estadual.

O Rio precisa se defender, sim, mas essa defesa passa pela educação integral, pela justiça social, pela dinamização da nossa economia e do emprego com a Petrobras e a indústria e os serviços associados (refinarias, estaleiros, empresas de recursos humanos e atividade técnico-gerenciais).
Dinheiro no cofre tem de ser bom para o povo, não para os governantes.


LICITADOS OS ÚLTIMOS OITO NAVIOS DA TRANSPETRO.

Banco de Imagem: Petrobras
Agência Brasil
A Transpetro licitou em 27/08 os oito últimos navios de um total de 49 que a subsidiária da Petrobras está contratando nas duas fases do Programa de Modernização da Frota Nacional de Petroleiros (Promef). Entre os navios gaseiros há os três primeiros que foram licitados na primeira fase mas cujo leilão foi cancelado por falta de acordo sobre o preço unitário das embarcações, considerado alto pela Transpetro.

Para a licitação, foram encaminhadas cartas-convite a dez estaleiros nacionais e a nove estrangeiros. A expectativa do presidente da Transpetro, Sérgio Machado, é de que as propostas técnicas e financeiras sejam entregues em outubro para que os contratos sejam assinados até o fim do ano.

O Promef deve gerar cerca de 200 mil empregos diretos e indiretos com a encomenda dos 49 petroleiros, com custo estimado de cerca de US$ 5 bilhões.

A compra permitirá à Petrobras uma economia inicial anual de US$ 300 milhões a US$ 350 milhões com o afretamento de embarcações para o transporte de cabotagem e de longo curso de seus produtos. Anualmente, a estatal gasta cerca de US$ 2 bilhões com o afretamento de embarcações.
Quando os navios contratados do Promef forem todos entregues, a frota da Petrobras para a área de transporte terá saltado dos atuais 53 para 102 petroleiros, o que reduzirá sensivelmente a dependência da companhia dos navios de bandeira estrangeira – atualmente a estatal usa 180 embarcações por afretamento.
São critérios a serem seguidos para as contratações pelo Promef: os petroleiros encomendados pela Transpetro devem ser construídos no Brasil, devem ter 70% de nacionalização e após a chamada “curva de aprendizado” a indústria naval brasileira deverá ter competitividade em nível mundial. Em 2010, a Transpetro receberá os primeiros quatro petroleiros, o primeiro em janeiro.

sábado, 29 de agosto de 2009

SERÁ QUE ENTENDEREMOS ISSO NOS PRÓXIMOS 500 ANOS?

Por Cristovam Buarque

Cada vez que alguma crise ética devasta a política, surge no Brasil uma espécie de horror a Brasília. Os analistas, eleitores, a população em geral parecem acreditar que os 81 senadores e os 513 deputados e a maior parte dos dirigentes do governo são brasilienses. Nenhum ministro atual é brasiliense, apenas 8 deputados e 3 senadores são de Brasília, portanto apenas quatro por cento dos parlamentares. Apesar disso, é a imagem de Brasília que hoje está associada à corrupção e à falta de ética na política.
A corrupção é provocada pelos eleitos no Brasil afora e pelo mau funcionamento dos trabalhos no próprio Congresso Nacional.
Para melhorar a qualidade dos eleitos, é preciso fazer uma revolução na educação e uma reforma política. A revolução na educação é necessária para reduzir a vulnerabilidade dos eleitores. O analfabeto é inteligente: vota por um presente porque, sem emprego e renda, depende do favor do candidato e fica devedor, enquanto o eleito se sente sem compromisso. Se, graças à educação, tivesse emprego e renda, sua independência diminuiria em muito o voto de cabresto. Os países que têm melhor educação quase sempre são os mesmos onde há menos corrupção na política.

Além disso, algumas mudanças são necessárias na política, tais como:

1. Fim de toda mordomia, com manutenção apenas do que é necessário para o exercício das atividades de parlamentar. Deve ser eliminado qualquer privilégio que vá além dos mais simples e básicos direitos de todo servidor público.

2. Transparência total dos gastos financiados pelo Senado e pela Câmara para o exercício das atividades parlamentares. Passagens aéreas são necessárias para o exercício do cargo de todo senador da República, mas o valor e o uso devem ser do conhecimento público.

3. Redução do mandato de senador para quatro anos. Um mandato menor permite ao eleitor corrigir seu erro mais rapidamente.

4. Proibição de reeleição por mais de uma vez. A reeleição constante faz com que a atividade política deixe de ser uma função e se transforme em profissão. Com a proibição de sucessivas reeleições, pode-se conseguir uma maior renovação, trazendo quadros mais jovens para dentro do Parlamento.

5. Perda do mandato para o senador ou deputado que assumir cargo no Executivo. A regra que já funciona para quem aceita ser presidente do Banco Central deve também valer para os Ministérios. Assim, o Senado e a Câmara deixam de ser usados como massa de manobra pelo Presidente da República e de Governadores que tiram e devolvem parlamentares ao Congresso, segundo seus interesses. Com essa medida, o suplente deixa de ser suplente no momento em que assume o cargo.

6. Perda de decoro para o parlamentar que colocar seus filhos na escola particular, em vez de matriculá-los nas escolas públicas onde estudam os filhos da maior parte de seus eleitores.

7. Apresentação, pelo candidato e pelo partido, de carta-compromisso, durante a campanha, com a possibilidade de perda de mandato do eleito e de direito ao mandato pelo partido, caso eleito ou partido de desviem dos compromissos assumidos.

8. Estabelecimento de sessões ordinárias durante todos os dias úteis da semana, deixando uma semana por mês para atividades nas bases, com o que acabaria o absurdo da presença do senador por apenas dois dias e meio por semana, e, com isso, promovendo o funcionamento pleno da atividade parlamentar entre deputados e entre senadores.

9. Impedimento do chefe do Executivo de se licenciar para ser candidato a cargo Legislativo, nas eleições realizadas durante o período de seu mandato.

10. Fim do financiamento de campanha com recursos privados.

11. Inclusão automática na "malha fina" da Receita Federal das declarações de renda de todo parlamentar.

12. Limitação do reajuste dos vencimentos dos parlamentares a, no máximo, 50% dos reajustes dados aos profissionais das áreas da saúde, educação e segurança pública no mesmo período.

Todo o Brasil tem interesse em reformas políticas, mas para a moral de Brasília elas são uma questão de honra, uma necessidade para limpar o nome de nossa cidade no cenário nacional. São necessários para fazer com que ela deixe de ser vista, injustamente, como a cidade da corrupção importada por meio dos eleitos vindos, na grande maioria, de outros estados. Talvez por isso, as propostas acima e outras tenham sido apresentadas no Senado por um senador de Brasília. Um senador diretamente interessado, como brasileiro, mas também em função do exercício de representar Brasília e desejar que ela seja vista com orgulho por todo o País.

Fonte: Artigo do senador Cristovam Buarque publicado no jornal Correio Braziliense de sábado, 29 de agosto.
pdtangra12@hotmail.com

SECRETÁRIO CARLOS ALEXANDRE SE COMPROMETE A AVALIAR PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DIGITAL ON-LINE APRESENTADA POR ESTE SECRETÁRIO.

Durante o evento onde se deu a assinatura do protocolo de intenções para o Transbordo do Lixo, no CEA, em um bate papo informal com o secretário de governo, Carlos Alexandre, pude, de forma ainda que rápida, expor ao mesmo alguns detalhes e a importância da oferta de Educação On-line a nossos jovens. O secretário confessou ainda não ter recebido nenhuma informação sobre o tema, apesar de já ter sido protocolado em sua Secretaria há mais de mês. No entanto, ao ouvir detalhamentos da proposta, se mostrou interessado, principalmente sobre o fato de inicialmente, com a estrutura já disponibilizada no Teclar, podermos estar oferecendo Iniciação Profissional a 600 jovens/mês. O tema não é novidade aqui no blog. O projeto pode ser lido na íntegra AQUI(UM FUTURO PARA OS JOVENS DO PRESENTE).
Pena que com excessões de alguns blogs já citados, a grande maioria fez ouvidos de moucho à proposta. Precisamos avançar mais na questão de parcerias para o bem comum.
Pois bem, entendemos que pelo interesse demonstrado, e não poderia ser diferente, o secretário Carlos Alexandre já na próxima semana poderá emitir opinião a respeito de nossa proposta e, sendo favorável, creio no entanto que deva ser discutido a mais cabeças, encaminhar alguma determinação à Secretaria de Educação.
Hoje discutimos em Angra, e já faz tempo, a falta de uma Educação Profissionalizante. Cremos piamente que nossa proposta é um "starter" para que daqui a tres ou quatro anos, estejamos discutindo como aprimorar a Eduação e a Qualificação de nossos jovens.
Secretário, estaremos aguardando e prontos para lembrá-lo.
É o PDT Angra fazendo sua parte em busca do desenvolvimento e respeito a nossos cidadãos.
pdtangra12@hotmail.com

O PRÉ SAL E OS ROYALTIES. ESTAMOS ATRASADOS NO DEBATE.


pdtangra12@hotmail.com

É PRECISO PROJETOS E DETERMINAÇÃO POLÍTICA.

BRASÍLIA -
 Paranaguá terá mais 1.000 vagas, ainda este ano, no programa Pró-Jovem (Programa Juventude Cidadã), foi o que garantiu o Ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT), em reunião com o prefeito de Paranaguá, José Baka Filho (PDT), nesta quarta-feira, em Brasília. O ministro Lupi garantiu ainda, que, no dia 18 de setembro, será realizada em Paranaguá uma audiência pública para elaborar propostas para o Plano Setorial de Qualificação dos Trabalhadores Portuários, do Ministério do Trabalho.
pdtangra12@hotmail.com

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA DEBATER PROGRAMA NUCLEAR. SENADOR FLÁVIO TORRES (PDT) ESTEVE EM ANGRA

O Senador Flávio Torres, do PDT Ceará, esteve em Angra dos Reis ontem , 27/08, em visita ao Complexo Nuclear, ele conheceu as instalações de Angra 1 e 2 e, visitou o local onde se projeta a construção de Angra 3. Acompanhado de mais quatro parlamentares, recebeu informações sobre o funcionamento das Usinas. Além de Torres, compunham a comitiva os senadores João Pedro (PT-AM) e Augusto Botelho (PT-RR) e os deputados federais Mauricio Rands (PT-PE) e Bernardo Ariston (PMDB-RJ). Também no grupo o deputado estadual Rodrigo Neves (PT-RJ), presidente da Comissão de Acompanhamento das Obras do PAC na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

O Senador Flávio Torres, físico, formado pela Universidade de Oxford, na Inglaterra, e que foi professor de Física das Universidades de Brasília e do Ceará, além de membro da Sociedade Brasileira de Física, apresentou alguns questionamentos sobre o Programa Nuclear Brasileiro. Ele defende que a transferência de tecnologia precisa ser prioridade em contratos/projetos deste porte. Não podendo o Brasil ser ”..apenas um apertador de botões...”.

Em relação à Segurança o senador demonstra sua preocupação com a destinação dos rejeitos, "As maravilhas do mundo antigo têm cerca de 2000, 3000 anos, e a humanidade já perdeu a memória de onde se encontravam algumas delas, como o Colosso de Rhodes, por exemplo. Como se pode garantir que o lixo atômico, que fica ativo por cerca de 150 mil anos, será bem armazenado? Como garantir a segurança das pessoas, levando em conta uma escala tão grande de tempo?”
A visita culminou por decidir  pela convocação de uma Audiência Pública para debater o Programa Nuclear Brasileiro. Que deverá ser convocada pelas Comissões de Infra Estrutura do Senado e da Câmara para meados de Outubro.
pdtangra12@hotmail.com

"VORTAMU", À NOITE NOVOS POSTS. SECRETÁRIO SE COMPROMETE A ANALISAR PROPOSTA DE EDUCAÇÃO DIGITAL ONLINE.

Esclarecemos aos amigos, e amigas claro, afinal o PDTAngra 12 é mix. Em respostas à quantidade expressiva de questionamentos que nos chegaram através do senhor Email, sobre a ausência de postagens nestes dois dias, notem que foram apenas dois dias, informamos que o ocorrido se deu por necessidades pessoais e familiares. Mais precisamente médicas. Ontem passei a parte da tarde no Hospital São Lucas, em Copacabana. Chegamos às 13:28h e saímos às 19:40h. Nesse interím, fomos atendidos por um ortopedista, que nos encaminhou à Clinica Médica, após os exames, foi colhido sangue para uma análise mais minuciosa, após o que, foi solicitado um ultrasom, feito e emitido laudo. Retornamos à clínica que avaliou os resultados para então decidir pelo tratamanto mais eficaz. Tudo isso em apenas seis horas. Com direito a atendimento respeitoso e humanizado.
Detalhe: o álcool gel disponibilizado na entrada do hospital era utilizado com "veemência" por todos que ali chegavam, que iam aos banheiros e,  cada um que era chamado para a consulta fazia uso antes de entrar no consultório. O piso e a maçaneta das portas dos banheiros eram higienizados a cada trinta minutos. Os funcionários da recepção, a cada vez que se dirigiam aos consultórios ou outros setores, higienizavam as mãos ao sairem da recepção e na volta também. Os teclados e mouses do setor passaram, que eu vi, por oito desinfecções no período de seis horas. Na saída os pacientes higienizavam novamente as mãos antes de ganharem as calçados do bairro. As máscaras eram distribuidas logo na chegada: quem quizesse se proteger era opcional. Caso apresentasse sintomas gripais, obrigatório.
Parabenizamos aqui a preocupação e o carinho do corpo médico e administrativo do Hospital São Lucas.
pdtangra12@hotmail.com

terça-feira, 25 de agosto de 2009

TRANSBORDO DO LIXO. PARA GERAR ENERGIA AINDA ESTAMOS ATRASADOS.

Nesta terça feira foi assinado o protocolo de intenções entre os municípios de Paraty, Mangaratiba, Rio Claro e Angra dos Reis, para que esta venha a sediar o Aterro Sanitário que atenderá aos quatro municípios. A Secretária de Estado Srª Marilena em sua fala, ressaltou a importância deste convênio para o Estado, pois, acredita a mesma, que assim estaremos contribuindo para a preservação ambiental.
Dentro da linha pela qual estamos abordando esta questão; entendemos que a mesma deverá ser debatida com a população através das Casas Legislativas dos municípios envolvidos e, principalmente pela de nossa cidade; focamos na destinação final. Apresentamos aqui a USINA VERDE, (click e confira em vídeo).
Dotada de tecnologia 100 nacional, reconhecido, o processo pela Secretária de Estado como uma decisão inteligente, viável e de ponta, que vem sendo utilizada na Europa com sucesso, ficará, dentro do que foi conversado até agora, fora dos planos. Optando-se pelo Aterro Sanitário, quando do fim da vida útil dos mesmos, a técnica da produção de energia através do lixo, a Usina Verde, seria então adotada. Para quantos anos será prevista a utilização do mesmo?
Claro que a Secretária deve estar municiada de dados técnicos que possam embasá-la nesta afirmativa, no entanto, a argumentação apresentada foi de que estamos atrasados e não temos ainda capacidades técnicas de produzitr e operar uma Usina de Lixo. Não falou custo. Que por sinal, o da Usina Verde, não é um absurdo, é passível de financiamento através dos órgãos governamentais e, gira hoje em torno de 23 milhões de reais, com pagamento a longuíssimo prazo.
Preferimos crer que a nobre Secretária tenha cometido um pequeno equívoco oral. De qualquer forma continuaremos, na condição de agentes políticos, a ofertar-mos nossas sugestões e, inclusive, já fazemos de pronto: os vereadores precisam estar se inteirando melhor dessa nova tecnologia e mensurando os custos e benefícios deste sistema de destinação final do lixo nosso de cada dia. Postamos já tem bastante tempo.
O prefeito de Angra, Tuca Jordão, foi citado pela Secretária como um chefe de Executivo de coragem por estar abraçando esta causa, sendo solidário com as dificuldades encontradas pelos municípios limítrofes com seus rejeitos.
Nos preocupa a destinação final, Aterro Sanitário não mais é a decisão de ponta. O assunto deverá ser debatido com mais profundidade junto à população.

CRISTOVAN E OS 55 ANOS DA MORTE DE GETÚLIO. DESENVOLVIMENTO COSMÉTICO.


"...Houve uma distribuição de renda, mas não houve uma mudança no caráter de como a renda se concentra no País - um País que tem hoje a postura de descobrir, pelo menos intelectualmente, a importância da ecologia, mas que não foi capaz, ainda, de incorporar, na essência de sua indústria, a relação da produção com o meio ambiente. Ainda somos um País de economia predadora da natureza.

Portanto, no momento em que a gente comemora 55 anos da saída - com um tiro no peito, dado por ele próprio - da vida para entrar na história, de Getúlio, creio que é hora de pensarmos na inflexão que estamos devendo - nós, os líderes que somos posteriores a ele - na história do Brasil. Estamos precisando de outro presidente para fazer uma inflexão, para dobrar, mais do que acelerar; para construir um novo Brasil, mais do que fazer com que esse aí fique mais grande, porque nem "maior" é a palavra certa. E o perfil desse novo Brasil, desse Brasil que exige uma mudança de rumo, é o de um país em que a indústria mecânica não seja mais a fonte fundamental da nossa riqueza; em que a riqueza esteja, fundamentalmente, na indústria do conhecimento - aquilo que os países ditos de ponta, desenvolvidos, estão fazendo.

Hoje, o Brasil é, talvez, se não o maior, um dos maiores exportadores de automóveis. Por quê? Porque os outros países já não estão fazendo automóveis.

Os outros países estão fazendo os robôs que fabricam automóveis no Brasil. O Brasil é um grande exportador de tecidos. Os outros países já não estão fazendo. Os outros países estão fazendo as máquinas de geração nova, robotizadas, que fabricam tecidos. O Brasil é um grande produtor de remédios, mas usando as fórmulas importadas do exterior. Até os nossos aviões da Embraer, que, de fato, são um produto que simboliza a modernidade, analisando-se a essência deles, esses aviões usam inteligência externa naqueles produtos que são de alta tecnologia...." Leia mais AQUI.

PDT ANGRA TEM TOCADO EM TODOS OS ASSUNTOS QUE HOJE PAUTARAM AS EXPLICAÇÕES PESSOAIS NA CÂMARA.

As explicações pessoais hoje na Câmara Municipal abordaram diversos temas. Todos eles veem sendo equacionados em nosso blog. Desde a questão do transbordo do lixo que, nem contra ou a favor, apresentamos a proposta da instalação de uma Usina Verde, acreditamos que o debate é a melhor forma de construção e decisão.

Os avanços necessários para uma real e eficaz implantação do Turismo em nosso município, temos, com insistência indicado o caminho da preparação de nossos jovens através da educação. Sugerimos mais: é necessária uma grande reunião com os proprietários de estabelecimentos comerciais, bares, pousadas, hotéis, restaurante, enfim, que teem o turismo como fonte primordial de recursos e desenvolvimento, para que possa ser mostrada aos mesmos iniciativas tomadas por outros municípios, as quais não vemos em Angra.

A qualificação de nossos jovens, não é uma tarefa fácil de ser implementada em curtíssimo espaço de tempo, no entanto, a curto prazo também apresentamos solução, EDUCAÇÃO DIGITAL ONLINE. Que pode ser lida aqui em UM FUTURO PARA OS JOVENS DO PRESENTE.

Enfim, estamos colaborando com bastante propriedade nos temas de relevância para o desenvolvimento do município. Talvez acessando nosso blog através de suas assessorias, os nobres edis poderiam estar entrando em consonância com os anseios da população. Estaremos participando no CEA sobre as discussões dos RSU. Postaremos mais tarde sobre o tema.
pdtangra12@hotmail.com

SACOLAS PLÁSTICAS E A RECICLAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS.

TREM TURÍSTICO. SEMINÁRIO DE CAMPINAS.

Representando a prefeita Carla Machado, de São João da Barra, o secretário de transporte daquele município, Romero Lopes, participou do 5º Seminário Sobre a Implantação de Trens Turísticos e Culturais. Trinta e dois municípios participaram do evento, do estado do Rio apenas São João da Barra.
Na oportunidade, Romero conheceu a experiência de Campinas, que já opera 24 km de ferrovias, com seis estações e percorrendo antigas fazendas de café. Exemplos de outros trens turísticos em operação no país também foram apresentados no seminário. Ele pode, também, conhecer um pouco mais a respeito da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e seu trabalho de implantação de diversos projetos de trens turísticos e culturais.
 Pois bem, a questão de se implantar, novamente a linha turística entre Angra e o município de Rio Claro, pode ser debatida por mais de uma ótica, não só a de Santa  Catarina.
pdtangra12@hotmail.com

FORMAÇÃO TÉCNICA. O MEDO PRECISA SER VENCIDO.

Leia mais AQUI

CONTINUARÃO OS VOTOS DO CRIOULO DOIDO?

parceria tijolaço.com
O senador Eduardo Azeredo decidu que vai retirar da reforma eleitoral o voto impresso. Parece piada mas....é Brasil. Apesar de diversos países rejeitarem as urnas eletrônicas, inclusive o maior especialista em bugigangas; o Paraguai, além de Alemanha , França, enfim, todos idiotas. Somos os únicos espertos no planeta. Apesar das diversas afirmações de Universidades pelo mundo afora terem demonstrado a possibilidade de frauddes nas mesmas, nós não cremos. Quer dizer o todo "sapienz", ministro Jobin.
 As auditorias aconteceriam em apenas 2% das urnas, por amostragem. Ele não aceitou, seria inviável. Um retrocesso. Avançado é votar e não ter a certeza de que seu voto foi mesmo para o candidato escolhido.
“Ficamos convencidos”, diz Azeredo. Mentira. Já estava. Ele enterrou o voto impresso da primeira vez, que foi autor do Projeto de Lei 1503/03, que foi sancionado como a Lei 10.740/03, como o auxílio de Nélson Jobim.

O Senador Azeredo, que diz que foram fraudados os documentos que indicam que ele recebeu dinheiro de Marcos Valério, acha que basta sempre a sua palavra. Fatos e argumentos não valem nada. Se der problema, é só dizer que não sabia de nada. Vamos ver o que dirá ao Ministro Joaquim Barbosa, que relata o processo em que é denunciado.

Leia aqui sobre a situação do homem que diz que não é preciso auditar as urnas eletrônicas.
pdtangra12@hotmail.com

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

NOVO LÍDER DO PDT REAFIRMA POSIÇÕES DO PARTIDO.


O deputado federal Dagoberto (PDT-MS), assumiu, no último dia 04, pelos próximos seis meses a liderança do partido na Casa. Em um acordo partidário ele vai substituir a Brizola Neto.
"... O PDT vai enfrentar o governo na questão do reajuste para os aposentados? O reajuste do salário mínimo para os aposentados é uma questão histórica do PDT da qual não abrimos mão. E, se preciso for iremos sim para o enfrentamento, porque considero inaceitável a intransigência do governo com os aposentados. Assim se não houver uma outra proposta concreta de reajuste, vamos trabalhar para que o Projeto de Lei 1/07, que estabelece a correção das aposentadorias de acordo com o salário mínimo, seja votado em plenário."... Leia na íntegra AQUI.

O LEGISLATIVO E A TRANSPARÊNCIA.


De acordo com o blog Direto ao Assunto, através do Requerimento de número 610, aprovado em última votação na quinta feira passada, a Câmara de Angra dos Reis deverá estar criando o Portal da Transparência. O requerimento de autoria do vereador Parente fica agora no depender da presidência para sua consolidação.
No entanto o importante no momento é mostrar-mos que muitas das Casas Legislativa por esse "Brasilzão" afora já se utilizam desta ferramenta em respeito aos cidadãos e fornecedores de insumos, que podem avaliar a utilização dos recursos públicos gastos para a manutenção das mesmas.
Inclusive são disponibilizados quiosques digitais em suas entradas para um acesso in loco, conforme na foto.
Em algumas delas podemos checar o quanto se paga por um cartucho de tinta, uma resma de papel ou, até mesmo por uma caixa de canetas. As peças utilizadas na manutenção de um automóvel da frota oficial, com sua justificativa enfim, todos os atos geradores de despesas estão comtemplados em seus sites.
Em Angra temos observado um esforço hercúleo para que esta dinâmica não se consolide pois, é muito simples sua implantação, mas não ocorre. Agora com a aprovação deste requerimento esperamos que a transparência surja como algo comum e uma clara demonstração de respeito para com todos nós contribuintes. Sem entrarmos no mérito de que esta já era uma determinação legal. Antes tarde do que nunca.
A título de exemplificação a nossos internautas, linkamos AQUI e AQUI , duas Câmaras que disponibilizam suas despesas com transparência e seriedade. Estaremos torcendo para que este expediente seja verdadeiramente implantado em Angra dos Reis. Obs: o segundo link no momento da postagem não abriu, pode ser dificuldades técnicas do próprio site, mas vale conferir.
pdtangra12@hotmail.com

CONSELHO DE ÉTICA INDEPENDENTE, POR QUE NÃO?

Face a decisão em total desagrado à sociedade, promovida pelo Conselho(sem)Ética do Senado, presidido pelo Duque de Cabral, o Senador Cristovan Buarque propôs que um novo Conselho deveria ser formado. Não pelos senadores, mas por pessoas idôneas da  sociedade civil. Vamos até mais além: por que não propor que as Câmaras de Vereadores o fizessem também?

UM POUCO DE HISTÓRIA. OUTUBRO DE 90.

Um momento de luta. Trabalhadores da Cerj durante paralisação por melhores condições de trabalho e salarial. As reuniões da categoria ocorriam em praça pública, sob a liderança deste secretário.
pdtangra12@hotmail.com

domingo, 23 de agosto de 2009

O TWITTER E A POLÍTICA.

As ferramentas virtuais veem ocupando espaço na comunicação de forma bastante acelerada. Não poderia ser diferente no meio político. Nas próximas eleições estarão ainda mais presentes na comunicação com o eleitorado, por isso, os homens públicos precisam estar preparados para este novo universo. A matéria linkada AQUI é do G1. Muito interessante, vale a leitura.
pdtangra12@hotmail.com

O PDT E AS ELEIÇÕES DE 2010, A PRINCÍPIO.

O PDT de Angra dos Reis, apesar de todas as tentativas em busca de se desacreditar a legenda, continua se mostrando um partido lastreado na história de lutas e defesa do povo brasileiro. Percalços, quais partidos não tiveram? Mesmo estando sem uma representação no poder Legislativo desde o ano de 2000, se mostra do agrado da população angrense. Em pesquisa de alguns meses passados, surgiu entre os quatro primeiros, na simpatia do eleitorado.
Algumas lideranças políticas e outras nem tanto mas, com potencial de se destacarem no cenário, teem procurado manter conversações com nossa agremiação. Entendemos a necessidade de se construir um caminho político para a cidade de Angra dos Reis onde, as necessidades prementes da população sejam atendidas. As carências na saúde, na educação, na geração de renda, na sustentabilidade do turismo, enfim, precisam ser equacionadas de forma a comtemplar nosso povo. E dentro desta ótica tem se dado as conversações.
Importante que seja frisado, que o partido tem se direcionado por critérios políticos para o alongamento das conversações, no entanto, a postura ideológica ocupa lugar considerável no peso das decisões pois, há muito vimos sofrendo com o uso distorcido da legenda em detrimento das causas mais nobres para o desenvolvimento de nosso município.
Por fim, gostaríamos de ressaltar que o PDT de Angra dos Reis está vivo. Para a alegria de muitos e a tristeza de uns poucos.
Estaremos disputando as eleições de 2010 com candidato de nossa cidade. Que se identifique com nossas bandeiras de luta e que tenha respeito e compromisso com nosso povo. A "mala", não é a primeira necessidade.
Muitos falam do PDT pelas ruas, outros tentam falar em seu nome. O PDT Angra tem Diretório constituido e, suas ações e decisões passam pelo crivo do colegiado.
Estamos vivos. Saudações trabalhistas.
Cláudio Erick. Secretário do PDT Angra.

CEHI: PARABÉNS! O "BRIZOLÃO DE TUCA".

A Prefeitura de Angra dos Reis, através da Resolução 005 de 16 de Julho de 2009 criou o CEHI( Centro de Educação de Horário Integral), uma iniciativa que, com certeza estará propiciando uma melhora em nosso sistema de ensino. Ainda que, em apenas algumas escolas, toda grande caminhada precisa de seu primeiro passo. Nossos cumprimentos.
A Educação em Horário Integral, é uma bandeira de luta do PDT. Teve iniciada sua implantação no estado do Rio,  através dos CIEPs, com o, à época, Governador Leonel Brizola. Que sofreram uma descontinuidade nos governos que o sucederam. Alguns hoje se encontram municipalizados, outros continuam sobre a tutela do Estado. Em uma avaliação recente, o Centro Integral de Educação Pública da cidade de Trajano de Morais alcançou a liderança numa avaliação Estadual. À frente inclusive de escolas particulares.
Este é um projeto que carece ser iniciado calcado em Capacitação e Qualificação de seus docentes para que esta metodologia possa, em curto espaço de tempo estar frutificando na rede municipal de Educação.
Um passo tão quanto importante e não menos premente a ser dado é o da Qualificação Profissional de nossos jovens. A utilização de ferramentas modernas é mister para que se possa recuperar um pouco, ainda que seja,  do tempo perdido e dos talentos que não nasceram. Precisamos nos utilizar da Internet e dos cursos online.
 EDUCAÇÃO DIGITAL ONLINE(AQUI).

sábado, 22 de agosto de 2009

CALMA GENTE!! A REMOÇÃO DOS LINKS FOI ACIDENTAL!!


A remoção dos links foi acidental, estaremos recolocando em momentos. Aproveitamos e pedimos a aqueles que ainda não nos linkaram que o façam , afinal estamos nos esforçando.RSRSRS.

UMA LUZ NO FIM DO LIXO. O TRANSBORDO A QUANTAS ANDA?


Apesar de parecer que a discussão sobre o transbordo do lixo vem se dando de forma fortuita perante à sociedade, a solução buscada para o destino final nos parece ainda obscura. De qualquer forma no mínimo esta discussão, imaginamos que se dará. Assim sendo, reapresentamos a proposta da Usina Verde, AQUI , onde contempla todas as etapas necessárias ao seu manuseio e, destinação final, é claro. Com a possibilidade de financiamento através de orgãos do Governo Federal, tais como BNDS, Banco do Brasil entre outros. Clique no Link acima e assista a uma demonstração didática em vídeo.

AMPLIAÇÃO DA REDE TECLAR.


Dando um enfoque na solicitação de ampliação da Rede Teclar, por parte do vereador Leandro Silva, ao invés de se alugar imóveis para atendimento de tal pleito, gostaríamos de fazer uma sugestão.
De aspecto mais amplo e de maior retorno para o município como um todo: poderiam ser criadas em todas as Escolas Municipais de Educação Básica, bibliotecas comunitárias, que atenderiam a todos os alunos, professores e cidadãos.
Com acervos de livros, revistas, jornais e, computadores com acesso à internet que supririam as solicitações do Teclar e também o acesso livre para toda a comunidade. Funcionariam inclusive aos sábados.

Aproveitamos o ensejo e mais uma vez lembramos a nossos governantes: por que não se buscar a Educação Digital Online? Quantos dos jovens que se inscreveram na fila do cadastramento para Angra 3 não apresentam sequer um curso de Iniciação Profissional? Que sequer teem noções de Segurança do Trabalho? Que podem entender a importância da TI para o desenvolvimento das empresas? Por que não?

Água mole em pedra dura, tanto bate até que alguém escute!

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

PETROBRÁS: NOVAS DESCOBERTAS. SEIS MUNICÍPIOS SERÃO BENEFICIADOS.

Por Nicola Pamplona, Agencia Estado, Atualizado: 21/8/2009 14:10
A nova descoberta de petróleo na Bacia de Campos, anunciada ontem pela Petrobras, vai gerar royalties para seis municípios: Campos, Quissamã, Búzios, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio de Janeiro. A informação é do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro (DRM-RJ) e considera o modelo atual de distribuição dos royalties. Esse modelo, segundo o governo, não será alterado para os contratos atuais.

A descoberta, batizada provisoriamente de Aruanã, está a 120 quilômetros da costa do Rio, próxima à região produtora da Bacia de Campos, hoje responsável por cerca de 80% do petróleo extraído no Brasil. O DRM-RJ considerou os limites marítimos de cada município, conforme o sistema de distribuição modelado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Além dos municípios, o governo estadual e a União receberão royalties do campo, quando ele entrar em operação.

Em nota distribuída ontem, a Petrobras informou que as reservas, calculadas em 280 milhões de barris, devem ser desenvolvidas em curto espaço de tempo, devido à existência de infraestrutura petrolífera na região. Não há ainda, no entanto, detalhes sobre o projeto, que será apresentado à Agência Nacional do Petróleo (ANP). Juntos, os municípios que serão beneficiados receberam, até julho deste ano, R$ 334,4 milhões em royalties do petróleo. A conta não considera as participações especiais pagas sobre campos de grande produtividade.

VEREADORES VOTAM CONTRA TRANSPARÊNCIA.


A Câmara Municipal de Belo Horizonte rejeitou na quinta-feira o Projeto de Lei 01/2009, que obrigava o Legislativo a prestar contas de todos os seus gastos, entre eles os vencimentos e jetons dos vereadores, as despesas com as verbas indenizatórias e os salários de todos os funcionários de carreira e também comissionados.

O projeto precisava do apoio de 21 dos 41 vereadores, mas somente 16 votaram a favor da proposta. Outros oito vereadores se abstiveram de votar e 17 não compareceram ao plenário, entre eles a presidente da Câmara, Luzia Ferreira (PPS). A votação estava marcada desde a semana passada.

O texto original propondo a divulgação de todos os gastos começou a tramitar em 2005 e era de autoria do ex-vereador Carlão Pereira (PT), que não disputou as eleições passadas.

Em abril, o projeto da transparência chegou a ser aprovado por unanimidade pelos vereadores, que acabaram mudando de ideia no segundo turno, na tarde de quinta-feira.

Aqui em Angra também é preciso mais transparência, onde por exemplo podemos saber quanto custa cada item comprado pela nossa casa legislativa? Deveríamos poder encontrar no site da mesma, a exemplo de diversas outras casas legislativas.

ACORDO CEDAE x PREFEITURA.


Mario Grabois - O presidente da Comissão de Trabalho, Legislação Social e Seguridade Social da Assembleia Legislativa do Rio, deputado Paulo Ramos (PDT), solicitou ao procurador da Prefeitura de Teresópolis, Miguel Zandonadi, um encontro com o prefeito Jorge Mario Sedlacek, na próxima semana, para discutir a renovação do contrato da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) para a prestação de serviços no município da Região Serrana do estado. A decisão foi anunciada durante audiência pública realizada nesta quarta- feira (19/08), em Teresópolis. Segundo o deputado, não há nenhum obstáculo para a prefeitura não assinar o contrato proposto pela Cedae. "Precisamos defender a água como um bem público e, portanto, a sua oferta só pode ser administrada por uma empresa pública. A água não pode ficar submetida ao lucro", defendeu Ramos.

De acordo com o diretor de Interior da Cedae, Heleno Silva, a empresa quer a parceria com o município. "Não podemos investir se não formalizarmos esse convênio com a prefeitura. Esse é um grande momento de salvar o saneamento em Teresópolis, já que 93% da população do município são assistidos pelo abastecimento regular de água. Aqui, a carência está na questão do esgoto", avaliou Silva, acrescentando que a Cedae apresentou para a prefeitura um plano de metas, com investimentos de R$ 100 milhões, sendo que R$ 30 milhões para o tratamento da água e R$ 70 milhões para o tratamento do esgoto. "Mais segurança que esse plano acho difícil que a prefeitura consiga, pois, caso a Cedae não o cumpra, o abastecimento pode ser interrompido a qualquer momento", esclareceu.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

"PERCO O ÚLTIMO ANO DE MANDATO, MAS SAIO DO PARTIDO!!"

Piero Locatelli Do UOL Notícias Em Brasília
Os louros de Lulla.
Depois de criticar o PT na sessão do Conselho de Ética do Senado em que foram arquivadas as representações contra o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), e de anunciar que deixará o partido, o senador petista Flávio Arns (PR) recebeu convites para se juntar à legenda dos outros dois senadores do seu Estado: os irmãos Álvaro (PSDB) e Osmar Dias (PDT).


Voto do PT decide arquivamento de denúncias contra José Sarney.

Os dois parlamentares disseram que Arns seria bem-vindo em suas legendas. Álvaro disse que já conversou com o presidente do PSDB, o senador Sérgio Guerra (PE), sobre o assunto. Arns foi secretário de Educação de Álvaro Dias durante seu governo no Paraná, de 1987 a 1990. Os dois foram expulsos do PSDB em 2001, quando votaram a favor da instalação da CPI da Corrupção durante a presidência de Fernando Henrique Cardoso.

Arns declarou que outras legendas já o haviam procurado nos últimos anos: PSB, PPS e PSOL. No entanto, ele diz que não pensou ainda para qual legenda deve ir nem qual cargo deseja disputar."Não pensei em nada ainda, a decisão foi toda tomada hoje a tarde", disse o senador.

Mandato: Arns promete consultar o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para se desfiliar do PT sem perder seu mandato. Em 16 de outubro de 2007, o tribunal decidiu que o mandato de ocupantes de cargos majoritários é do partido político e não do político. Arns fará o pedido de saída alegando que a ideologia da legenda não é condizente com as decisões de absolver Sarney.

Para ser candidato a um cargo eletivo em 2010, ele tem de sair do partido até outubro de 2009. Caso o TSE não tenha julgado o caso até lá, ele poderá perder seu mandato se mantiver a decisão de se desfiliar do PT. Arns diz que, mesmo se o caso não tiver sido julgado pela Justiça Eleitoral até lá, sairá do partido. "Estou disposto a perder o último ano do mandato", disse o senador.

LEI SECA JÁ ESTÁ VALENDO...PELO MENOS NO COLÉGIO HONÓRIO LIMA.


Deu-se a volta às aulas. Apesar de toda a propaganda, dos alertas e da seriedade da pandemia que assusta grande parte da população mundial, o governo do estado não providenciou que fossem adotadas todas as medidas necessárias para a contenção da tramsmissão do vírus A(H1N1). No Colégio Estadual Honório Lima, no Balneário, e deduzimos por analogia que nos outros também, não foi disponibilizado o álcool gel para a desinfecção das mãos dos alunos e professores. Entendemos ser a falta desta medida a demonstração clara do descaso para com nossas crianças e adolescentes.

Nos colégios municipais, de acordo com entrevista da Secretária de Educação, estarão disponibilizados a partir de 24 de agosto. A pergunta que fica: " Avisaram ao vírus que até lá não vale contaminar e tampouco se disseminar?"

Por outro lado a Universidade de Yale, nos Estados Unidos, conclui estudos onde fica claro que as medidas de prevenção, especificamente neste caso as vacinas, mais até que nas grávidas deveriam ser aplicadas primeiro nas crianças, leia parte:

"Nada de grávidas ou pacientes imunodeprimidos. Crianças em idade escolar, a partir dos 5 anos, e adultos entre 30 e 39 anos de idade é que deveriam ser prioridade nas campanhas de vacinação contra a nova gripe. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Yale, nos Estados Unidos, analisaram o perfil epidemiológico das pandemias de gripe espanhola, em 1918, e da gripe asiática, em 1957, e concluíram que as autoridades de saúde devem focar seus esforços nesses dois públicos para obter melhores resultados na prevenção contra o vírus A (H1N1), que matou mais de 1,7 mil pessoas neste ano, segundo dados da Organização Mundial da Saúde."